Arquitetura iOS MVC, MVP, MVVM

Ederson Melo
edersonmelo
Published in
5 min readDec 7, 2020

Dando continuidade ao aprendizado sobre Padrões e Arquiteturas, me mantenho nos padrões mais usados para Mobile seja para Android ou iOS.

Fundamentos de MV (X) Existem muitas opções quando se trata de padrões de design de arquitetura: MVC ,MVP, MVVM

Os 3 MV’s pressupõem colocar as entidades do aplicativo em uma das 3 categorias:

Modelos — responsáveis ​​pelos dados de domínio ou uma camada de acesso a dados que manipula os dados.

Visualizações — responsável pela camada de apresentação, para o ambiente iOS pense em tudo começando com o prefixo ‘ UI ‘. Como o mediador entre o Model e a View, responsável por alterar o Model , reagindo às ações do usuário realizadas na View e atualizando a View com as mudanças do Model.

MVC Tradicional por assim dizer, é um pouco diferente do MVC da Apple.

Cacau MVC O Controlador é um mediador entre a Visualização e o Modelo para que eles não se conheçam. O menos reutilizável é o Controlador, já que devemos ter um lugar para toda aquela lógica de negócios complicada que não se encaixa no Modelo .

MVC da Apple

Realistic Cocoa MVC Cocoa MVC incentiva você a escrever controladores de visualização massiva , porque eles estão tão envolvidos no ciclo de vida de visualização que é difícil dizer que são separados. Embora você ainda tenha a capacidade de descarregar parte da lógica de negócios e da transformação de dados para o Modelo, você não tem muita escolha quando se trata de descarregar trabalho para a Visualização, na maioria das vezes, toda a responsabilidade da Visualização é enviar ações para o controlador . O controlador de visualização acaba sendo um delegado e uma fonte de dados de tudo, e você pode deixa-los responsável por despachar e cancelar as solicitações de rede.

A View configurada diretamente com o Model , então as diretrizes do MVC são violadas, mas isso acontece o tempo todo, e geralmente as pessoas não acham que está errado. Se você seguir estritamente o MVC, deverá configurar a célula a partir do controlador e não passar o modelo para a visualização , o que aumentará ainda mais o tamanho do seu controlador .

Cocoa MVC não é abreviado como o Controlador Massive View. E podemos ter um problema que pode não ser evidente até que chegue ao Teste de Unidade . Uma vez que seu controlador de visualização está fortemente acoplado com a visualização, torna-se difícil testar porque você tem que ser muito criativo ao simular visualizações e seu ciclo de vida, ao escrever o código do controlador de visualização de tal forma que sua lógica de negócios seja separada tanto quanto possível a partir do código de layout de visualização.

Mas vamos avaliar o Cocoa MVC em termos de características definidas no início do artigo:

Distribution — a View e o Model de fato separados, mas a View e o Controller estão fortemente acoplados.

Testabilidade — devido à má distribuição, você provavelmente só testará seu modelo. Facilidade de uso — a menor quantidade de código entre outros padrões. Além disso, todos estão familiarizados com ele, portanto, é facilmente mantido, mesmo por desenvolvedores inexperientes.

Se Cocoa MVC é o padrão de sua escolha, e você não está pronto para investir mais tempo em sua arquitetura e sente que algo com custo de manutenção mais alto é um exagero para seu projeto de estimação minúsculo.

Mas podemos dizer que o Cocoa MVC é o melhor padrão arquitetônico em termos de velocidade de desenvolvimento.

MVP

No MVP a View está fortemente acoplado ao Controller, enquanto o mediador do MVP, Presenter, não tem nada a ver com o ciclo de vida do view controller, não há código de layout no Presenter , mas ele é responsável por atualizar a View com dados e estado.

Se dissermos que o UIViewController é o View, em termos de MVP, as subclasses de UIViewController são, na verdade, as visualizações e não os apresentadores. Essa distinção fornece testabilidade excelente, o que tem o custo da velocidade de desenvolvimento, porque você tem que ter dados manuais e associação de eventos.

Vejamos os recursos do MVP: Distribuição — tem a maior parte das responsabilidades divididas entre o MVP no iOS, excelente testabilidade e muito código.

MVP Com Bindings e Hooters Existe outro ponto do MVP — o MVP do Controlador de Supervisão. Esta variante inclui vinculação direta da Visualização e do Modelo enquanto o Presenter (O Controlador de Supervisão) ainda lida com ações da Visualização e é capaz de alterar a Visualização .

MVVM O mais recente e o melhor dos MV(X)’s, em teoria, o Model-View-ViewModel parece muito bom. A View e o Model já são familiares para nós, mas também o Mediador, representado como o View Model.

MVVM É muito semelhante ao MVP: o MVVM trata o controlador de visualização como o View Não há um acoplamento forte entre a vista e o modelo Além disso, ele faz ligações como a versão de supervisão do MVP; entretanto, desta vez não entre a vista e o modelo , mas entre a vista e o modelo de vista . Então, qual é o modelo de visualização na realidade do iOS? É basicamente uma representação independente do UIKit de sua Visualização e seu estado. O View Model invoca mudanças no Model e se atualiza com o Model atualizado , e uma vez que temos uma ligação entre View e View

Model , o primeiro é atualizado de acordo.

Bindings As vinculações vêm prontas para o desenvolvimento do OS X, mas não as temos na caixa de ferramentas do iOS. Claro que temos o KVO e as notificações, mas eles não são tão convenientes quanto as ligações. Portanto, desde que não queiramos escrevê-los nós mesmos, temos duas opções: Uma das bibliotecas de ligação baseadas em KVO, como RZDataBinding ou SwiftBond As bestas de programação reactive funcional em escala real , como ReactiveCocoa , RxSwift ou PromiseKit . Se você ouve “MVVM” — você pensa em ReactiveCocoa, e vice-versa. Embora seja possível construir o MVVM com as ligações simples, ReactiveCocoa permitirá que você obtenha a maior parte do MVVM.

Testabilidade — o View Model não sabe nada sobre a View , isso nos permite testá-la facilmente. O modo de exibição também pode ser testado, mas como é dependente do UIKit, você pode querer ignorá-lo.

Fácil de usar — O MVVM é muito atraente, pois combina os benefícios das abordagens citadas e, além disso, não requer código extra para as atualizações do View devido aos bindings do lado do View. No entanto, a testabilidade ainda está em um bom nível.

Fonte(s): https://edersonmelo.com

--

--

edersonmelo
edersonmelo

Published in edersonmelo

Arquiteto de Soluções na @EY | 4x Certificado Oracle | Head de Arquitetura e Engenharia de Software | IA & Dados | DevOps

Ederson Melo
Ederson Melo

Written by Ederson Melo

Arquiteto de Soluções na @EY | 4x Certificado Oracle | Head de Arquitetura e Engenharia de Software | IA & Dados | DevOps