Ciclo PDSA

Ederson Melo
edersonmelo
Published in
2 min readDec 4, 2023

O Ciclo PDSA (Plan-Do-Study-Act), assim como o PDCA (Plan-Do-Check-Act) é uma ferramentas de melhoria contínua. Através de quatro etapas, orienta o processo de raciocínio para dividir a tarefa em etapas e, em seguida, avalia o resultado, aprimorando e testando novamente.

O ciclo PDSA foi criado por W. Edwards Deming

“Um sistema ruim pode derrubar uma pessoa boa toda vez.”

William Edwards Deming, ou W. Edwards Deming, foi um estatístico, educador e consultor norte-americano que teve um papel relevante na produção industrial desenvolvendo metodologias de qualidade, e logo mais na criação do método PDSA, também conhecido como “Efeito Deming”.

A etapas do ciclo PDSA

O ciclo Plan-Do-Study-Act é ideal para implementar melhorias e testar soluções, mostrando-se uma ferramenta valiosa, priorizando resultados e o conhecimento adquirido ao longo do processo.

Existem três perguntas essenciais que regem o desenvolvimento desse ciclo, são elas:

  1. O que a empresa está tentando alcançar?
  2. Como saberemos que essa mudança é uma melhoria?
  3. Que mudança pode ser feita que resultará em melhoria?

Uma vez que essas perguntas estão alinhadas, é possível partir para a metodologia, seguindo seu passo a passo:

(Créditos: ciclo PDSA, smartsheet.com)

Etapas do ciclo PDSA

Etapa 1: Plan

Plano (plan), é onde tudo começa. Nesta fase é preciso de reunir para decidir objetivos e metas, levando em consideração a situação atual da empresa.

É sugerido que tudo seja documentada, para que seja possível revisar sempre que possível. Também podem ser usados benchmarkings par auxiliar no entendimento.

Etapa 2: Do

Fazer (do), aqui colocamos as hipóteses à prova, em ação tudo que foi levantado como hipótese na fase anterior.

Uma vez que essas mudanças são implementadas devem ser estabelecidas datas para checar os resultados. Durante a fase de testes, o trabalho segue sendo feito normalmente até que se obtenha de fato os resultados, junto a uma análise consistente.

Etapa 3: Study

Estudo(study), analisamos os resultados obtidos dos testes. Normalmente são dados quantitativos sobre as melhorias experimentais. São coletados e comparados com dados anteriores.

Desta forma, comparando é possível observar se houve melhorias substanciais no processo, de acordo com o que era esperado, tendo como base os indicadores escolhidos no planejamento.

Etapa 4: Act

Agir(Act), Se for confirmada alguma melhoria, está é implementada. Aqui o ciclo todo pode se repetir a partir da ideia de que o criar melhorias e novos ajustes é a ideia de um ciclo de mudanças contínuas.

Nessa última etapa também é importante documentar tudo devidamente, escrito detalhadamente, para que haja um histórico razoável e útil, contemplando passado e presente.

Melhoria de processos

A metodologia PDSA é um ciclo contínuo de planejamento, execução, verificação ou estudo e atuação.

O ciclo PDSA pode ajudar melhorar continuamente, proporcionando aos funcionários ambientes adequados e processos alinhados.

--

--

edersonmelo
edersonmelo

Published in edersonmelo

Arquiteto de Soluções na @EY | 4x Certificado Oracle | Head de Arquitetura e Engenharia de Software | IA & Dados | DevOps

Ederson Melo
Ederson Melo

Written by Ederson Melo

Arquiteto de Soluções na @EY | 4x Certificado Oracle | Head de Arquitetura e Engenharia de Software | IA & Dados | DevOps