Compartilhar pra quê?

Wagner Guatimozim
edifyeducation
Published in
4 min readApr 7, 2022

Nos últimos anos tenho percebido uma mudança que julgo fundamental no pensamento coletivo quando o assunto é conhecimento: a necessidade de compartilhamento. Essa necessidade está se tornando cada vez mais latente para se alcançar uma maturidade e expandir o conhecimento individual e comunitário.

Quando éramos crianças o processo de troca e compartilhamento acontecia de uma forma bem fluida, sem pré julgamentos ou necessidade de dominação real. Uma vez ou outra dava uns problemas mas logo se resolviam. Conforme fomos crescendo alguns conceitos foram sendo imputados no nosso modo de pensar e agir, dando a entender de que conhecimento é poder. E sim, conhecimento é poder. Mas que tipo de poder é esse? O que você vai fazer com esse poder? Como exemplo, basta analisar o processo pela busca da vacina contra a Covid-19 e como alguns países se posicionaram quando alcançaram o conhecimento de uma possível cura para a doença. Isso gerou um certo “poder” e criou barreiras na comercialização e liberação da patente para a produção em massa. Possivelmente você pensou em posturas dignas e outras não tão dignas assim, diante de tanto conhecimento produzido em tão pouco tempo.

Mas trazendo para a nossa rotina, o nosso dia a dia no ambiente de trabalho, como está sendo a nossa postura diante do desafio de evoluir e gerar valor, tanto para a empresa onde atuamos como também para o nosso crescimento profissional? Cada vez mais percebemos a necessidade de uma atuação colaborativa, multidisciplinar e com compartilhamentos constantes. Não temos mais espaço para aquele pensamento de que “só eu sei o pulo do gato”, “só eu sei fazer isso ou aquilo”. Isso não funciona mais.

Hoje com um “um clique” alcançamos uma infinidade de artigos, tutoriais, e-books, vídeos, podcast, cursos e muito, mas muito conteúdo mesmo. Sabemos que só isso não é o suficiente, porém, o conhecimento não está mais centralizado (pelo menos parte dele) e não pode estar.

Penso que compartilhar conhecimento é evoluir no conhecimento. Ao compartilhar algo que você sabe (ou julga saber) com alguém, cria-se uma oportunidade para reavaliar, repensar, mudar, aprimorar e evoluir naquilo que você acha que domina. Estamos em um constante processo de aprendizagem que vai demorar muito a acabar (assim espero), e uma postura de compartilhamento impulsiona ainda mais esse processo.

Times fortes são aqueles onde seus integrantes colaboram uns com os outros e compartilham conhecimento. Empresas fortes são aquelas onde as áreas se complementam, colaboram entre si e compartilham conhecimento.

E aqui no Edify, para estimular a colaboração e o compartilhamento de conhecimento, temos várias iniciativas entre as áreas e os colaboradores. Conheça algumas delas:

Study Buddy
Cada colaborador recebe sugestões de temas de estudo de acordo com suas atividades e junto com seu gestor mapeia cursos e material disponível sobre o assunto. Através de sorteio, define-se uma dupla que ao longo de 6 meses fará encontros semanais para compartilhar e trocar conhecimento.

Cerimônias do time de Product Designers
Semanalmente a equipe se reúne para realizar cerimônias com muita troca de conhecimento, colaboração entre os squads, work sessions de criação, critiques e outras dinâmicas, abertas para todas as áreas da empresa.

Estímulo à documentação como forma de engajamento dos times
Toda empresa é estimulada a documentar tudo, de processos a soluções de problemas, de documentação técnica a reuniões de alinhamentos. Além de contribuir para uma base de conhecimento enorme dentro da empresa, os times se integram mais, compartilham conhecimento e caminham juntos, independente da área.

Compartilhar processos
Falando em processos, aqui no Edify levamos isso muito a sério. Pesquisas, boas práticas no uso das ferramentas, tutoriais, metodologias e muito mais. O programa de criação e prototipagem Figma é um bom exemplo: o time de design estimula o uso da ferramenta, compartilhando vídeos de tutoriais básicos e avançados em um canal no Slack para quem quiser aprender a usar, independente da área em que atua.

A ideia é criar cada vez mais sinergia entre as diferentes áreas, com muita colaboração e troca de conhecimento.

Então não se esqueça:

Compartilhar conhecimento é evoluir no conhecimento.

E você, já compartilhou algum conhecimento hoje com alguém?

--

--

Wagner Guatimozim
edifyeducation

Product Designer — Formado em Desenho Industrial | Design Thinking Specilization pela Echos | Design System Specialist pela Meiuca