Um SDE trabalhando com educação como produto

Diego Goulart
edifyeducation
Published in
3 min readSep 6, 2022

Antes de falar sobre como tem sido minha aventura trabalhando em uma edtech, preciso dizer o significado disso para mim.

Para ser sincero, isso é muito pessoal e acredito que não há pontos de vista “donos da razão”. Do meu ponto de vista, trabalhar com produtos de educação significa essencialmente trabalhar em uma fábrica de oportunidades, como um pequeno agente de transformação de vidas.

Por tabela, sendo mais abrangente, significa fazer parte da mudança de uma nação, já que, para transformar uma nação, é necessário, antes, transformar individualmente as pessoas que fazem parte dela.

A jornada até aqui

É extremamente desafiador trabalhar em uma empresa onde a principal missão é nada menos do que mudar um paradigma enraizado ao longo de muitas gerações.

É uma batalha semelhante à de Davi contra Golias, “até que alguém derrotasse o gigante, não havia quem pudesse fazê-lo”. Mas aqui estou eu fazendo parte de um grupo de pessoas que aceitaram o desafio, #edifyteam.

Para que não reste dúvidas citarei a nossa missão: “Nossa missão é fazer dessa geração uma geração bilíngue”.

Eu sei, fiz muitas analogias… 😇

Vamos falar de coisa boa, um pouco de “techniquês”!

Tecnicamente, o desafio condiz com a missão. Em apenas alguns meses, tive a oportunidade de me envolver em tarefas que me tiraram da zona de conforto e me fizeram crescer.

Por exemplo, quantas vezes na vida você precisou desenvolver algum aplicativo “offline-first”?

Em geral, a motivação para desenvolver uma aplicação offline-first envolve a sua utilização em ambientes com pouca ou nenhuma conexão de internet. Esse foi o nosso caso de uso, o aplicativo será utilizado nas salas de aula por nossos mentores e nem todas as salas de aula possuem boa conexão com a internet.

Uma imagem mostrando um vislumbre do aplicativo. O Header possui cor azul, é possível ver um lista de escolas e status com contagem de observações.

Foi algo totalmente novo, desafiador e empolgante para mim! Antes de fazer ele funcionar como deveria, acabei aprendendo muitas maneiras de “como não fazer”. Utilizamos várias coisas legais como RealmDB, Atlas Device Sync, React Native, Expo e EAS builder. Algumas não eram novas para mim, ainda assim aprendi coisas novas em todas elas.

O ambiente precisa ser propício para a realização de grandes feitos!

É gratificante trabalhar em uma empresa onde a tecnologia é tida como pilar para alcançar nosso maior objetivo. Como profissional, posso dizer que tem sido dias de aprendizado constante.

Aliás, a busca por aprendizado constante precisa fazer parte do DNA de projetos como os que estamos lidando. Afinal, nenhum engenheiro da NASA nasceu sabendo como construir foguetes, certo?

Conclusão

Existem muitos agentes de transformação que podem ser usados para mudar uma sociedade. A tecnologia é apenas um deles. Quando aliada a outros agentes, a tecnologia ganha e provê “super poderes” e os frutos dessa união são soluções inovadoras que alcançam uma escala incomparavelmente maior. Esses frutos, se tornam cada vez mais representativos na sociedade ao longo do tempo.

O trabalho “pode ou não” ter um significado grandioso, cada pessoa vê isso de maneira diferente. Como um profissional da área de tecnologia, eu considero que trabalhar com produtos de educação pode multiplicar, em várias vezes, as chances que tenho de causar um impacto positivo nas gerações futuras.

Não significa que eu sempre vou trabalhar com produtos de educação, mas me considero muito abençoado por estar vivendo esse momento.

Até a próxima!

--

--