5 florestas para a sua história
A Editora Wish está com o edital aberto para a sua antologia “Contos da Floresta”. Pra te inspirar e ajudar no seu conto, separamos esses lugares especiais. A maioria das matas brasileiras conhecidas são chamadas pelas serras onde elas estão localizadas ou pelo nome de seus parques, esvaziando um pouco a mitologia da floresta nacional. Ainda assim, cumprem o símbolo de lugar selvagem necessário para as metáforas de florestas.
Ambientar sua história em locais reais ajuda a criar um universo que o leitor pode conhecer e entrar, sem precisar de grande suspensão de realidade. Uma floresta genérica, sem nome ou características próprias, deixam o conto genérico e vazio de alma e atmosfera.
Chapada dos Guimarães
O parque foi delineado em 1989, mas a região é ocupada desde o início do século XVIII quando a corrida do ouro estimulou os bandeirantes a expandir sua atuação e criar novos assentamentos. A sua história é marcada por conflitos com a coroa portuguesa e com os indígenas, além de ter um longo histórico de cultura de gado e engenhos de cana com sua cultura de escravidão.
Para a sua história: A chapada é famosa pelos seus paredões e mirantes, pelas cachoeiras e vida selvagem. Numa história moderna, é ideal para uma história de fuga urbana, pois o parque tem ótima infraestrutura e fica próxima da capital do Mato Grosso, sendo é acessível para personagens que estão fazendo um bate e volta para uma aventura de final de semana. A ficção histórica encontra muitos conflitos disponíveis para o pano de fundo.
Floresta Nacional do Araripe-Apodi
Localizada na chapada do Araripe, no Ceará, essa mata é chamada de o Oasis do Sertão. Sua posição permite que ela retenha umidade mesmo nos meses mais secos, servindo de refúgio para a fauna e, depois, de socorro para os assentamentos humanos. Hoje, a FLONA é considerada uma área de preservação vital e santuário de aves.
A cidade mais próxima e famosa é Crato, um dos assentamentos mais antigos do Ceará. Sua história é marcada por missões de padres atuando com os índios Kariri, e uma rápida chegada e ocupação de diversos exploradores com seus engenhos de cana e pecuária, criando a elite do Brejo Grande (e pensem que privilégio é ser um lugar conhecido como Brejo no meio do cariri). Crato foi personagem importante em rebeliões pernambucanas contra a coroa portuguesa.
Para a sua história: A chapada e a floresta do Araripe são símbolos de resistência, esperança e alívio no centro da região mais seca do país. No contexto histórico, ela está como cenário de fundo, próxima de diversos conflitos. Para a ficção cotidiana, ela oferece um local que ainda guarda uma flora, fauna e fósseis únicos da região.
Chapada dos Veadeiros
A Chapada dos Veadeiros fica em Goiás. É famosa pelas mais de mil cachoeiras com suas “atrações naturais” e por estar situada em cima de uma gigantesca reserva de quartzo. A ocupação humana veio no século XVIII, também com a corrida do ouro e os bandeirantes.
Para a sua história: O diferencial da fama da região é que a mistura dos cristais com a natureza exuberante fez um point esotérico da cidade de Alto Paraíso. Vale ler sobre a Cidade da Fraternidade, uma escola-fazenda kardecista que está por lá desde 1960. A região é uma mistura das histórias fantásticas sobre gnomos, extraterrestres e discos voadores misturadas, com o discurso de criar a harmonia entre o homem e a natureza.
Parque Nacional de São Joaquim
Uma floresta fria no Sul do Brasil, famosa pelas vistas e pela montanha, pela cachoeira Véu de Noiva e o mirante do Morro da Igreja, região habitada mais alta do Sul do Brasil, com recorde de temperaturas negativas.
Para a sua história: Afastada de núcleos urbanos e com a mata densa e isolada, com pouca infraestrutura turística (não chega a ser um polo de visitação agressiva como a Chapada dos Veadeiros), o Parque sugere uma narrativa mais road trip, mais aventureira e casual.
A sua floresta mais próxima.
Todo município possui a sua área verde, de melhor ou pior acesso, e todas essas matas possuem suas histórias e lendas. Vale trazer o olhar único da sua região e que tipos de cenas apenas essa floresta seria capaz de criar.
Aguardamos ansiosamente os contos de vocês ❤
fontes:

