#VOTOJ e as Eleições Municipais 2016

O Editorial J inovou na cobertura das Eleições Municipais 2016, atuando de forma convergente e colaborativa. A produção de conteúdo envolveu diversas plataformas, como Twitter, Facebook e Instagram, bem como os mais diversos formatos, dentre eles foto, vídeo, texto e áudio. Separamos os principais resultados desta cobertura. Conheça mais do trabalho do J no primeiro turno das eleições de 2016.

Na preparação para o dia da votação, em 17/09/2016, lançamos um teste para os leitores verificarem quanto sabiam sobre as propostas dos candidatos à Prefeitura de Porto Alegre.

Quiz: Você conhece bem as propostas dos candidatos à Prefeitura de Porto Alegre?

Eleitores prontos e conscientes? Então que comecem as eleições!

A partir das 8h da manhã do dia 2 de outubro, os repórteres do Editorial J estavam a postos para acompanhar os candidatos em seu voto, bem como para buscar conteúdo exclusivo, como entrevistas e bastidores.

Clique na foto para ver a galeria completa.

O candidato Raul Pont, 3º colocado na apuração final, em exclusiva ao Editorial J, falou: “somos oposição legítima e com experiência”.

(Foto: Alícia Porto)

Após votar na Escola Estadual Infante Dom Henrique, Raul Pont conversou com com a equipe do Editorial J sobre suas expectativas para o resultado e o debate que havia ocorrido na sexta-feira anterior às eleições.

Já a candidata Luciana Genro, 5ª colocada, referiu que sua candidatura "tem potencial maior”.

A candidata Luciana Genro votou na Escola Estadual de Educação Básica APELES (Foto: Pedro Braga)

Em conversa com a repórter Nicole Timm, Luciana Genro comentou também suas prioridades caso fosse eleita.

O candidato Nelson Marchezan Jr., que terminou em 1º lugar e avançou para o 2º turno, já considerava sua campanha vitoriosa.

Candidato Marchezan Jr. e seu vice Gustavo Paim (Foto: Pedro Braga)

Marchezan atendeu o Editorial J e comentou sobre as horas que antecederam a votação.

O candidato Sebastião Melo estava acompanhado do prefeito José Fortunati (Foto: Alícia Porto)

O candidato Sebastião Melo, que avançou para o 2º turno, referiu que a eleição é espaço para debater coletivamente a cidade, nunca para promoção pessoal.

Buscando uma cobertura mais extensa, conversamos com todos os candidatos de menor expressão, cujas intenções de voto, de acordo com as pesquisas, giravam em torno de 1%.

O candidato Marcello Chiodo, por exemplo, em entrevista exclusiva, afirmou que sua candidatura servia para trazer visibilidade para as ideias do Partido Verde.

Na manhã do domingo de votação, conversamos também com os eleitores sobre as novas regras eleitorais, para entender como as mudanças ocorridas influenciaram na escolha de seus candidatos.

Eleições na PUCRS, maior zona eleitoral da capital (Fotos: Bernardo Speck)

Ao meio-dia do domingo de eleições, iniciamos o acompanhamento minuto-a-minuto dos acontecimentos do domingo eleitoral, através do Cover It Live e do Twitter.

Uma das maiores ênfases da cobertura realizada pelo Editorial J foi na colaboração. Através da hashtag #VOTOJ, todo o conteúdo produzido nas redes sociais foi redistribuído e retransmitido, de forma que o público pode contribuir, dando o seu olhar sobre as eleições.

A participação foi tão grande que o #votoj esteve nos Trendind Topics de Porto Alegre no Twitter!

Às 12h30, o programa de rádio #votoj entrou ao vivo no Facebook, com informações sobre os serviços para as eleições, o voto dos candidatos, as zonas eleitorais e demais assuntos.

A ex-presidente da República Dilma Rousseff também teve seu voto acompanhado, quando presenciamos ao vivo o tumulto que resultou na lesão da candidata Silvana Conti, vice de Raul Pont.

Dilma Rousseff votou no Colégio Santos Dumont, na zona sul de Porto Alegre (Foto: Pedro Braga)

A equipe do Editorial J estava lá, registrando em vídeo e foto a confusão que se instalou.

Clique na foto para ver a galeria completa.
Foto: Pedro Braga

O ex-governador Olívio Dutra também foi alvo dos microfones do Editorial J.

Acompanhamos ainda a movimentação dos candidatos nas redes sociais, em busca de flagrantes violações as normas eleitorais. Inclusive, houve alguns candidatos agindo de forma duvidosa.

Foto: Alícia Porto

A fiscalização realizada pelo TRE também recebeu cobertura.

E, ao final do dia, acompanhamos ao vivo a apuração do resultado, com o programa #votoj, que durou mais de 2 horas e anunciou a progressão dos candidatos Nelson Marchezan Jr. e Sebastião Melo para o 2º turno.

E além do estúdio, a cobertura da apuração tomou conta dos comitês dos candidatos que apontavam nas pesquisas.

Nelson Marchezan Jr. comemorou a liderança e o avanço para o 2º turno das eleições da Capital.

Clique na foto para ver a galeria completa.

O comitê de Sebastião Melo também celebrou sua ida ao 2º turno das eleições.

Clique na foto para ver a galeria completa.

Já no comitê de Luciana Genro, a comemoração era pela vitória de Fernanda Melchionna ao cargo de vereadora de Porto Alegre.

Clique na foto para ver a galeria completa.

Do comitê do PT, acompanhamos o discurso do candidato Raul Pont, que esperava um lugar no 2º turno.

Clique na foto para ver a galeria completa.

E não foi só a Capital que recebeu a atenção do Editorial J. O interior do RS e as cidades da região metropolitana também. A repórter Renata Saraiva acompanhou de perto as eleições em Gravataí, onde o candidato eleito não pode assumir.

Em Alegrete, onde todas as candidatas eram mulheres, a repórter Annie Castro entrevistou com exclusividade a candidata que levou o 2º lugar, Maria de Fátima Castro Mulazzani.

Já em Cachoeirinha, após a confirmação da vitória do candidato Miki Breier, o repórter Vitor Lacourt descolou uma entrevista exclusiva com o novo prefeito.

O material produzido pelo Editorial J foi distribuído pelo Portal Sul 21 e pelas Rádios Comunitárias do RS, em parceria com a Associação Riograndense de Emissoras de Rádio e Televisão Comunitárias (Aracom).

Resultado oficial em Porto Alegre: em 1º lugar, com 29,34% dos votos, Nelson Marchezan Jr. e em 2º lugar, com 26,15% dos votos, Sebastião Melo. Os candidatos avançaram para o 2º turno, que ocorrerá no dia 30 de outubro.

O #votoj volta para a cobertura do 2º turno! A cobertura convergente e colaborativa do Editorial J foi um sucesso. Esperamos você!

Making off da redação do Editorial J durante o 1º turno das Eleições Municipais de 2016 (Fotos: Bernardo Speck)