Twitter irá liberar o uso de NFT no lugar da foto de perfil

tropix team
Editorial tropix
Published in
3 min readNov 23, 2021

No final de outubro, Justin Taylor, diretor de marketing de produtos do Twitter, divulgou um vídeo, em que mostra uma ferramenta da plataforma em desenvolvimento, para usuários que queiram ter um token não fungível (NFT) em sua foto de perfil na rede social.

O vídeo em questão foi gravado por Mada Aflak, engenheira de software sênior no Twitter.

Na filmagem, Aflak mostra como os usuários devem clicar em “Alterar foto” para fazer a nova substituição.

As promised, here is the first experiment. Feedbacks and ideas are welcome 🙂 https://t.co/TDyhibCXfG pic.twitter.com/2ifru9T2Pa

- Mada Aflak (@af_mada) September 29, 2021

Em seguida, uma opção “Selecionar NFT” aparece, permitindo que o usuário conecte sua carteira digital da Coinbase, Metamask, ou outros marketplaces.

Para isso, o NFT precisa ser verificado e após esse processo ele ganha um emblema do Ethereum para comprovar que aquela imagem é, de fato, um NFT verificado.

Ou seja, tweets postados com NTFs também podem ter seu conteúdo verificado para que sejam autênticos.

Além disso, cada foto pode ser ampliada para a exibição de mais detalhes sobre o NFT onde irá conter informações como: descrição, criador, propriedades, coleção de origem e outros dados.

E ainda, os usuários poderão selecionar seu NFT que deseja ter como foto de perfil, o qual contará com um selo de verificação do blockchain ao qual o token pertence.

Além de NFTs verificados como foto de perfil, usuários poderão exibir outros NFTs que detêm, por meio da opção “Colecionável”, a qual estará entre “Tweets & Respostas”, “Mídia” e “Reações”, no Twitter.

A tecnologia não é exclusivamente uma novidade

Toda essa novidade não é uma grande surpresa, tendo em vista que a rede social deu sinais dessas ferramentas quando lançou seu recurso de “gorjeta” em bitcoin via Lightning Network, em 23 de setembro.

No entanto, ainda não foi divulgada uma data específica para o lançamento da verificação de NFT no Twitter.

Ainda segundo a desenvolvedora, como a sincronização apenas puxa as fotografias, dificilmente uma carteira seria invadida se o Twitter for invadido, por exemplo.

A explicação para que isso aconteça é de que a conexão de carteiras Ethereum, não implica na distribuição da chave privada, portanto, não seria possível extrair fundos e tokens para fora, mesmo em um eventual cenário de exposição de dados.

Sendo assim, nesta fase de testes, a guia de colecionáveis entrará no lugar das curtidas, muito embora não se possa afirmar se ela será extinta de vez ou apenas removida para fins experimentais.

Entretanto, há mais probabilidade de ser a segunda opção, já que os tokens ainda não são tão populares a ponto de substituir uma guia amplamente reconhecida pelo público.

Por fim, esse novo recurso ainda está em fase de teste, mas os desenvolvedores de NFTs vem mostrando a cada dia que existem muitos campos na área para serem inexplorados no segmento de blockchain e tokens não-fungíveis.

Não pare por aqui e leia na íntegra outras tendências como essa sobre o mercado de NFTs, sempre em primeira mão em nosso blog.

--

--

tropix team
Editorial tropix

Notícias sobre #NFT, entrevistas e tudo o que você precisa saber sobre CriptoArte | tropix.io