Edu Responde 001 | O custo para abrir a minha empresa

Eduardo Costa
Eduardo Costa
Published in
2 min readApr 10, 2017

Semana passada eu terminei o processo para tornar minha empresa operacional e fiz alguns posts no Facebook sobre o assunto.

Algumas pessoas me perguntaram sobre os custos para a abertura do meu próprio negócio, e este post é uma resposta um pouco mais elaborada.

TL;DR: R$ 666 e 8 meses.

Eu trabalho com desenvolvimento de software. Para poder prestar serviços a outras empresas, precisei abrir a minha própria.

O Brasil tem uma ótima opção para quem quer criar uma empresa individual, que é o MEI. O meu caso, entretanto, vai contra a primeira regra para se enquadrar no modelo: minha profissão não é permitida.

Essa foi uma das primeiras dores de cabeça que encontrei nessa jornada.

Para quem não sabe, até mesmo um astrólogo, um humorista ou um comerciante de artigos eróticos tem direito a criar um MEI, mas alguém que programa não.

Existem alguns meios de driblar o sistema e aproveitar algumas brechas, como dizer que você é um “digitador” ou um “editor de lista de dados”. Preferi não me arriscar com o “jeitinho brasileiro” e iniciei o processo para criar uma ME.

O resultado é que gastei R$ 666 (sério) e oito meses para isso.

Se você está pensando em abrir uma empresa, não se assuste com a minha experiência.

Dos oito meses de espera para trabalhar legalmente, seis se decorreram no âmbito municipal. Se você viver em uma cidade onde as coisas funcionam como deveriam, talvez possa começar a operar mais rapidamente.

Porém, em relação ao custo financeiro, não seja tão otimista. Eu consegui pagar um valor bem abaixo do mercado ao fechar acordo com a contabilidade de um amigo, a qual recomendo demais para quem é da baixada santista.

Segundo a experiência de gastos de alguns conhecidos, aconselho que você considere gastar entre R$ 1000 e R$ 1500. Além disso, desconsiderando os impostos, precisará reservar de R$ 100 a R$ 500 mensais para manter tudo em ordem.

Baratinho esse custo-Brasil, não? Depois nos perguntamos o porquê das coisas não darem certo por aqui.

Até a próxima!

Se você quiser mandar sua pergunta, basta fazer pelo meu Facebook, Email, ou por mensagem direta pelo Instagram ou Twitter.

Se você gostou do artigo, clique no ❤ aqui embaixo. Não só me fará muito feliz, como também ajudará para que este post chegue a mais pessoas.

--

--

Eduardo Costa
Eduardo Costa

Empreendedor, desenvolvedor, palpiteiro político e criador compulsivo. Aqui você encontra um pouco de tudo.