Escola da Serra

Camila Yallouz
Sementes de Educação
2 min readJan 27, 2018

Essa semana conhecemos a Escola da Serra aqui em #belohorizonte . 🌿

Enquanto conversávamos com a Cacá, psicóloga da escola, espiavamos através das portas entre-abertas que mostravam as crianças em aulas de Tai Chi, teatro, ou na garagem da escola fazendo música por conta própria. No pátio, que tinha ganchos pra redes e um “chuveirão”, os menores tinham encontrado um “filhote de lagarta” e chamavam todos pra ver.

Cacá nos contava que a escola se inspira no método da #escoladaponte , entre alguns outros, e como diz o diretor: “não tem uniforme, nem prova, nem aula, nem sala, nem professores…” <não tinha teto, não tinha nada…> 🐒

Talvez por isso fosse tão difícil identificar quem era estudante e quem era tutor. Cacá prevendo isso, nos apontou discretamente alguns adultos que conversavam em particular com cada aluno no salão de cada ciclo de crianças. Juntos, eles fazem um planejamento do dia e constroem um roteiro individual a partir do qual as crianças farão pesquisas através de livros, tablets, experiências e vivências fora da escola.
Além disso tem as assembléias, em que os presidentes de cada ciclo trazem questões para serem debatidas com toda a escola. Conversamos pessoalmente com a Fê, de onze anos, presidente de seu ciclo e ela nos contou sobre os temas da próxima assembléia entre os quais estavam o uso do celular e se podia beijar na escola.

A ideia lá é que as crianças aprendam a aprender. Construindo seus saberes e opiniões com autonomia e respeito, no seu próprio ritmo. 🌻

#educaçãoinovadora

--

--