O que não pode ficar de fora na hora de planejar o seu futuro

Fundos de pensão oferecem custos menores e acumulação maior do que a previdência privada

FUNCEF
FUNCEF
Jan 11, 2018 · 3 min read

Dez entre dez consultores financeiros recomendam que o investimento na aposentadoria tenha início ainda no primeiro emprego. Como o jovem não possui grandes compromissos financeiros, fica mais fácil planejar e alocar uma parte de sua renda para a aposentadoria. Além disso, quanto maior for o prazo, mais os juros farão crescer a poupança.

O planejador financeiro Henrique Cintra, da Planejar, indica que os planos de previdência são a melhor forma de garantir reservas para o longo prazo. “As pessoas não têm a cultura de guardar dinheiro. Se não houver um gatilho, algo a que ela possa se associar e compulsoriamente guardar esse dinheiro, ela vai gastar, não vai fazer o movimento de voluntariamente se associar. Como as taxas pagas para retirar o dinheiro no curto prazo são altas, a tendência é que a pessoa resista antes de sacar o dinheiro.”

Henrique Cintra

Quando se fala em planejamento financeiro para a aposentadoria, é importante saber que as possibilidades vão bem além do INSS. Existem diversas maneiras para formar reservas financeiras, considerando idade, perfil e fontes de renda.

Sistema Previdenciário

Todos os trabalhadores com a carteira assinada estão automaticamente incluídos na previdência social pelo INSS. Mas é importante lembrar que a previdência pública sozinha não será capaz de manter um padrão de vida confortável. Por isso, surgem os planos de previdência complementar, que se dividem entre fechados e abertos (veja mais no infográfico abaixo).

As Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPCs), popularmente conhecidas como fundos de pensão, são patrocinadas por empresas ou associações e oferecem planos de previdência somente para os seus empregados ou para profissionais de uma mesma categoria. Elas são administradas por fundações ou por sociedades civis.

Já as Entidades Abertas de Previdência Complementar (EAPCs) estão autorizadas a instituir planos de previdência complementar aberta, que podem ser vendidos para qualquer pessoa por bancos, corretores, seguradora e outras instituições.

É preciso pensar bem antes de adquirir um destes fundos de previdência, porque se trata de um tipo de investimento complexo e, dependendo do plano, pode custar muito caro para o investidor. “É muito difícil encontrar uma previdência aberta com taxa de administração boa. Os planos fechados têm custo bem mais baixo do que os custos dos planos de previdência aberto”, sugere Cintra, ao apontar o alto custo das taxas de administração e de carregamento cobradas pelos bancos.

“Os bancos têm o viés do lucro, por isso tendem a ter um custo maior para o participante. Já os fundos de pensão, ao contrário, oferecem vantagens para o participante, como a paridade (em que a patrocinadora também recolhe o mesmo percentual que o trabalhador aplica no fundo)”, pondera.

Em 2017, um estudo da Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão (Anapar) concluiu que um plano de fundo de pensão cujas condições representam a média do setor pode gerar um acúmulo 57% maior e um benefício vitalício até 238% mais alto em comparação a três planos de previdência privada aberta de três dos maiores bancos do país.



Quer receber informações da FUNCEF por WhatsApp? Envie mensagem mensagem privada no Facebook da Fundação, com nome completo, CPF, matrícula e número de telefone com DDD.

Educação Financeira e Previdenciária

Informações e dicas para quem quer tomar boas decisões financeiras

FUNCEF

Written by

FUNCEF

Terceiro maior fundo de pensão do Brasil, reúne 135 mil participantes e um patrimônio ativo total superior a R$ 61 bilhões | www.funcef.com.br

Educação Financeira e Previdenciária

Informações e dicas para quem quer tomar boas decisões financeiras

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade