4 passos para mudar sua vida financeira

Inês Amado
Educação Financeira na Prática
2 min readMar 27, 2019

Como está sua vida financeira hoje?

O que realmente quer alcançar na sua vida?

São perguntas importantes que merecem respostas importantes. E somente você tem as respostas que precisa para mudar sua vida. Aqui repasso quatro passos para muda-la. É preciso persistência, coragem e muita vontade de vencer para conseguir as mudanças que deseja.

freepik.com

1. Crie um futuro irreversível!

Você tem algum objetivo na vida?

As pessoas sabem o que deve ser feito para alcançar um futuro melhor, mas por muitas vezes procrastinar vive sempre adiando. O motivo disto acontecer é que carecem do ímpeto que só um futuro irresistível pode proporcionar.

Para mudar uma situação de crise devemos sempre pensar num objetivo palpável e esta é a parte mais difícil. Qual é realmente seu objetivo na vida? Ele dever ser apenas um. Ex. quero ter liberdade financeira para daqui dez anos. O que devo fazer para que isto aconteça? Aonde devo alterar ou criar para que isto venha de fato acontecer? Criar as metas, ter uma planilha financeira é essencial pois irão lhe mostrar se está indo na direção correta para investir nestas mudanças.

2. Economizar

Você possui um orçamento?

Para você conquistar suas metas serão necessários alguns cortes no seu orçamento. Existem diversas saídas para evitar gastos extras:

  • Pesquisar preços antes de comprar;
  • Comprar o necessário;
  • Comprar em atacados;
  • Planejar a semana por antecedência;
  • Ter um colchão de segurança para as emergências;
  • Fazer cardápio semanal;
  • Comprar roupas duas vezes ao ano: no inverno e verão;
  • Fazer marmita para quem trabalhar fora.

3. Aprenda a poupar

Guarde o mínimo ou o máximo que puder da sua renda. Aprenda a se pagar primeiro, isto é, tire o que você quer poupar e depois gaste o que realmente for necessário. Se a renda é curta faça outros tipos de trabalhos para aumentar a sua renda. E entenda algo importante: não é o que ganha que te dará liberdade financeira e sim o que gasta. Use a inteligência para criar novas fontes de rendas. O mínimo a poupar por mês seria de 15%, mas somente com esta percentagem demorara muito para alcançar a almejada liberdade. Criar novas fontes de rendas será o necessário para aumentar os ganhos para poder poupar.

4. Invista o seu dinheiro

Aplicar o dinheiro é sempre uma ótima opção para quem quer garantias de estabilidade financeiras futuras. Existe várias formas de aplicação: imóveis, fundos bancários, bolsa de valores, debentures, etc. A poupança não é classificada como aplicação pois é aquela que menos paga juros. Procure uma corretora para entender qual é o seu perfil. O importante é, além de saber poupar, é saber investir.

Sucesso na sua jornada a liberdade financeira!

Aproveite para curtir nossa página no Facebook Educação Financeira na Prática e fique por dentro de todas as nossas dicas e textos sobre este assunto ❤.

--

--