Dinheiro não traz felicidade mas traz tranquilidade

Inês Amado
Educação Financeira na Prática
3 min readJan 24, 2017

A Educação financeira não é somente economizar, cortar gastos, poupar e acumular dinheiro. O segredo é muito mais do que isso, é uma qualidade de vida melhor tanto hoje quanto ao futuro. Significa segurança material e aproveitar mais os prazeres da vida.

A famosa fábula da “Formiga e a Cigarra” é na verdade um exemplo do que é na prática Educação Financeira. Como você agiria nesta situação:

Passeando pela avenida você vê na vitrine aquela roupa linda te chamando para leva-la para casa.

1. Compraria no cartão de crédito, em 3 vezes. Pois afinal você merece e nunca se sabe o dia de amanhã, e com aquela roupa nova será muito melhor.

2. Não compraria no momento. Mas volta para casa e começa a planejar um meio de como fazer uma renda extra para compra-la, nem que demore alguns dias.

3. Não compra nem naquele momento e nem depois. Afinal você tem outros objetivos mais importantes que você deseja realizar antes da compra daquela roupa. E depois o closet está abarrotado de roupas.

Existe uma resposta correta? Não.

Na verdade, você pode escolher a resposta de acordo com o momento que você está vivendo hoje. Diante da pergunta que você fará para você mesmo.

O que eu quero realmente para a minha vida hoje e para o meu futuro?

Não se esqueça que dinheiro não gosta de desaforo, por isso cuide bem para que você no futuro tenha uma vida cheia de realizações e não apenas uma vida regada. Esperando na fila do banco para receber aquela minguada aposentadoria, ficar na fila do SUS para conseguir medicamentos, exames ou consultas, abrir a geladeira e ter apenas (e ter que agradecer) o básico para viver. 

Dinheiro não traz felicidade, mas traz tranquilidade. Se você faz parte do 1% da humanidade que não precisa se preocupar com dinheiro, considere-se um felizardo. No entanto, se você pertence aos outros 99% e gostaria de economizar um pouco mais, essas dicas podem ser úteis:

  • Em vez de comprar usando cartões ou cheques, use mais dinheiro vivo. Parece que, quando usamos dinheiro, sentimos mais a dorzinha no bolso na hora de comprar e isso nos acende uma luz para economizar mais.
  • Em vez de dizer que gostaria de guardar R$-100 todo mês na poupança, transfira R$-25 por semana. É mais fácil e você não sente tanto.
  • Pense em outras formas de renda que você poderia ter, talvez através de um hobby.
  • Faça Curso e leia sobre investimentos.
  • Baixe algum aplicativo para registrar seus gastos no celular.
  • Pague suas dívidas no início do mês e antes de gastar com qualquer outra coisa.
  • Cuide mais da sua saúde se alimentando bem, fazendo exercícios regulares e indo com frequência aos médicos fazer check-ups. Se você se cuidar, gastará menos com remédios e tratamentos.
  • Ensine seus filhos sobre economia doméstica e sobre o valor do dinheiro.

São pequenas dicas que podem fazer diferença no seu bolso diariamente.

Até o próximo texto gente. Curta nossa página no Facebook Educação Financeira na Prática e fique por dentro de todas as nossas dicas e textos sobre este assunto ❤.

--

--