3. Recriando percepções e indo em frente

Alex Bretas
Educação Fora da Caixa
3 min readOct 20, 2014

Pessoas queridas,

Consegui finalizar mais um ensaio, depois de muitos rodeios, sobre percepção da realidade e aprendizagem. Amanhã acredito que ele já estará por aqui.

Abaixo, listo o que consegui avançar nesses últimos 15 dias, considerando as tarefas que havia me comprometido no último post:

- Entrevistei a Vera Poder e colhi sua incrível história de vida. Também já transcrevi minhas anotações;

- Os livros do Paul Feyerabend que comprei chegaram, e comecei a ler alguns: a sua autobiografia, “Matando Tempo”, e o clássico “Contra o Método”;

- Não consegui avançar tanto ainda nos contatos com pessoas ligadas ao TED, mas em breve pretendo retomar isso;

- Elaborei, em parceria com a Paula Manzotti, a agenda de atividades do Círculo de Doutorandos Informais, que vai rolar dia 25 de outubro (sábado agora!) no Espaço Pampédia, em São Paulo. Estamos bastante animados com o encontro! Ainda restam algumas vagas, para se inscrever entre neste link;

- Eu, Eduardo Vitale e André Gravatá nos encontramos e a conversa foi ótima! Pra mim, acho que o destaque ficou por conta da noção de experiência como algo que pressupõe a entrega, o desaguar dos sentidos. E, neste sentido, a relação entre experiência e aprendizagem — como seria se aprendêssemos de corpo inteiro?

Coisas que aconteceram:

- 1–1 Kailo: o 1–1 é um caminho que agrega elementos de mentoria, coaching, escuta biográfica e outras metodologias num todo singular cujo objetivo é apoiar indivíduos em quaisquer questões que sejam essenciais a el@s. Comecei o 1–1 sendo apoiado pelo Tiago Dadalto, um grande amigo e um dos fundadores da Kailo. A ideia é que os seis encontros me ajudem a clarear alguns passos da minha jornada e algumas ideias e questões importantes para o livro;

No primeiro encontro, que rolou na semana passada, pude revisitar minha biografia e reler meu Mapa da Memória, resgatando várias histórias que me marcaram inclusive sob o ponto de vista de como vejo a educação. O autodidatismo, mesmo, apareceu como um padrão em muitas de minhas experiências. Também fiz uma reflexão sobre valores e filosofia de vida bastante importante.

A Kailo é uma consultoria de facilitação de processos que vem apoiando o Educação Fora da Caixa desde o início do projeto. Ficou interessado pelo 1–1? Veja mais informações sobre ele aqui.

No dia 9 de outubro, fui ao encontro proposto pela Expedição Liberdade no Laboriosa 89. A Expedição é uma jornada de três marujos em direção a experiências de aprendizagem inovadoras na Europa, financiada via crowdfunding e compartilhada por meio de um blog e alguns encontros. No dia 9, el@s convidaram algumas pessoas que estão tocando projetos educacionais interessantes e tive sorte de também ter recebido o convite. Foi uma conversa excepcional, que abriu espaço para o emergente com direito a muitos abraços sinceros (quem esteve lá me entende!). A Vivian Dall’Alba estava lá e nos brindou com uma colheita gráfica maravilhosa…

Colheita gráfica do encontro promovido pela Expedição Liberdade feita pela Vivian Dall’Alba.

Para os próximos 15 dias…

- Talvez um possível tema de ensaio seja uma “caixa de ferramentas” que penso que pode ajudar a dar concretude para a abordagem do doutorado informal. Já escrevi sobre as jornadas de aprendizagem, mas ainda existem várias possibilidades de caminhos e metodologias que eu acredito que podem ser úteis a quem se aventura no território dos projetos de aprendizagem autônomos;

- Vai rolar o CDI! ☺

- Penso que preciso me reaproximar de alguns autores tais como a Juanita Brown e o Augusto de Franco. Tomara que isso seja possível nos próximos 15 dias!

Muito em breve postarei o ensaio aqui… Seguimos juntos!

Alex.

--

--

Alex Bretas
Educação Fora da Caixa

Alex Bretas é escritor, palestrante e fundador do Mol, a maior comunidade de aprendizagem autodirigida do Brasil. Saiba mais em www.alexbretas.com.