Testando a escrita colaborativa

Alex Bretas
Educação Fora da Caixa
3 min readFeb 4, 2015

Ao longo desta semana, comecei a conversar com algumas pessoas que acompanham o processo de construção do livro da Educação Fora da Caixa sobre possibilidades de escrita colaborativa.

Desde muito tempo, cientistas, intelectuais, artistas, pesquisadores e outros profissionais trocam correspondências para cocriar conhecimento (ou para debater, eventualmente, visões opostas). Tenho certeza que uma investigação mais detalhada sobre o assunto proporcionaria ótimos clarões, mas neste momento sinto a necessidade de partir de uma ação concreta.

Para isso, compartilho dois casos em que pessoas utilizaram o Google Drive para escrever colaborativamente:

Naked Writer: Dragon Hearts

Projeto da autora Silvia Hartmann que envolveu a criação de um livro de ficção com a possibilidade de qualquer pessoa visualizar, em tempo real, sua escrita e opinar sobre os rumos da obra.

Uma História de Halloween

Narrativa ficcional curta editada em conjunto por várias pessoas. Uma dica interessante é entrar no menu Arquivo > Ver histórico de revisões do Google Docs para acompanhar todas as edições feitas no documento desde a sua criação, quando a história tinha apenas um parágrafo.

Tá, mas qual a ação?

Recentemente publiquei o texto “O que é um doutorado, segundo Quem?”, e desde quando comecei a escrevê-lo, já sabia que haveria uma continuação. Pretendo produzi-la nos próximos dias, mas por que não fazer isso de forma colaborativa, abrindo espaço para quem se sentir chamado a contribuir?

É isso aí: vamos testar a ideia da escrita co-autoral com o próximo texto do blog ;)

Por quê?

Quero fazer do processo de elaboração do livro algo mais aberto a interações com outras pessoas porque acredito que isso aumentará a riqueza e a diversidade do trabalho.

Desde pequeno, gosto de escrever e me comunicar, e frequentemente na escola e no ensino superior eu acabava por “monopolizar” os trabalhos em grupo. Será que consigo reverter essa tendência agora, já criança-grande?

Este teste é para entender melhor como funciona, na prática, o processo de escrita colaborativa a fim de que seja possível utilizá-lo de alguma forma na elaboração do livro. E pra saber se consigo compartilhar meu escrever.

Como?

Criei um arquivo no Google Drive acessível por este link. Ao entrar no documento, você verá uma pequena introdução no topo da página e, em seguida, poderá livremente cocriar ideias, rascunhos e parágrafos ao longo do texto. Provavelmente haverá momentos em que mais de um de nós editará o arquivo conjuntamente (assim espero!).

Para este protótipo, optei por cocriarmos um post sobre aprendizagem significativa e o doutorado informal. Matt Might, no meu último post, apresenta esquematicamente um conceito de doutorado partindo de desenhos simples. Partindo das quatro reflexões que escrevi ao observar o modelo de Matt, a minha pergunta agora é:

Como poderíamos fundar uma nova compreensão de aprendizagem significativa a partir do doutorado informal e de outras referências inspiradoras?

Já tenho algumas ideias, e pretendo começar a trabalhá-las no documento compartilhado a partir de agora. No entanto, tenho certeza que você tem tantas outras que podem ser decisivas para fazermos juntos um texto incrível!

Vem, vai ter bolo! ;)

Até às 20:00 horas da sexta, dia 6, é o deadline para concluirmos o documento. Ou seja: o desafio vai durar pouco mais de 48 horas!

Para se inspirar…

Steven Johnson — De onde vêm as boas ideias (dublado)

>> “O doutorado informal e a coceira nas ideias” — texto sobre o doutorado informal.

Link para cocriar o documento compartilhado

--

--

Alex Bretas
Educação Fora da Caixa

Alex Bretas é escritor, palestrante e fundador do Mol, a maior comunidade de aprendizagem autodirigida do Brasil. Saiba mais em www.alexbretas.com.