A comunidade Reinventa o futuro dos jovens

SRE . Madeira
Educatio Madeira
Published in
5 min readMar 30, 2016

A Associação Reinventa foi fundada em agosto de 2013 e é um exemplo de inclusão social dos jovens da comunidade em situação de vulnerabilidade social. Na operacionalização de atividades, esta coletividade juvenil do Funchal tem apoio técnico, administrativo e logístico da Direção Regional de Juventude e Desporto.

A equipa do Educatio visitou a sede da Reinventa no Bairro da Nazaré (Funchal) e acompanhou uma manhã de trabalho de vários elementos desta associação com crianças, jovens e adultos.

O grupo de crianças e jovens esteve em atividades de animação (futebol humano, jogo do lenço, outros jogos) no campo polidesportivo do bairro e depois passou para a horta comunitária. No contexto do Dia Mundial das Florestas e do Dia Mundial da Poesia, plantaram-se morangueiros, flores e araçaleiros, com um poema dito em fundo. Durante este tempo, na sede associativa, decorria a oficina de cozinha económica para famílias, em jeito de preparação festiva da Páscoa.

Os tipos e as temáticas de atividades desenvolvidas aproximam-se das três dezenas, desdobrando-se em vários momentos do ano. Por este meio, a Reinventa visa garantir os direitos fundamentais e de cidadania dos jovens e contribuir para a sua elevação social, cultural, cívica e moral.

Um dia na Associação Reinventa

Em conversa com a presidente da mesa da Assembleia, Elsa Sousa, apurou-se que a associação nasceu no término de um projeto do “Escolhas”, programa para a inclusão social de crianças e jovens de contextos socioeconómicos vulneráveis. A Investimentos Habitacionais da Madeira (IHM) optou por continuar o trabalho realizado e apoiou o grupo de jovens participantes para criar a Reinventa, disponibilizando dois técnicos a tempo inteiro, bem como a sede e outras condições logísticas.

«A nossa missão é sobretudo criar projetos de vida.»

«Defendo que não podemos olhar para os jovens como um produto final, mas sim como um caminho que se faz caminhando. Por isso, apoiamos nos estudos com a ajuda da família.», refere a dirigente associativa. Sublinha a participação da jovem voluntária na Direção da Associação e acrescenta «Tentamos que os jovens façam parte da vida da associação, que partilhem dos projetos, bem como das escolhas e que estejam envolvidos, não só no produto final, mas em todo o processo de concretização daquilo que nós fazemos.».

Os parceiros são tão diversos como a Direção Regional de Juventude e Desporto (DRJD), a Junta de Freguesia de S. Martinho, a Secretaria Regional da Agricultura e Pescas, as escolas, a Associação “ Olho-te”, a Casa do Povo de S. Martinho, entre muitas outros.

«Acho que juntos somos mais e não podemos estar fechados no nosso canto, assim não funcionamos.»

Uma das atividades em relevo é o curso de inclusão digital, que começa em maio próximo e é destinado a «pessoas com mais idade e jovens mais novinhos, porque eles conseguem, de alguma forma, ajudar os avós a começarem a mexer, por exemplo, nas redes sociais». O grupo de dança intergeracional enquadra-se, de igual forma, neste trabalho de integração comunitária.

As instalações da Reinventa têm a porta aberta à população e, sob acompanhamento, servem de espaço de convívio, potenciando atividades como as aulas e oficinas de culinária, o curso de cabeleireiro, as atividades plásticas, a tutoria escolar, o acesso à Internet, a visualização de filmes, as saídas organizadas, entre outras.

Jovens e crianças de viva voz…

Bruna P. (voluntária)
«Das pessoas todas que frequentam a Reinventa devo ser das mais antigas, no fundo, é algo que gosto de fazer, conviver com os meninos e partilhar das atividades com eles.»
«O projeto de dança é o meu preferido, sem dúvida! Estou integrada desde o início. Somos um grupo bastante antigo e é uma coisa que nós gostamos muito de fazer.»
«Foram tantos momentos especiais na Associação; embora, de entre todos, eu destaque os acantonamentos, pois foram essenciais para nos conhecermos melhor!»

Juliana P.
«Vim para a Associação porque achei que ia ser divertido.»

Pedro A.
«Decidi participar porque ficava muito tempo sozinho em casa.»

Francisca D.
«Na Reinventa, a minha atividade preferida é mesmo a ida à praia.»

--

--

SRE . Madeira
Educatio Madeira

Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia . Governo Regional da Madeira