Oito páginas de publicação juvenil

A tua vez de imaginar e criar

SRE . Madeira
Educatio Madeira
5 min readOct 31, 2017

--

Imaginar e criar, desenhar e fotografar, escrever e conversar são verbos de ação lançados ao desafio pela publicação “A Tua Vez”, na Região Autónoma da Madeira. O título foi o mote para a intervenção dos alunos do terceiro ciclo neste suplemento publicado pela Secretaria Regional de Educação no Diário de Notícias da Madeira.

De janeiro a maio de 2017, a expressão do sentir, do saber e do fazer (áreas contextuais de edição) pelos estudantes projetou a vida das suas escolas no espaço público. Nos cinco números de oito páginas, foram publicados 68 trabalhos de mais de 170 alunos, com o apoio essencial de cerca de 30 professores.

“A Tua Vez” desafiou os jovens a assumirem um papel ativo na sua escola e no seu percurso escolar.

A construção da capa e a realização do vídeo de lançamento, em cada edição, envolveu uma comunidade escolar no desenvolvimento de uma temática coerente. O mural pintado, a coreografia coletiva, o tapete floral, o desempenho musical e o mural de notas aderentes (post-its) produzidos deixaram uma marca indelével nos alunos, professores e funcionários que cooperaram neste propósito.

Pode reler todas as edições, número a número. Clique para descarregar a publicação pretendida (em PDF).
A Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos de São Jorge — Cardeal D. Teodósio de Gouveia teve uma participação ativa neste projeto. O Presidente do Conselho Diretivo, Dinis Mendonça, falou sobre a experiência.

O trabalho da Escola de São Jorge fez a capa do quarto número. Como foi encarada a proposta de criar um tapete floral?

Logo que a ideia nos foi apresentada, aceitámo-la com todo o gosto, tanto professores como alunos, ainda mais dado o momento de realização do tapete. Sabíamos que no início de maio teríamos, na Madeira, uma escola da Turquia para um intercâmbio do Erasmus+. Era uma oportunidade para realizarmos uma atividade com um dos ex-libris da nossa terra, as flores, pelo que tanto os nossos alunos do projeto como os alunos da Turquia ficaram entusiasmados. A experiência foi interessantíssima.

Foi uma manhã diferente, ao trabalharem com flores bonitas, de São Jorge, que colheram nos dias anteriores.

Esta atividade foi um momento alto na semana do intercâmbio.

Dinis Mendonça, em São Jorge

Curiosamente, o projeto de intercâmbio Winds of Change, com a Áustria, foi o tema mais abordado nas reportagens dos estudantes de São Jorge. A participação no “A Tua Vez” enquadra-se neste vosso espírito de abertura ao mundo?

Com certeza! Estamos a falar de uma publicação na comunicação social e esta abertura ao mundo, numa sociedade da comunicação, faz todo o sentido. Vivemos em São Jorge.

Hoje, é verdade que estamos próximos de tudo com a Internet, mas uma coisa é viajarmos virtualmente e outra coisa é termos experiências reais.

Em primeiro, os nossos alunos conheceram virtualmente o local, ficando com uma noção de para onde iriam. No entanto, outra coisa é estar in loco e viver um conjunto de experiências, desde ir à neve, a visitar as maiores empresas de iluminação da Áustria, a conhecer ideias na área da restauração ou na área dos cuidados com o meio. Este projeto europeu enquadrava-se na área ambiental e das energias renováveis. Durante essa semana, tiveram possibilidade de viver muitas experiências num país cuja realidade é muito diferente da sua.

Para muitos deles, foi a primeira vez que saíram da Madeira. Viajaram para a Suíça, estiveram na Áustria e passaram no Liechtenstein.

De que forma podem todas estas iniciativas contribuir para o desenvolvimento das crianças e dos jovens?

Foi o intercâmbio com a Áustria, mas já tivemos uma parceria com a Turquia e também temos com a Itália. Queremos que os nossos alunos tenham estas experiências, que não se cinjam a estar em São Jorge, mas que estejam, de facto, abertos ao mundo.

A participação no suplemento ’A tua Vez’ é interessante.

Os alunos gostam e todos nós, que trabalhamos, também gostamos de ver que o nosso trabalho não fica fechado ali na escola.

Este projeto Erasmus+ teve grande impacto também pelos meios de comunicação social, com acompanhamento da RTP Madeira e do Diário de Notícias, por exemplo. Isto abre os alunos a outras realidades e aumenta o impacto do seu trabalho, o que motiva outros alunos a participar.

Qual é o maior desafio atual para a comunidade educativa?

Obter resultados escolares é, claramente, o grande desafio.

Atendendo à sua dimensão, neste momento, a Escola de São Jorge debate-se com o problema da sua sobrevivência, devido à redução da natalidade. O projeto deste estabelecimento educativo tem um tempo muito marcado, mas enquanto aqui estamos procuramos dar o melhor aos nossos alunos e desenvolver projetos que os enriqueçam culturalmente.

A nossa dimensão permite-nos fazer coisas que em grandes escolas não se conseguem fazer e abrangendo uma maior percentagem da população escolar.

Encante-se com os vídeos de lançamento das edições de “A Tua Vez”.
Vídeo [A Tua Vez] — I Série n.º 5
Vídeo [A Tua Vez] — I Série n.º 4
Vídeo [A Tua Vez] — I Série n.º 3
Vídeo [A Tua Vez] — I Série n.º 2
Vídeo [A Tua Vez] — I Série n.º 1

Na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos dos Louros, o empenho de professores e alunos pelos projetos editoriais extravasa a colaboração nos suplementos “A Tua Vez” e “Ponto e Vírgula”, mas cruza-se com esta intervenção. O Louros Press é um claro exemplo deste ambiente entusiástico pela comunicação social e pela valorização do trabalho escolar. Aqui fica um exemplar:

Louros Press, Jornal escolar digital

--

--

SRE . Madeira
Educatio Madeira

Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia . Governo Regional da Madeira