Oito páginas de publicação juvenil

A tua vez de imaginar e criar

SRE . Madeira
Oct 31, 2017 · 5 min read
Image for post
Image for post

Imaginar e criar, desenhar e fotografar, escrever e conversar são verbos de ação lançados ao desafio pela publicação “A Tua Vez”, na Região Autónoma da Madeira. O título foi o mote para a intervenção dos alunos do terceiro ciclo neste suplemento publicado pela Secretaria Regional de Educação no Diário de Notícias da Madeira.

De janeiro a maio de 2017, a expressão do sentir, do saber e do fazer (áreas contextuais de edição) pelos estudantes projetou a vida das suas escolas no espaço público. Nos cinco números de oito páginas, foram publicados 68 trabalhos de mais de 170 alunos, com o apoio essencial de cerca de 30 professores.

“A Tua Vez” desafiou os jovens a assumirem um papel ativo na sua escola e no seu percurso escolar.

Pode reler todas as edições, número a número. Clique para descarregar a publicação pretendida (em PDF).
Image for post
Image for post
Image for post
Image for post
Image for post
Image for post
Image for post
Image for post
Image for post
Image for post
Image for post
Image for post
A Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos de São Jorge — Cardeal D. Teodósio de Gouveia teve uma participação ativa neste projeto. O Presidente do Conselho Diretivo, Dinis Mendonça, falou sobre a experiência.

O trabalho da Escola de São Jorge fez a capa do quarto número. Como foi encarada a proposta de criar um tapete floral?

Logo que a ideia nos foi apresentada, aceitámo-la com todo o gosto, tanto professores como alunos, ainda mais dado o momento de realização do tapete. Sabíamos que no início de maio teríamos, na Madeira, uma escola da Turquia para um intercâmbio do Erasmus+. Era uma oportunidade para realizarmos uma atividade com um dos ex-libris da nossa terra, as flores, pelo que tanto os nossos alunos do projeto como os alunos da Turquia ficaram entusiasmados. A experiência foi interessantíssima.

Foi uma manhã diferente, ao trabalharem com flores bonitas, de São Jorge, que colheram nos dias anteriores.

Image for post
Image for post
Dinis Mendonça, em São Jorge

Curiosamente, o projeto de intercâmbio Winds of Change, com a Áustria, foi o tema mais abordado nas reportagens dos estudantes de São Jorge. A participação no “A Tua Vez” enquadra-se neste vosso espírito de abertura ao mundo?

Com certeza! Estamos a falar de uma publicação na comunicação social e esta abertura ao mundo, numa sociedade da comunicação, faz todo o sentido. Vivemos em São Jorge.

Hoje, é verdade que estamos próximos de tudo com a Internet, mas uma coisa é viajarmos virtualmente e outra coisa é termos experiências reais.

Para muitos deles, foi a primeira vez que saíram da Madeira. Viajaram para a Suíça, estiveram na Áustria e passaram no Liechtenstein.

De que forma podem todas estas iniciativas contribuir para o desenvolvimento das crianças e dos jovens?

Foi o intercâmbio com a Áustria, mas já tivemos uma parceria com a Turquia e também temos com a Itália. Queremos que os nossos alunos tenham estas experiências, que não se cinjam a estar em São Jorge, mas que estejam, de facto, abertos ao mundo.

A participação no suplemento ’A tua Vez’ é interessante.

Este projeto Erasmus+ teve grande impacto também pelos meios de comunicação social, com acompanhamento da RTP Madeira e do Diário de Notícias, por exemplo. Isto abre os alunos a outras realidades e aumenta o impacto do seu trabalho, o que motiva outros alunos a participar.

Qual é o maior desafio atual para a comunidade educativa?

Obter resultados escolares é, claramente, o grande desafio.

Atendendo à sua dimensão, neste momento, a Escola de São Jorge debate-se com o problema da sua sobrevivência, devido à redução da natalidade. O projeto deste estabelecimento educativo tem um tempo muito marcado, mas enquanto aqui estamos procuramos dar o melhor aos nossos alunos e desenvolver projetos que os enriqueçam culturalmente.

A nossa dimensão permite-nos fazer coisas que em grandes escolas não se conseguem fazer e abrangendo uma maior percentagem da população escolar.

Encante-se com os vídeos de lançamento das edições de “A Tua Vez”.
Vídeos de “A Tua Vez”

Na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos dos Louros, o empenho de professores e alunos pelos projetos editoriais extravasa a colaboração nos suplementos “A Tua Vez” e “Ponto e Vírgula”, mas cruza-se com esta intervenção. O Louros Press é um claro exemplo deste ambiente entusiástico pela comunicação social e pela valorização do trabalho escolar. Aqui fica um exemplar:

Image for post
Image for post
Louros Press, Jornal escolar digital

Educatio Madeira

Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia da…

Medium is an open platform where 170 million readers come to find insightful and dynamic thinking. Here, expert and undiscovered voices alike dive into the heart of any topic and bring new ideas to the surface. Learn more

Follow the writers, publications, and topics that matter to you, and you’ll see them on your homepage and in your inbox. Explore

If you have a story to tell, knowledge to share, or a perspective to offer — welcome home. It’s easy and free to post your thinking on any topic. Write on Medium

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store