Pode uma grande ideia surgir de um ponto e vírgula?

O impacto de uma publicação mensal e de um concurso para estudantes

Uma aluna de uma escola secundária aceita o desafio do seu professor para escrever uma crónica, a publicar num periódico de referência.

Este é um dos retratos habituais na composição de um número mensal do “Ponto e Vírgula” (PV).

Nascido na parceria entre o Diário de Notícias da Madeira e a Secretaria Regional de Educação, este suplemento — com o empenho essencial de 15 escolas secundárias — tem estimulado a energia criadora dos estudantes e dado a merecida relevância pública aos seus trabalhos.

No ano letivo de 2016/2017, para apoiar a participação em cada escola, foi organizada uma rede de 31 estudantes correspondentes, tendo-lhes sido proporcionada formação específica na Redação do Diário de Notícias e na Divisão de Imagem e Protocolo da Secretaria Regional de Educação.

O alinhamento do conteúdo em rubricas estruturou a participação dos correspondentes e de outros 120 alunos, assegurando a variedade característica do PV.

Em cada número, um estudante assumiu o papel de editor por um dia, colaborando com a equipa de produção na escolha de títulos, chamadas de capa, destaques dos textos e, por fim, na redação de um editorial.

Eis vários excertos das palavras dos editores:

«É fácil falar sobre editar um jornal, a parte difícil é fazê-lo.», Sara Aguiar (novembro, 2016)
«Para muitos, a arte de editar e de escrever pode soar a algo simples, mas, na verdade, não o é.», Maria Pia Silva (dezembro, 2016)
«Estas e outras iniciativas pretendem a expansão de conhecimentos, mas também visam colmatar assimetrias.», Luís Calado (janeiro, 2017)
«Por entre estas folhas, caros leitores, encontrarão muito daquilo que se faz nas escolas da nossa região.», Clarisse Libano (fevereiro, 2017)
«Em cada letra encontra-se uma opinião, em cada fotografia uma experiência e em cada título ou frase destacada, o trabalho do editor, o meu trabalho.», Sofia Araújo (março, 2017)
«(…) Dou os meus louvores ao PV por ousar dar voz aos alunos da região, já que somos parte do futuro, a voz do amanhã.», Valter Vieira (abril, 2017)

Alguns alunos talentosos foram também chamados a destacar duas ou três peças por edição. Deste modo, a equipa de produção do “Ponto e Vírgula” editou pequenos vídeos em que os talentos destes alunos se aliaram às suas sugestões de leitura.

Mais abaixo, pode rever estes e outros vídeos do "Ponto e Vírgula".

A segunda série do PV ganhou impacto acrescido quando o centro comercial La Vie Funchal apoiou o concurso escolar #GrandeIdeia, disponibilizando 6000 euros em prémios para alunos e escolas, entre participantes e vencedores.

Das 16 páginas de cada edição, metade foi consignada para as obras a concurso.

Sete categorias — conto e poesia, investigação histórica e reportagem, ilustração, fotografia e vídeo — acolheram a participação de 125 estudantes. Em cada uma delas, três jurados de referência avaliaram e classificaram as obras. No final, foi apurada a classificação agregada da participação de todas as escolas.

A diversidade de abordagens veio evidenciar a riqueza e a liberdade de pensamento dos estudantes.

Curiosamente, em alguns casos, a participação renitente de alunos deu origem a belos trabalhos, premiados pelo júri.


Em 2016/2017, foram publicados oito números de 16 páginas do “Ponto e Vírgula”, num total de 130 páginas publicadas gratuitamente no Diário de Notícias, no âmbito da parceria com a Secretaria Regional de Educação.

As capas foram, maioritariamente, desenhadas por estudantes de Artes Visuais.

Pode reler todas as edições, número a número. Clique para descarregar a publicação pretendida (em PDF).

Aproximadamente 300 alunos foram abrangidos por esta segunda série, entre correspondentes, editores, participantes nas rubricas e concorrentes no #GrandeIdeia, em grande medida devido ao esforço inexcedível de uma centena de professores.

O final desta segunda série ficou assinalado pela Festa do “Ponto e Vírgula”, que decorreu na Quinta Vigia, residência oficial do Presidente do Governo Regional da Madeira, no dia 17 de maio de 2017.

Nessa tarde soalheira, juntaram-se editores e correspondentes, participantes e jurados do concurso, representantes das escolas e dos patrocinadores, professores colaboradores e elementos da produção editorial, num convívio alargado que incluiu a entrega pública dos prémios do concurso #GrandeIdeia.

A festa estava feita, mas a alegria prolongar-se-ia com a exposição permanente dos trabalhos premiados no La Vie Funchal. E os sorrisos ainda se exibem nas redes sociais ou nos espaços em que o PV continua a marcar presença…


Dos destaques por edição até à Festa do “Ponto e Vírgula”, reveja os vídeos publicados.
Vídeos do “Ponto e Vírgula”



Conheça também o suplemento dedicado aos alunos do terceiro ciclo.