Pode uma grande ideia surgir de um ponto e vírgula?

O impacto de uma publicação mensal e de um concurso para estudantes

SRE . Madeira
Educatio Madeira
5 min readOct 31, 2017

--

Uma aluna de uma escola secundária aceita o desafio do seu professor para escrever uma crónica, a publicar num periódico de referência.

Este é um dos retratos habituais na composição de um número mensal do “Ponto e Vírgula” (PV).

Nascido na parceria entre o Diário de Notícias da Madeira e a Secretaria Regional de Educação, este suplemento — com o empenho essencial de 15 escolas secundárias — tem estimulado a energia criadora dos estudantes e dado a merecida relevância pública aos seus trabalhos.

No ano letivo de 2016/2017, para apoiar a participação em cada escola, foi organizada uma rede de 31 estudantes correspondentes, tendo-lhes sido proporcionada formação específica na Redação do Diário de Notícias e na Divisão de Imagem e Protocolo da Secretaria Regional de Educação.

O alinhamento do conteúdo em rubricas estruturou a participação dos correspondentes e de outros 120 alunos, assegurando a variedade característica do PV.

Em cada número, um estudante assumiu o papel de editor por um dia, colaborando com a equipa de produção na escolha de títulos, chamadas de capa, destaques dos textos e, por fim, na redação de um editorial.

Eis vários excertos das palavras dos editores:

Alguns alunos talentosos foram também chamados a destacar duas ou três peças por edição. Deste modo, a equipa de produção do “Ponto e Vírgula” editou pequenos vídeos em que os talentos destes alunos se aliaram às suas sugestões de leitura.

A segunda série do PV ganhou impacto acrescido quando o centro comercial La Vie Funchal apoiou o concurso escolar #GrandeIdeia, disponibilizando 6000 euros em prémios para alunos e escolas, entre participantes e vencedores.

Das 16 páginas de cada edição, metade foi consignada para as obras a concurso.

Sete categorias — conto e poesia, investigação histórica e reportagem, ilustração, fotografia e vídeo — acolheram a participação de 125 estudantes. Em cada uma delas, três jurados de referência avaliaram e classificaram as obras. No final, foi apurada a classificação agregada da participação de todas as escolas.

A diversidade de abordagens veio evidenciar a riqueza e a liberdade de pensamento dos estudantes.

Curiosamente, em alguns casos, a participação renitente de alunos deu origem a belos trabalhos, premiados pelo júri.

Em 2016/2017, foram publicados oito números de 16 páginas do “Ponto e Vírgula”, num total de 130 páginas publicadas gratuitamente no Diário de Notícias, no âmbito da parceria com a Secretaria Regional de Educação.

As capas foram, maioritariamente, desenhadas por estudantes de Artes Visuais.

Aproximadamente 300 alunos foram abrangidos por esta segunda série, entre correspondentes, editores, participantes nas rubricas e concorrentes no #GrandeIdeia, em grande medida devido ao esforço inexcedível de uma centena de professores.

O final desta segunda série ficou assinalado pela Festa do “Ponto e Vírgula”, que decorreu na Quinta Vigia, residência oficial do Presidente do Governo Regional da Madeira, no dia 17 de maio de 2017.

Nessa tarde soalheira, juntaram-se editores e correspondentes, participantes e jurados do concurso, representantes das escolas e dos patrocinadores, professores colaboradores e elementos da produção editorial, num convívio alargado que incluiu a entrega pública dos prémios do concurso #GrandeIdeia.

A festa estava feita, mas a alegria prolongar-se-ia com a exposição permanente dos trabalhos premiados no La Vie Funchal. E os sorrisos ainda se exibem nas redes sociais ou nos espaços em que o PV continua a marcar presença…

Vídeos do “Ponto e Vírgula”

--

--

SRE . Madeira
Educatio Madeira

Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia . Governo Regional da Madeira