“MANIFESTO” pelo planeta germina nas escolas do terceiro ciclo

SRE . Madeira
Educatio Madeira
Published in
13 min readJul 4, 2023

O suplemento escolar ‘A TUA VEZ ’ vestiu-se de verde e colocou-se ao serviço desta causa 🌎

Defender pontos de vista, expressar ideias, dar a conhecer boas práticas, socorrer-se de poesia para expressar anseios e esperanças, armar-se de lápis de cor e com o desenho ilustrar o mar ou a floresta, expor as muitas ameaças que os assolam e apontar as muitas oportunidades para proteger os recursos naturais que são de todos.

Foi assim que, entre março e junho de 2023, as escolas do terceiro ciclo da Região Autónoma da Madeira usaram o suplemento ‘A TUA VEZ é verde’, publicado pela Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, no Diário de Notícias da Madeira, para criar uma espécie de manifesto pelo planeta.

A V série contou com quatro edições de 12 páginas a cores, em papel reciclado, com o primeiro dos quatro números dedicado ao Mar, ao qual seguiram-se a Floresta, a Biodiversidade e o Clima.

Novo desígnio, nova imagem!

Toda a linha gráfica da publicação foi redesenhada para corresponder a este novo desígnio. A escolha cromática baseou-se nos elementos Terra, Natureza e Mar, numa simbiose entre projeto, alunos e meio ambiente.

A TUA VEZ é verde!

A primeira edição dedicada ao MAR foi para as bancas no dia 28 de março e na capa carregava uma mensagem cheia de significado:

Com as nossas mãos poluímos os oceanos, com as nossas mãos temos o poder de agir para os salvar.

O júri do concurso ‘A MINHA VEZ pelo ambiente’, cujo objetivo era escolher as capas para as quatro edições do suplemento, de entre as 38 propostas apresentadas para o tema MAR, decidiu pela ilustração da aluna Susi Fátima Borges. Assim, o prémio, um voucher de 40 euros patrocinado pelo Centro Comercial La Vie Funchal, rumou até à EBS Ponta do Sol.

Foram 17 as escolas que participaram na primeira edição e que trouxeram as notícias da sua escola no que toca às questões ambientais relacionadas com o mar.

Com estas participações, percebemos que o desenvolvimento da consciência ambiental e toda a reflexão que é necessária a este processo, é uma prioridade nas nossas escolas e não fica apenas no campo das ideias, transforma-se também em ações efetivas.

Assim, ficámos a saber que a ‘Escola Azul’ é um projeto que se faz presente na EB/PE/C dos Louros (funchal), na EBS Bispo D. Manuel Ferreira Cabral (Santana) e na EB23 do Caniço. Conhecemos os Embaixadores da Escola Azul da EB23 do Caniço, que nos explicaram o que os leva a querem ser uma voz na defesa dos oceanos. Da EBS/PE/C do Porto Moniz apresentaram-nos o projeto ‘O mar começa aqui’, que pretende consciencializar a comunidade educativa sobre o impacto da poluição marítima. E foram muitos mais os contributos enviados pelas escolas do terceiro ciclo.

Vale a pena ler ou reler o suplemento dedicado ao MAR.

A cereja no topo do bolo

🥇Em cada edição, a NOS Madeira atribuiu um iPhone 11, recondicionado, ao trabalho mais criativo, levando-nos ao encontro de alunos especiais e talentosos…

Veja o momento da entrega do prémio AQUI

Chamada Terminal?” foi o trabalho que conquistou o nosso patrocinador e a nós também. Por isso, o Tiago Carvalho da EBS da Ponta do Sol, ganhou o 1.º de quatro iPhones 11 recondicionados, oferta da NOS Madeira.

A edição dedicada à FLORESTA foi publicada no Diário de Notícias da Madeira no dia 26 de abril e na capa resplandecia em muitos tons de verde uma floresta encantada.

A ilustração foi da autoria da Laila Severim da EB23 do Caniço, que de entre 25 propostas apresentadas para o tema FLORESTA ficou em primeiro lugar no concurso ‘A MINHA VEZ pelo ambiente’ e assim ganhou um voucher de 40 euros patrocinado pelo Centro Comercial La Vie Funchal.

Com a participação de 13 escolas, a segunda edição trouxe-nos, entre muitas outras, notícias da Floresta Laurissilva e dos percursos feitos em família pelos alunos da EB23 do Caniço. Recebemos uma ‘Carta Aberta às escolas da RAM’, em que os alunos da EBS da Ponta do Sol pedem para que as escolas sejam um meio de transmissão do conhecimento da Laurissilva como forma de garantir a preservação deste património que é nosso e da humanidade e da EBS/PE/C Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco (Porto Santo) recebemos uma ilustração sobre esperança.

Aproveite para ler ou reler o suplemento dedicado à FLORESTA.

E chegámos à segunda cereja…

🥇No suplemento da Floresta, o segundo iPhone 11 atribuído pela NOS Madeira foi para uma ilustração que alerta para a invasão silenciosa do plástico na natureza.

Veja o momento da entrega do prémio AQUI

“O Plástico está a invadir a nossa floresta. É preciso protegê-la!” foi a ilustração do David Ferreira da EB23 Dr. Horácio Bento de Gouveia (Funchal), que lhe valeu o 2.º dos quatro iPhones 11 recondicionados, oferta da NOS Madeira.

Curiosamente…

Na deslocação à escola, ficámos a saber que o David Ferreira é o “Ministro do Ambiente” indigitado no âmbito do projeto ‘100 anos de democracia: 1974 a 2074’.

O projeto, da responsabilidade da Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril, visa a participação social efetiva dos alunos portugueses nas comunidades educativas em que estão inseridos, usando os meios de comunicação digital e respeitando os princípios da Democracia, o Estado de Direito e os Direitos Humanos.

Para saber mais sobre este projeto visite o site da escola.

Nas bancas, a 16 de maio, a terceira edição do ‘A TUA VEZ é verde’, dedicada à BIODIVERSIDADE, lançava a questão “Que acontece quando faltarem demasiadas peças?”

A Cynthia Thomaz e a Filipa Gomes, da EBS Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas, de entre 17 propostas apresentadas para o tema BIODIVERSIDADE, ficaram em primeiro lugar no concurso ‘A MINHA VEZ pelo ambiente’ e assim ganharam um voucher de 60 euros patrocinado pelo Centro Comercial La Vie Funchal.

A edição dedicada à BIODIVERSIDADE contou com a participação de 13 escolas e da EBS/PE/C do Porto Moniz chegou o alerta para as espécies animais que na ilha da Madeira encontram-se em risco de extinção.

A EB/PE de Santo António e Curral das Freiras (Funchal) deu a conhecer o projeto ‘Reflorestar para renascer — Cultivando a vida’. Concebido para para dois anos, este projeto de flexibilidade curricular desenvolvido por alunos dos 5.º e 6.º anos, pretende promover a proteção da biodiversidade que rodeia a escola e as serras de Santo António, contribuir para uma maior ligação da comunidade educativa à natureza, entre outras competências necessárias para uma cidadania ativa e consciente.

Aproveite para ler ou reler o suplemento dedicado à BIODIVERSIDADE.

Mais um iPhone 11 oferecido, mais uma aluna feliz…

🥇No suplemento da Biodiversidade, o terceiro iPhone 11 recondicionado atribuído pela NOS Madeira foi para a Lia Canha, da EBS Gonçalves Zarco (Funchal).

Veja o vídeo do momento da entrega do prémio AQUI

“Quando a memória for o que resta ” é um texto que fala sobre memórias felizes de infância relembradas num passeio ao longo da floresta.

A última edição dedicada ao CLIMA, foi para as bancas no dia 6 de junho e na capa a natureza dá sinais de estar em sofrimento. Há um claro alerta para a possível destruição da vida no planeta.

A Maria Letícia Camacho, do Externato da Apresentação de Maria (Funchal), através de desenho e colagens, criou o trabalho vencedor, que de entre 26 propostas apresentadas para o tema CLIMA conquistou os jurados e o primeiro lugar no concurso ‘A MINHA VEZ pelo ambiente’ e assim recebeu um voucher de 40 euros patrocinado pelo Centro Comercial La Vie Funchal.

Das 13 escolas que participaram na edição de junho, destacamos o artigo de opinião ‘Não há Planeta B!’, da Mariana Carvalho, da EBS/PE da Calheta, que aponta várias medidas de combate à poluição marinha. Já o Quévin Barros, do Colégio Infante D. Henrique, ambiciona fazer a diferença através de ações concretas e apresentou um ‘Manifesto pelo Clima’.

Aproveite para ler ou reler o suplemento dedicado ao CLIMA.

Em clima de festa, entrega do último iPhone 11 oferecido pela NOS Madeira…

🥇Na edição relativa ao Clima, o último iPhone 11, atribuído pela Nos Madeira, rumou à Escola EB23 da Torre (Câmara de Lobos) para premiar a ilustração da Núria Andrade. O prémio foi recebido na festa de encerramento do Suplemento ‘A TUA VEZ é verde’.

Veja o momento da entrega do prémio AQUI

O ‘A TUA VEZ é verde’ cativou a comunidade, que quis participar e o projeto ganhou novas parcerias

Como reconhecimento do valor deste projeto, o Centro Comercial La Vie Funchal associou-se a esta causa, atribuindo um patrocínio de 5000 euros. Juntou-se ainda a valiosa parceria do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza (IFCN).

«Esta iniciativa tem mérito e espaço para continuar a crescer.» Foram estas as palavras de Luis Loureiro, administrador e CEO da Widerproperty, aquando da assinatura do protocolo de colaboração, que decorreu no Centro Comercial La Vie Funchal, no dia 28 de fevereiro de 2023.

Luís Loureiro referiu ainda que «…o Go Green é um projeto da WiderProperty para todos os seus mandatos de gestão em termos de imobiliário». Este projeto nasceu com a missão de comunicar a responsabilidade ambiental, divulgar as boas práticas ambientais e promover as alterações de hábitos e comportamentos. Tem o objetivo de contribuir para proteger o planeta e as gerações futuras.

Novas ideias enriquecem ainda mais o projeto

Todas as escolas participantes receberam um KIT GO GREEN composto por um carrinho de mão, um regador, um ancinho, uma enxada e um saco de terra. O objetivo foi ajudar a criar um espaço verde nas escolas. Para o efeito, o IFCN colocou à disposição plantas que tivessem condições para para se desenvolverem na área geográfica da escola. Os estabelecimentos de ensino podiam ainda optar por receber plantas aromáticas oferecidas pela Direção Regional de Agricultura da Região Autónoma da Madeira.

‘O que fazes pelo Planeta?’

Com o objetivo de educar para uma cidadania ativa e participativa, desafiámos os jovens estudantes do terceiro ciclo a mostrarem o que fazem pelo planeta, identificando um problema ambiental — causas e consequências —, apresentarem uma solução e fazerem prova da implementação de ações para minimizar ou solucionar o problema.

As 16 melhores propostas receberam um voucher, patrocinado pelo Centro Comercial La Vie Funchal, no valor de 40 euros. E de entre várias “sementes” destacamos:

A Ema Flor Fernandes, da EB23 Dr. Horácio Bento de Gouveia, com a iniciativa “Vamos defender as abelhas”.

“Vamos defender as abelhas”

A Ema, através do projeto “Trilho da Ciência”, ajuda a defender as abelhas. Entre outros espaços, o “Jardim das Abelhas”, é justamente o paraíso delas. É um jardim muito florido, onde existe um hotel para estas nossas amigas. É o “Hotel HBG”. Neste local, as abelhas podem sentir-se em casa e descansar do trabalho e do dever importante que carregam às costas.

A Mariana Lala, aluna da Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol apresentou o “Lufa — Um contributo criativo para a sustentabilidade”.

“Lufa — Um contributo criativo para a sustentabilidade”

A Mariana participou no cultivo de lufa, uma planta cultivada na horta da escola. O seu fruto pode ser usado na alimentação quando verde e, quando seco, na higiene pessoal, como esponja para o corpo.

A Francisca Lameirinhas, da EB23 do Caniço trouxe o projeto “Abandono dos solos agrícolas”.

“Abandono dos solos agrícolas” — Coletor de água da chuva.

A Francisca, através do ‘Clube Aprender na Natureza’, ajudou na construção de um coletor de água da chuva.

Escola Básica e Secundária Bispo D. Manuel Ferreira Cabral (Santana)
Microalgas e suas potencialidades

A única escola da região que produz microalgas, desde 2020, que são utilizadas como biofertilizante, pretende cultivá-las para que também possam ser introduzidas na alimentação, bem como na agricultura sustentável, contribuindo para uma maior oxigenação do espaço escolar e a captura de dióxido de carbono.

Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos do Caniço
Apadrinhamento de Parcela de terreno no Parque Natural da Madeira

Através do clube Aprender na Natureza (CAN), a escola desenvolveu este projeto tendo como principal objetivo melhorar a literacia ambiental dos alunos através da “arte” do cultivo (como plantar, cuidar, e acompanhar o crescimento das plantas), respeitando os seus ritmos.

Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar da Calheta
Produção de farinha de banana verde

Desde 2015 que a EBS/PE da Calheta produz farinha de banana verde. Verificou-se que todos os anos, na ilha da Madeira, se desperdiçavam várias toneladas de banana rejeitada para venda, daí a ideia de transformar essa banana em farinha para ser usada na culinária.

Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia
Projeto de monitorização de abrigos de morcegos no parque ecológico do funchal.

O Parque Ecológico do Funchal, em parceria com a escola está a desenvolver um projeto dirigido à sensibilização para a conservação dos morcegos. O trabalho de campo integra a colocação de abrigos em diferentes áreas do Parque Ecológico e posterior monitorização, com o objetivo de detetar a presença das três espécies de morcegos existentes na região.

Tarde de comemoração e de entrega de prémios encerra a V série do ‘A TUA VEZ é verde’

No dia 16 de junho, juntaram-se alunos participantes, professores, representantes das escolas, patrocinadores, a equipa da SRE e do IFCN, num momento de celebração e de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido.

Os prémios às escolas vencedoras do ‘Prémio VERde’ e aos alunos vencedores do ‘Semente Criativa’ foram entregues pelas mãos do Secretário Regional de Educação, Ciência Tecnologia, Jorge Carvalho, pelo Diretor Geral de Retail da Widerproperty, João Xavier, pelo Diretor do Diário de Notícias da Madeira, Ricardo Miguel Oliveira e pela representante do IFCN, Isabel Freitas.

O ‘Espaço EntreArte’ na entrada da SRE associou-se ao ‘A TUA VEZ é verde’

Localizado no Palácio do Governo, o ‘Espaço EntreArte’ aliou-se a esta espécie de manifesto pelo planeta e, de abril a maio, exibiu os trabalhos premiados no concurso ‘A MINHA VEZ pelo ambiente’.

Sementes plantadas, missão cumprida

Com quatro edições publicadas, prémios atribuídos e sentido de propósito realizado, terminamos com ESPERANÇA renovada, sabendo que as novas gerações estão preparadas e predispostas para cuidar da nossa casa comum: o PLANETA. Até breve!

Autor: Rodrigo Dias da EBS/PE/C Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco (Porto Santo)
Reveja as peças anteriores dedicadas ao 'A Tua Vez'.

--

--

SRE . Madeira
Educatio Madeira

Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia . Governo Regional da Madeira