Concurso ‘A capa do PV é minha’

Onda de TALENTO “inunda” o ‘Ponto e Vírgula’

SRE . Madeira
Educatio Madeira
Published in
15 min readJan 12, 2023

--

Fizemos chegar às escolas do ensino secundário a maquete da capa do suplemento ‘Ponto e Vírgula’ e desafiámos os alunos a criarem a sua proposta. A resposta dos jovens resultou numa onda de talento que nos “inundou” com 173 ilustrações provenientes de 13 escolas.

O concurso tinha como objetivo selecionar seis capas da VIII série, relativas às edições de novembro e dezembro de 2022, janeiro, fevereiro, março e abril de 2023.

As propostas apresentadas podiam ser realizadas recorrendo a técnicas como pintura, desenho, ilustração, colagem ou imagem digital, desde que fossem bidimensionais e que aludissem ao tema ‘O PV no Futuro’. Todos os trabalhos foram acompanhados de uma memória descritiva que apresentava o conceito e a inspiração para a obra.

O júri reuniu-se e após uma longa análise, escolheu as seis propostas vencedoras:

Os trabalhos submetidos apresentavam uma tão elevada qualidade, que o júri decidiu atribuir nove menções honrosas e dez prémios especiais de participação.

As menções honrosas:

Prémios especiais de participação:

O «projeto das grandes ideias», como lhe chamou o administrador e CEO da Wider Property, empresa gestora do Centro Comercial La Vie Funchal, Luís Loureiro, premiou assim 25 jovens. Os seis vencedores, para além de verem o seu trabalho impresso na capa do ‘Ponto e Vírgula’, suplemento do Diário de Notícias da Madeira, ganharam um voucher de 30 euros, patrocinado pelo Centro Comercial La Vie Funchal.

As menções honrosas e os prémios especiais de participação receberam um voucher de 20 euros, patrocinado pelo Centro Comercial La Vie Funchal. Todos os trabalhos premiados foram impressos em sacos de pano.

O La Vie Funchal foi o anfitrião da entrega de prémios, que decorreu no dia 2 de novembro de 2022, por ocasião da assinatura dos protocolos de cooperação entre a SRE e os parceiros Diário de Notícias da Madeira e La Vie Funchal.

Todos os trabalhos estiveram expostos no La Vie Funchal

Júlia Ochôa, aluna da Escola da APEL, abrilhantou a cerimónia de entrega de prémios do concurso, com uma emocionante interpretação de ‘Call Out My Name’ (The Weeknd).

E porque o projeto ‘Ponto e Vírgula’ todos os anos procura evoluir, fazer diferente e melhor, foram tocantes as palavras do administrador e CEO da Wider Property, Luís Loureiro:

«Nós temos muito gosto em estar associados a este projeto, cuja qualidade vem sempre a crescer em todas edições...»

E foi neste registo de melhoria contínua que Luís Loureiro lançou um novo repto à equipa gestora do PV, pensar num projeto novo que tenha por objeto a sustentabilidade:

«Estamos muito focados em evoluir no conceito da sustentabilidade. Já todos assimilaram que a sustentabilidade tem uma componente muito importante que é a sustentabilidade ambiental, no entanto o conceito é mais lato, mais abrangente (...) refere-se à sustentabilidade humana, social, a sustentabilidade na forma como se gerem as empresas, em que a ética nos negócios faz parte do topo da pirâmide e é assim o desafio, para que todos possamos descobrir esta abordagem mais lata».

Carlos Fernandes, gerente executivo da Empresa Diário de Notícias, salientou que «…maior literacia para os media e combate à desinformação é um objetivo», e apelou a que a SRE:

«…procure fomentar junto dos alunos e da comunidade escolar rotinas de consumo de informação de fontes credíveis, independentes e sérias».

O Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, considerou de grande pertinência, no atual contexto, os desafios colocados pelos parceiros.

«Os desafios estão assumidos e vamos procurar, como sempre, dar o melhor contributo e encontrar o melhor “desenho” para concretizar os mesmos».

Jorge Carvalho deixou ainda uma palavra de agradecimento aos órgãos de gestão das escolas, aos seus professores coordenadores e sobretudo aos alunos, cuja envolvência permite que o projeto ‘Ponto e Vírgula’ possa ter a dinâmica e a expressão que alcançou ao longo de 7 anos.

A síntese das imagens

Aqui fica a galeria de imagens dos restantes trabalhos submetidos no âmbito do concurso ‘A capa do PV é minha’.

Escola Secundária de Francisco Franco (Funchal):

Escola Secundária de Jaime Moniz (Funchal):

Escola Básica e Secundária de Machico:

Escola Básica e Secundária D.ª Lucinda Andrade (São Vicente):

Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares (Ribeira Brava):

Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas — Carmo (Câmara de Lobos):

Escola Básica e Secundária de Santa Cruz:

Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco (Funchal):

Escola Básica e Secundária com Pré Escolar e Creche Prof. Doutor Francisco Freitas Branco (Porto Santo):

Escola Básica e Secundária com Pré Escolar e Creche do Porto Moniz:

Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol:

Escola Básica e Secundária com Pré Escolar da Calheta

Localizado no Palácio do Governo, o ‘Espaço EntreArte’, entre janeiro e março de 2023, exibiu os 173 trabalhos submetidos a concurso.

Todas as paredes do ‘EntreArte’ foram poucas para exibir os desenhos futuristas dos alunos do secundário.

Em vídeo e em ritmo acelerado, ‘A Capa do PV é minha!’

--

--

SRE . Madeira
Educatio Madeira

Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia . Governo Regional da Madeira