Plantar o Futuro, agora

31 ações de plantação | 13 escolas | 1600 alunos |100 professores

SRE . Madeira
Educatio Madeira
5 min readSep 6, 2019

--

O projeto ‘Plantar o Futuro’ é um programa de recuperação da natureza e de educação ambiental na Região Autónoma da Madeira, que, no ano letivo 2018/2019, envolveu mais de um milhar e meio de alunos e uma centena de professores em ações de plantação nas serras.

Uma manhã na serra

Duas vezes por semana, de novembro a abril, alunos do ensino secundário e seus professores subiam as serras da Madeira ou do Porto Santo, para levar raízes de vida a espaços como o Paul da Serra, o Chão das Galinhas ou o Pico Castelo.

Posto Florestal das Chapas, Pico Castelo (Porto Santo)

Nessas manhãs, por vezes de nevoeiro, os técnicos da Secretaria Regional de Educação (SRE) faziam o acolhimento dos participantes e entregavam um conjunto individual de materiais educativos.

Depois, no local de plantação, os técnicos da Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais (SRA) procediam a uma breve explicação sobre os procedimentos a realizar para abrir as covas, manusear as alfaias agrícolas e preparar as plantas para o momento da plantação.

Chão das Galinhas, Serras de Santo António (Madeira)

Dos procedimentos a efetuar, constavam a plantação, a rega, a identificação numerada da planta e a colocação de uma rede protetora, para aumentar as probabilidades de sobrevivência daquele ser vivo.

Palestra final

Após a pausa para merenda, seguia-se a palestra final focada na temática ambiental e na relevância daquela atividade.

O regresso à escola era, muitas vezes, antecedido pela captura de fotografias, por alunos e professores, dos arbustos e árvores plantados rodeados dos seus futuros zeladores.

Cronograma de uma manhã de plantação

Materiais educativos oferecidos a cada participante

A cada participante foram oferecidos um marcador numérico (identificador do espécime a plantar, com uma parte destacável) e uma declaração de compromisso de zelador pelo crescimento sadio dessa árvore ou arbusto.

Reprodução de materiais educativos oferecidos

Entidades envolvidas

Esta iniciativa da SRE, desenvolvida em parceria com a SRA e o Centro Comercial La Vie, permitiu aliar o enquadramento pedagógico ao enquadramento técnico, conjugando boas vontades, recursos e oportunidades, para melhorar o futuro de todos.

O papel das escolas — alunos, professores, funcionários e dirigentes — foi essencial no sucesso pedagógico do trabalho desenvolvido, seja pela integração nos planos de atividades das instituições, seja pela articulação didática com o trabalho letivo nas diferentes áreas curriculares.

Em complemento, a presença da Cruz Vermelha assegurou um permanente contexto de segurança.

Parceiros do projeto

Sabia que…

O coberto vegetal tem um papel preponderante no ciclo da água?
Ciclo da água
A urze-das-vassouras é uma planta endémica da Madeira?

Valeu a pena?

Nos espaços recuperados, cada um dos participantes plantou pelo menos um arbusto ou uma árvore — contributo relevante para a regeneração do coberto vegetal das serras, especialmente afetado pelos desastres naturais da última década.

Em 31 ações de plantação realizadas, participaram cerca de 1600 alunos e mais de uma centena de professores, provenientes de 13 escolas públicas e privadas com ensino secundário.

Os participantes trabalharam colaborativamente para o bem comum, melhorando a noção dos seus atos e decisões, bem como da responsabilidade partilhada pela preservação ambiental.

A pertinência de ‘Plantar o Futuro’ foi classificada, pelas escolas, com um resultado médio de 98,2%. Por outro lado, a qualidade global do projeto, com 96,4% de nível de satisfação, foi amplamente reconhecida pelos participantes.

Valorização pública

O impacto social do projeto 'Plantar o Futuro' foi potenciado com a valorização pública do esforço dos participantes.

Durante o mês de dezembro de 2018, no Centro Comercial LaVie Funchal, os passantes puderam apreciar um canteiro de plantas endémicas escavado num tronco de árvore com alusão à temática.

Peça expositiva com canteiro no La Vie

A elaboração desta peça expositiva contou com a dedicação de vários alunos e professores da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco.

Em janeiro, fevereiro e março de 2019, o periódico JM-Madeira dedicou uma página a cores à iniciativa, com infografias, testemunhos, curiosidades e alguns números significativos.

Páginas do JM-Madeira sobre o ‘Plantar o Futuro’

O programa Madeira Viva, da RTP Madeira, dedicou, em março, parte de uma emissão ao trabalho desenvolvido neste âmbito.

De fevereiro a maio, no espaço EntreArte, da Secretaria Regional de Educação, esteve patente uma pequena exposição sobre o projeto e a participação de estudantes, professores e escolas nas atividades.

Três painéis dos 18 painéis exibidos no espaço EntreArte [premir para aumentar]

--

--

SRE . Madeira
Educatio Madeira

Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia . Governo Regional da Madeira