Ponto e Vírgula, o desafio mensal

Autenticidade numa publicação de e para estudantes

SRE . Madeira
Oct 17, 2018 · 5 min read
Image for post
Image for post
«Quando eu desenho, crio algo ou escrevo é também para as pessoas que estão a ‘ler’ a imagem, para que tenham a sua própria interpretação.»
(Gabriel Tozarin, aluno entrevistado por João Filipe Pestana).

Num tempo em que o imediatismo na comunicação se impõe, a reflexão crítica e a expressão criativa dos estudantes adquirem um elevado valor social.

A publicação Ponto e Vírgula (PV) assume o balanço entre a agilidade da comunicação e a autenticidade da mensagem. Nas palavras daquele aluno — vencedor na modalidade de ilustração do concurso escolar #GrandeIdeia — pressente-se a relevância de espaços editoriais abertos à participação da comunidade.

Image for post
Image for post
Pode reler todas as edições, número a número. Clique para descarregar a publicação pretendida (em PDF).
Image for post
Image for post
Image for post
Image for post
Image for post
Image for post
Image for post
Image for post
Image for post
Image for post
Image for post
Image for post
Image for post
Image for post
Image for post
Image for post
Image for post
Image for post
Image for post
Image for post

Grandes áreas de participação dos estudantes

A capa

Por seis vezes, a capa do suplemento foi idealizada e executada por alunos de artes visuais da RAM, definindo a ideia gráfica da respetiva edição.

O editorial

De novembro a abril, ser editor por um dia foi a ambição cumprida por seis estudantes junto da equipa de produção. Fazer chamadas de capa, escolher destaques e redigir títulos foram tarefas executadas com esmero, complementadas pela assinatura do editorial do mês.

O concurso

#GrandeIdeia é não apenas uma etiqueta, mas também um concurso escolar que, pelo segundo ano, desafiou os participantes em sete modalidades — conto, fotografia, ilustração, investigação histórica, poesia, reportagem e vídeo.

Image for post
Image for post

Nas dezasseis páginas do Ponto e Vírgula, metade foi reservada para o concurso, que mobilizou a comunidade escolar e que recebeu trabalhos de 118 alunos.

Em cada modalidade, três jurados de referência apreciaram as obras propostas pelas escolas, dignificando de sobremaneira o processo de avaliação.

As rubricas

Além do enquadramento editorial, as rubricas do Ponto e Vírgula foram assumindo, paulatinamente, um papel de incentivo no trabalho desenvolvido por 215 alunos do ensino secundário com apoio de mais de uma centena de professores.

Entrevistas e reportagens, notas sobre eventos, textos de opinião ou literários, bandas desenhadas e ilustrações, bem como apontamentos sobre música e desporto estiveram ‘a par e passo com o ano escolar’.

A exemplo do ano letivo anterior, dois alunos correspondentes contribuíram — decisivamente, em cada escola — para a qualidade dos conteúdos e para a motivação dos colegas. Numa perspetiva educativa e como suporte ao trabalho anual, decorreu um dia de formação inicial dos correspondentes no espaço da equipa de produção, no centro La Vie e nas instalações do Diário de Notícias.

A experiência

Fruto do sucesso editorial, a NOS Madeira assegurou um prémio para o autor do trabalho mais relevante em cada número, publicado fora do concurso. Seis estudantes viram o seu talento reconhecido por esta empresa de telecomunicações e puderam convidar um colega para uma atividade de sua preferência.

A Festa

O corolário desta ebulição editorial deu-se na Festa do Ponto e Vírgula, realizada na Quinta Vigia (Funchal), tendo como anfitrião o Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque. Sendo uma publicação de e para estudantes, a cerimónia foi apresentada por um par de correspondentes, eleitos pelos seus pares.

Image for post
Image for post

Nascido nas escolas, alimentado pelos estudantes e acarinhado pelos professores, o Ponto e Vírgula vive na comunidade, beneficiando da articulação entre o interesse público e o apoio privado.

Todos os vídeos do Ponto e Vírgula...
A expressão plástica no #GrandeIdeia 
A segunda série do Ponto e Vírgula
As boas práticas no Ponto e Vírgula
A primeira série do Ponto e Vírgula
Image for post
Image for post

Educatio Madeira

Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia da…

Medium is an open platform where 170 million readers come to find insightful and dynamic thinking. Here, expert and undiscovered voices alike dive into the heart of any topic and bring new ideas to the surface. Learn more

Follow the writers, publications, and topics that matter to you, and you’ll see them on your homepage and in your inbox. Explore

If you have a story to tell, knowledge to share, or a perspective to offer — welcome home. It’s easy and free to post your thinking on any topic. Write on Medium

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store