Pontos de Vista

SRE . Madeira
Educatio Madeira
Published in
7 min readJul 7, 2023

Exposição ‘Paisagens da Madeira | A Ilha e o Mar

«Fotografar, é colocar na mesma linha, a cabeça, o olho e o coração».
Henri Cartier-Bresson

Consegue imaginar um brownie sem chocolate?

Um comboio sem carris?

Uma ilha sem mar?

Nós também não… A ilha precisa do mar para ser aquilo que é! Para ser um porto seguro, um refúgio, um abrigo. E em troca, o mar abre-se como uma porta para o mundo, lembrando heróis e travessias heróicas, aventuras fantásticas.

E nenhuma ilha pode ser comparada à “nossa”, porque a “nossa ilha” tem memórias, cheiros e recordações. E deste encanto que temos pela nossa ilha, surgiu a segunda edição do concurso ‘Paisagens da Madeira’, desta feita com o tema ‘A Ilha e o Mar’.

O concurso envolveu 15 escolas da Região Autónoma da Madeira e a participação de 164 alunos dos 7.º, 8.º e 9.º anos, cujas fotografias mais votadas foram expostas na entrada da SRE - no Espaço EntreArte - cenário de muitas visitas, particularmente de turistas que visitam este edifício histórico.

Presente na abertura da exposição, o secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, relevou a quantidade e a qualidade da participação no concurso:

«Esta atividade tem agora um cariz regional, tendo em conta a sua abrangência, e dá expressão à criatividade dos alunos, tornando-a visível num espaço muito frequentado também por turistas», sublinhou, destacando ainda o apoio prestado aos alunos pelos professores e encarregados de educação.

«A fotografia é uma paixão. Fiz a minha fotografia na Madalena do Mar. Nesse dia o mar estava muito revolto e eu senti vontade de registar o momento e mostrar ao mundo a beleza daquele instante».

A vencedora acrescentou ainda que «na cabeça, nos olhos e no coração aliam-se em perfeita harmonia as imagens que me projetam para o mar que me rodeia e para as montanhas que me cercam».

«Consegui esta fotografia na praia da Ribeira Brava, durante uma atividade do Clube de Fotografia da minha escola. Era tarde e o mar estava muito agitado. Já estávamos a tirar fotografias há algum tempo; devo ter feito cerca de 50. Aquela que me garantiu este prémio foi a melhor de todas! O momento foi registado com a minha máquina fotográfica, uma Cannon 250D».

«Tirei a minha fotografia no miradouro da Boaventura, com o meu telemóvel. Associei de imediato aquele momento a uma felicidade e a um deslumbramento que senti, por ter tido, simplesmente, a oportunidade de ver aquela paisagem».

«Captei a minha fotografia em Machico. Seguia de carro com a minha mãe a caminho do treino. Achei muito bonito aquele momento. Parámos por uns instantes, agarrei no telemóvel e registei aquela ocasião. Gosto imenso de fotografar e de editar as minhas próprias fotografias. Sinto-me livre nos momentos em que sou só eu, a câmara do meu telemóvel e momentos que merecem ser eternizados».

Até ao final de setembro de 2023, passe pelo espaço EntreArte, à entrada
da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia e aprecie a
paisagem da Ilha da Madeira, vista pelo olhar dos nossos alunos.

O ‘Paisagens da Madeira: A Ilha e o Mar’ é uma iniciativa da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através do Clube Europeu da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco e a Direção Regional de Juventude.

Espreite aqui a galeria das fotografias expostas.

As quatro fotografias Vencedoras

Aproveite e “visite” a exposição da primeira edição do concurso ‘Paisagens da Madeira | Do Mar à Montanha

--

--

SRE . Madeira
Educatio Madeira

Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia . Governo Regional da Madeira