Caso de Sucesso: Como o Colégio Integral se preparou para o ENEM Digital — 7 anos antes de se tornar obrigatório

Gabriel Melo
Aug 23, 2019 · 6 min read

Você sabe como as soluções da Eduqo vêm ajudando os colégios?

Nossa série de Casos de Sucesso traz histórias práticas de escolas ao redor do Brasil que têm alcançado resultados práticos ao trabalhar com as soluções da Eduqo em suas Rotinas Pedagógicas Digitais.

É a vez de contarmos a história do Colégio Integral (Salvador/BA).

Fachada do Colégio Integral, no bairro de Pituba — Salvador/BA.

O Colégio Integral atende cerca de 1500 alunos na região litorânea do bairro de Pituba, em Salvador. Com 28 anos de história, sempre se posicionou como inovador, construindo, buscando e fomentando soluções que tornam o aprendizado de seus alunos mais eficiente. Seus pilares são Acolhimento, Transformação e Resultados.

Seus alunos são preparados para os principais concursos do país, levando alunos para Universidades Federais, Estaduais e Particulares bem conceituadas em todo o Brasil. UFBA, Escola Bahiana de Medicina, USP, UNICAMP, ITA, IME, AFA, dentre outras.

Ouvimos Paulo Rocha, Diretor Pedagógico e Milane Teixeira, Coordenadora do Tecnologia, para entendermos mais sobre como o Colégio Como o Colégio Integral se preparou para o ENEM Digital — 7 anos antes de se tornar obrigatório

Um projeto de transformação digital

Os nomes “Tecnologia”, “Digital”, “Híbrido” vêm sendo muito usados no mundo educacional nos últimos 5 anos. Entretanto, ainda não há consenso sobre o que se deve esperar, de fato, sobre o resultado que cada um destes termos traz para o dia-a-dia escolar.

Por isso, vamos primeiro alinhar nossa definição sobre o que são projetos de transformação digital.

Rotinas Pedagógicas são algo conhecido das escolas: Avaliação Pontual, Continuada, Diagnóstica; Tarefa de Casa; Aula Invertida; Reforço e Aprofundamento, etc.

Pirâmide de Rotinas Pedagógicas

Cada uma destas rotinas existe por um motivo diferente. As rotinas avaliativas, por exemplo, nasceram com a finalidade de compreender a eficiência da absorção do conhecimento e das habilidades e competências críticas pelo aluno, e para que o corpo docente pudesse agir sobre fraquezas e potenciais, a fim de maximizar a aprendizagem de cada aluno.

Entretanto, no dia-a-dia, muito do que se espera de uma rotina de Avaliação se perde nas ineficiências de fazer com que cada um destes passos ocorra. Isso porque o corpo de professores tem um tempo limitado à sua disposição. Quando etapas operacionais (como confeccionar e corrigir provas ou analisar resultados, por exemplo) tomam mais tempo do que deveriam, outras etapas deixam de ser feitas.

Ou seja: precisamos encontrar formas de tornar mais eficientes alguns passos das rotinas de professores, coordenadores, orientadores e outros agentes do processo educacional.

Este é o propósito de um Projeto de Transformação Digital: Tornar uma rotina existente mais eficiente através de ferramentas que salvem tempo e tornem intervenções antes impossíveis ou inviáveis em possíveis e viáveis.

Uma vez entendido este conceito, vamos analisar como o Colégio Integral tem transformado sua Rotina Pedagógica de Avaliação Continuada através do digital.

Avaliação Continuada Digital no Colégio Integral em números

Entendemos que a forma mais simples de comunicar o sucesso do Colégio na sua missão de tornar Avaliação Continuada Digital uma realidade é lançarmos o olhar sobre os resultados atingidos.

Em apenas 6 meses de projeto de Transformação Digital, o Colégio já realiza 100% de suas avaliações semanais com todos os anos escolares a partir do 4º Ano do Ensino Fundamental, até a 3ª Série do Ensino Médio.

Por quê a escola decidiu levar suas Avaliações para o meio digital?

Milane: “É tudo uma questão de eficiência e agilidade. Tornar eficiente a rotina de análise do professor para tornar ágil a rotina de evolução do aluno”.

O colégio tem, hoje, muita rapidez em entender o real nível da turma, em todos os momentos. Como os alunos realizam avaliações semanais no meio digital e os relatórios são gerados em tempo real, já durante a execução dos alunos, o corpo docente tem, através dos relatórios de fácil leitura, informações fundamentais para entender não apenas como a turma está, mas o que fazer para ajudar os alunos a evoluirem seus resultados.

Como era a rotina de Avaliações dos alunos antes, e como é agora?

Milane: Já realizávamos avaliações semanais, sempre às sextas-feiras. Entretanto, a velocidade de entendimento sobre como a turma estava era lenta, uma vez que, naturalmente, o processo de correção, tabulação de dados e interpretação tomava muito tempo. Com isso, às vezes, quando entendíamos a turma, o conteúdo já tinha avançado, e era difícil voltar para auxiliar o aluno.

Agora, as avaliações são distribuídas ao longo da semana, permitindo que sejam realizadas digitalmente com a infraestrutura que já tínhamos na escola. A correção, tabulação e pré-interpretação passou a ser imediata, permitindo que professores possam analisar o desempenho rapidamente. Se tornou possível ajustar o curso de ação da próxima aula antes que ela aconteça.

Quais dificuldades iniciais foram vivenciadas e como elas foram superadas?

Milane: O maior elemento que sentimos na transição foi a resistência cultural. Sair do papel para o digital gera uma série de expectativas diferentes em cada aluno, em cada família. Alguns pais e alunos se sentiram inseguros e questionaram a confiabilidade do processo avaliativo, uma vez que passavam a interagir com algo novo para eles.

Entretanto, entendemos que este é um processo natural de uma transição, e começamos a construir a confiança nos alunos e famílias através das evidências de confiabilidade. Em diversos momentos onde ocorreram questionamentos, tanto o sistema da Eduqo quanto os profissionais do time de Relacionamento forneceram todo o suporte, embasado em relatórios e registros detalhados, mostrando exatamente o que aconteceu, com horários, e informações com muita precisão.

Além disso, o time da Eduqo também mantém uma relação próxima, inclusive acolhendo diversos feedbacks sobre o processo avaliativo e implementando estes feedbacks na ferramenta com agilidade, o que também nos respaldou e nos deu mais confiança.

Como é o engajamento dos alunos?

Milane: Os alunos gostam do ambiente de Avaliações Digitais. No início, mostraram-se assustados, uma vez que anteriormente não tinham devolutivas sobre seu desempenho e engajamento de forma imediata.

Hoje, estão acostumados e ficam ansiosos pela análise dos resultados. Eles ganham a possibilidade de, prontamente, questionar juntamente a seus professores sobre exercícios em que não tiveram bom desempenho, ou entender como podem melhorar em cada disciplina, sem deixar acumular matéria — algo que antes ocorria, pois a devolutiva de cada avaliação demorava.

A família já enxerga benefícios com a Avaliação Digital?

Milane: Sim — em partes. Alguns entendem que a rapidez nos resultados é uma boa oportunidade para os alunos, pois permite que o ciclo de devolutivas rápido aumente a capacidade do aluno em evoluir prontamente. Outras ainda questionam o uso da tecnologia e trazem a visão de que tecnologia em excesso não é boa para o aluno.

Como escola, entendemos que a tecnologia tem seu momento e cumpre um papel específico, não devendo se tornar uma ferramenta sem propósito. Estamos construindo uma Rotina Pedagógica e decidimos trazer processos e ferramentas que permitissem ao aluno ganhar eficiência e velocidade de melhoria, sempre preocupados em fazê-lo de forma responsável e consciente. Acreditamos estar no caminho certo, e nossos resultados têm nos respaldado.

Transformar hábitos pessoais não é algo simples — basta olharmos para nossas vidas. Transformar rotinas inteiras em um ambiente de escola, que reúne tantos profissionais diferentes, é um desafio enorme.

Implantar Rotinas Pedagógicas Digitais não se trata de um desafio tecnológico. Se trata de um desafio humano. Empatia, construção de hábitos, formação, metas — todos estes elementos têm que estar presente para que haja sucesso.

É isso que a Eduqo faz: constrói soluções e projetos para transformar Escolas e permitir que se tornem maiores, melhores e mais eficientes. Acesse nossa Página de Soluções e conheça um pouco sobre como podemos construir algo juntos.

Continue acompanhando nosso blog — a próxima História de Sucesso vai surpreender você! 💚 🤗

Eduqo

As melhores soluções para escolas que querem personalizar a aprendizagem, engajar professores, captar e fidelizar seus alunos.

Gabriel Melo

Written by

Co-fundador da Eduqo. Diretor de Produto e Marketing.

Eduqo

Eduqo

As melhores soluções para escolas que querem personalizar a aprendizagem, engajar professores, captar e fidelizar seus alunos.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade