Caso de Sucesso: Como o Colégio Integral se preparou para o ENEM Digital — 7 anos antes de se tornar obrigatório

Gabriel Melo
Aug 23, 2019 · 6 min read

Você sabe como as soluções da Eduqo vêm ajudando os colégios?

Nossa série de Casos de Sucesso traz histórias práticas de escolas ao redor do Brasil que têm alcançado resultados práticos ao trabalhar com as soluções da Eduqo em suas Rotinas Pedagógicas Digitais.

É a vez de contarmos a história do Colégio Integral (Salvador/BA).

Image for post
Image for post
Fachada do Colégio Integral, no bairro de Pituba — Salvador/BA.

Um projeto de transformação digital

Os nomes “Tecnologia”, “Digital”, “Híbrido” vêm sendo muito usados no mundo educacional nos últimos 5 anos. Entretanto, ainda não há consenso sobre o que se deve esperar, de fato, sobre o resultado que cada um destes termos traz para o dia-a-dia escolar.

Image for post
Image for post
Pirâmide de Rotinas Pedagógicas

Este é o propósito de um Projeto de Transformação Digital: Tornar uma rotina existente mais eficiente através de ferramentas que salvem tempo e tornem intervenções antes impossíveis ou inviáveis em possíveis e viáveis.

Uma vez entendido este conceito, vamos analisar como o Colégio Integral tem transformado sua Rotina Pedagógica de Avaliação Continuada através do digital.

Avaliação Continuada Digital no Colégio Integral em números

Entendemos que a forma mais simples de comunicar o sucesso do Colégio na sua missão de tornar Avaliação Continuada Digital uma realidade é lançarmos o olhar sobre os resultados atingidos.

Image for post
Image for post

Por quê a escola decidiu levar suas Avaliações para o meio digital?

Milane: “É tudo uma questão de eficiência e agilidade. Tornar eficiente a rotina de análise do professor para tornar ágil a rotina de evolução do aluno”.

O colégio tem, hoje, muita rapidez em entender o real nível da turma, em todos os momentos. Como os alunos realizam avaliações semanais no meio digital e os relatórios são gerados em tempo real, já durante a execução dos alunos, o corpo docente tem, através dos relatórios de fácil leitura, informações fundamentais para entender não apenas como a turma está, mas o que fazer para ajudar os alunos a evoluirem seus resultados.

Image for post
Image for post

Como era a rotina de Avaliações dos alunos antes, e como é agora?

Milane: Já realizávamos avaliações semanais, sempre às sextas-feiras. Entretanto, a velocidade de entendimento sobre como a turma estava era lenta, uma vez que, naturalmente, o processo de correção, tabulação de dados e interpretação tomava muito tempo. Com isso, às vezes, quando entendíamos a turma, o conteúdo já tinha avançado, e era difícil voltar para auxiliar o aluno.

Quais dificuldades iniciais foram vivenciadas e como elas foram superadas?

Milane: O maior elemento que sentimos na transição foi a resistência cultural. Sair do papel para o digital gera uma série de expectativas diferentes em cada aluno, em cada família. Alguns pais e alunos se sentiram inseguros e questionaram a confiabilidade do processo avaliativo, uma vez que passavam a interagir com algo novo para eles.

Como é o engajamento dos alunos?

Image for post
Image for post

A família já enxerga benefícios com a Avaliação Digital?

Milane: Sim — em partes. Alguns entendem que a rapidez nos resultados é uma boa oportunidade para os alunos, pois permite que o ciclo de devolutivas rápido aumente a capacidade do aluno em evoluir prontamente. Outras ainda questionam o uso da tecnologia e trazem a visão de que tecnologia em excesso não é boa para o aluno.

Eduqo

Ensino Híbrido , Personalização da Aprendizagem, Engajamento, Fidelização e Captação de Alunos 📚📱

Medium is an open platform where 170 million readers come to find insightful and dynamic thinking. Here, expert and undiscovered voices alike dive into the heart of any topic and bring new ideas to the surface. Learn more

Follow the writers, publications, and topics that matter to you, and you’ll see them on your homepage and in your inbox. Explore

If you have a story to tell, knowledge to share, or a perspective to offer — welcome home. It’s easy and free to post your thinking on any topic. Write on Medium

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store