Como montar a estrutura de uma aula para o ensino a distância?

Image for post
Image for post

A digitalização emergencial da educação em 2020 ensinou que dar aulas online é muito diferente de estar em sala com os alunos. Esse formato exige novas habilidades dos professores, e o primeiro desafio é como estruturar uma aula a distância eficiente.

A internet permite utilizar linguagens digitais e abre caminho para novas abordagens de ensino. Mas como aproveitar todas essas possibilidades e manter os estudantes engajados, em meio às distrações do ambiente virtual?

Neste post, vamos entender como estruturar uma aula para o ensino a distância e adaptar o aprendizado para aproveitar o melhor que a tecnologia tem a nos oferecer.

Aulas síncronas e assíncronas: como usá-las e quando?

Os recursos virtuais permitem que as aulas a distância funcionem em formatos síncronos ou assíncronos. Cada modelo tem suas vantagens e desvantagens, e a sua combinação pode ser uma ótima aliada na construção de um programa de ensino completo.

As aulas síncronas acontecem quando professor e alunos estão no mesmo ambiente virtual ao mesmo tempo. Esse modelo permite maior interação entre os alunos e acompanhamento simultâneo das atividades, mas traz desafios como falta de flexibilidade e uma menor autonomia na escolha de quando se quer estudar.

Já nos formatos assíncronos, o aprendizado ocorre em qualquer hora ou local, independente de uma interação em tempo real, com flexibilidade de horários e maior alcance de alunos. No entanto, as aulas assíncronas são mais solitárias e exigem uma maior autodisciplina dos estudantes.

Aprendizagem invertida: combinando o síncrono e o assíncrono na prática

A sala de aula invertida é um modelo de ensino híbrido que combina momentos síncronos e assíncronos. Sua aplicação é mais conhecida na união do presencial com o online em uma estratégia de aprendizado, mas a aula invertida também pode ter bons resultados no ensino a distância.

Combinando o aprendizado individual com o momento colaborativo online, a aula invertida une as vantagens de um modelo de aulas flexível com a interação e colaboração dos encontros em tempo real, dando ao aluno maior autonomia sobre seu aprendizado.

Saiba mais >> Aulas mais efetivas com sala de aula invertida

Estruturando a sua aula online

Ao pensar na criação de sua aula online, é importante ter em mente que é preciso ir além de uma boa ideia e disposição para ensinar.o que traz a tona uma outra discussão importante: as escolas precisam priorizar a infraestrutura, a capacitação dos professores, e repensar no conteúdo dos cursos e experiências de aprendizagem.

Uma estrutura consistente para as aulas não só deixa os alunos mais confiantes como economiza o tempo de preparação das aulas.

Mostre como será a jornada

Para aprender, nosso cérebro precisa saber o contexto do conhecimento para fazer ligações com o que já sabemos. Ao iniciar suas aulas, apresente cada lição e mostre o caminho que foi realizado no curso.

A jornada de aprendizagem é um mapa que será trilhado, e fornecer o mapa aos alunos é dar o contexto que eles precisam para ter mais autonomia.

Apresente o que se vai aprender

Trazer um panorama geral do conteúdo antes de se aprofundar no assunto reforça o contexto que falamos no tópico anterior. Essa apresentação também é um passo importante para despertar a curiosidade nos alunos e deixá-los interessados em acompanhar a aula.

Explique o porquê de aprender o conteúdo

Pode parecer óbvio, mas é importante trazer o objetivo do aprendizado não só para a disciplina, mas também no uso cotidiano. Mostre situações reais, traga contexto e referências.

Você pode usar vídeos com entrevistas, mostrar fotos ou até mesmo contar suas próprias experiências. Entender porque se está estudando um assunto é uma das razões para se manter interessado e engajado com a aula.

Escolha o formato

Uma aula online pode acontecer em diversos formatos, e a escolha deve levar em conta a estrutura fornecida pela escola, o material de aula e os recursos disponíveis pelos alunos.

Os cursos a distância podem ser síncronos, assíncronos, uma combinação desses dois formatos ou ainda incorporar momentos online com práticas presenciais em modelos de ensino híbrido.

Apesar de essencial para aulas online, a tecnologia não deve ser a base do ensino. Ela deve ser entendida como uma ferramenta de aprendizagem.

Selecione a plataforma

É importante que os cursos online sejam estruturados em torno de uma única plataforma de aprendizagem, onde se encontram as leituras, videoaulas, fóruns de discussão e tarefas.

Experimente quais plataformas de aprendizagem se encaixam melhor para a sua escola. Isso pode ajudar a se familiarizar com um sistema específico e saber se ele atende às suas demandas antes de levá-los para seus alunos.

Prepare a avaliação

Não coloque todo o peso da avaliação dos alunos em uma única prova. Em aulas online, é importante que o processo avaliativo acompanhe todas as atividades, e não apenas um exame final.

Todas as atividades podem ser utilizadas para avaliar o estudante ao longo do curso. Projetos, apresentações, participação em aula e presença nos grupos, tudo serve como avaliação.

Algumas plataformas de ensino a distância oferecem ferramentas de aplicação de provas e exercícios, com relatórios de desempenho e métricas para avaliação dos alunos. Conheça algumas dessas plataformas e como elas estão ajudando a personalizar o ensino ao redor do mundo.

5 passos para tornar sua aula a distância mais produtiva

As aulas virtuais são muito diferentes das aulas presenciais, mas isso não significa que elas não podem ter bons resultados. Com algumas atitudes simples, podemos tornar as aulas virtuais mais eficientes e produtivas e garantir que os alunos se envolvam com o tempo online.

Passo 1 — Promova uma mentalidade positiva

O ambiente virtual pode parecer frio e distante, mas abraçar uma mentalidade positiva é o primeiro passo para mudar a forma como seus alunos, e você mesmo, veem as aulas online.

No início da aula, promova um momento de energização, converse com seus alunos e deixe-os à vontade. Ao longo da aula, ofereça recompensas, promova atividades em grupo e rodadas de feedback entre os colegas de classe. Uma postura positiva traz impactos a longo prazo.

Passo 2 — Deixe suas aulas mais objetivas

As atividades online exigem mais tempo e capacidade de atenção dos alunos, por isso evite concentrar muito conteúdo em uma única aula. A participação é um dos principais elementos de uma aula, então não gaste todo o seu tempo apresentando o conteúdo.

Para explicações mais longas, considere enviar o conteúdo previamente para os alunos, em formato de vídeo ou podcast. Isso permite que os estudantes cheguem na aula preparados e prontos para tirar dúvidas.

Passo 3 — Faça pequenos intervalos entre as atividades

Se você tem uma hora de aula, pense em como dividi-la em intervalos, com momentos de apresentação de conteúdo, participação, reflexão e estudo individual e atividades em grupo. Evite exposições que durem mais de 10 ou 15 minutos sem a participação dos alunos, sempre os envolva de alguma forma.

Perguntas por chat ou pequenas enquetes são ótimas para engajar os alunos. Dê preferência ao trabalho em grupos e realize intervalos de 5 minutos a cada hora de aula.

Image for post
Image for post

Passo 4 — Promova interação em grupos

Projete suas aulas para que os alunos queiram participar. Especialmente durante o período de distanciamento social, as pessoas anseiam por conexões. Cada aluno tem seu ritmo e comportamento, então crie condições para que eles se sintam confortáveis.

Durante as atividades da turma, os estudantes extrovertidos podem colaborar com o assunto coletivamente, enquanto os mais introvertidos podem compartilhar suas ideias com os colegas em grupos pequenos, nos breakout rooms.

Passo 5 — Crie regras de convivência

Como em um ambiente presencial, as aulas online exigem alguns acordos de convivência para que todos se sintam confortáveis. Como professor, é importante estar presente e eliminar as distrações, além de coordenar a participação dos alunos.

Antes de começar a aula, deixe claro alguns pontos para os alunos, como a necessidade de silenciar o microfone quando não estiver falando e usar o chat ou levantar a mão quando quiser interagir.

Novos papéis nas aulas a distância

Um curso a distância pode contar com novos personagens que passam a fazer parte do ambiente educacional. Sem a necessidade de uma presença física e com maior flexibilidade de horários, a interação entre o professor e os alunos muda, e outras demandas surgem no aprendizado e coordenação das aulas.

Community Manager

O Community manager cuida da experiência do estudante, gerenciando a comunicação de forma clara e objetiva entre os alunos e o professor. Ele tem o papel de publicar os conteúdos semanais, coletar depoimentos qualitativos e avaliar a integração dos estudantes com o curso.

Tutoria online

Atender às dúvidas dos alunos pode ser uma tarefa difícil em aulas a distância. Em modelos flexíveis, isso se torna ainda mais complicado, e ferramentas de tutoria online surgem para auxiliar o trabalho do professor e acompanhar o aprendizado do aluno.

Disponível 24h por dia, sete dias na semana, ferramentas como o TutorMundi colocam o aluno em contato com tutores de todo o país, especialistas em cada uma das área do conhecimento, e facilitam que o aprendizado aconteça quando aluno mais precisa.

*Este artigo foi produzido em parceria com o TutorMundi

Comunicadora e professora apaixonada, analista de Marketing de formação e curiosa pelo mundo.

Sign up for Newsletter da Eduqo

By Eduqo

Semanalmente enviamos as principais notícias de educação comentadas e materiais práticos sobre inteligência de dados, personalização da aprendizagem, captação e fidelização de alunos Take a look.

By signing up, you will create a Medium account if you don’t already have one. Review our Privacy Policy for more information about our privacy practices.

Check your inbox
Medium sent you an email at to complete your subscription.

As melhores soluções para escolas que querem tornar o Ensino Híbrido uma realidade, Personalizar a Aprendizagem, Engajar Professores, Fidelizar seus alunos e Captar mais alunos.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store