4 benefícios da Personalização da Aprendizagem

Entenda porque a personalização da aprendizagem é uma das tendências mais discutidas no segmento de educação, veja dicas, conceitos e exemplos práticos desse modelo.

Image for post
Image for post
Image for post
Image for post
Exemplo de tarefa na qual o professor pergunta a opinião da criança com o objetivo de identificar o tipo de atividade que engaja cada aluno

Por que estamos discutindo só agora?

O ensino remoto emergencial tornou urgente a reflexão sobre os planos pedagógicos com pouco espaço para a avaliação contínua e a personalização: estamos sendo forçados a repensá-los, pois a limitação dos mesmos no cuidado com o aprendizado de cada aluno tem se tornado mais latente.

  • Uma relação distante entre família e escola, algo que muitas famílias tendem a praticar, não funciona. A escola precisa estimular novas formas de troca e acompanhamento contínuo. Se reuniões presenciais (“chamar a família para conversar na escola”) não funcionam, precisamos reinventar a prática.
  • É preciso mudar a metodologia dentro das escolas e a prática do professor, além de também repensar o ensino e colocar o aluno no centro de sua aprendizagem (onde ele também é responsável pelo que aprende). E pensar em fazer tudo isso sem ter compreendido os reais benefícios desse modelo personalizado, não parece fazer nenhum sentido.

Mas afinal, o que significa personalização da aprendizagem?

Uma série de ações pedagógicas que visam promover o desenvolvimento dos estudantes de maneira individualizada, entendendo as limitações e as habilidades de cada um. Levando em consideração que cada aluno aprende de forma e em ritmo diferente, já que também são diversos seus conhecimentos prévios, competências e interesses.

Image for post
Image for post
Iniciativas de aprendizagem personalizada retirada do infográfico da eduqo

Quais são os benefícios de ter a tecnologia nesse processo?

Otimização da jornada de aprendizagem: através de um diagnóstico individual que, durante e após a sua aplicação, serve de bússola pedagógica uma vez que torna possível identificar as fortalezas e dificuldades do aluno dentro de cada conteúdo, a jornada de aprendizagem fica muito mais otimizada e o aluno tem mais clareza para continuar se desenvolvendo.

Image for post
Image for post
Relatório modelo de avaliações diagnósticas realizadas através da plataforma qmágico
Image for post
Image for post
Exemplo de intervenção: atividades avaliativas personalizadas para cada grupo de alunos, construídas de acordo com a dificuldade de cada grupo

Comunicadora e professora apaixonada, analista de Marketing de formação e curiosa pelo mundo.

Sign up for Newsletter da Eduqo

By Eduqo

Semanalmente enviamos as principais notícias de educação comentadas e materiais práticos sobre inteligência de dados, personalização da aprendizagem, captação e fidelização de alunos Take a look.

By signing up, you will create a Medium account if you don’t already have one. Review our Privacy Policy for more information about our privacy practices.

Check your inbox
Medium sent you an email at to complete your subscription.

As melhores soluções para escolas que querem tornar o Ensino Híbrido uma realidade, Personalizar a Aprendizagem, Engajar Professores, Fidelizar seus alunos e Captar mais alunos.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store