Intervenções pedagógicas que aproximam as famílias, com Colégio CB COC

Image for post
Image for post

Neste artigo, contaremos como foi a trajetória que o Colégio CB COC percorreu que tornou possível, mesmo durante a pandemia, que a escola evoluísse radicalmente suas intervenções pedagógicas e a relação escola-família com a Eduqo.

O Colégio CB COC, localizado no município de São Roque/SP, proporciona um ensino de tradição aliado a uma estrutura moderna e novas formas de educar e aprender, visando a formação integral do ser humano. Já são 30 anos de história ajudando a formar alunos protagonistas de suas próprias experiências.

De origem tradicional e com um ótimo histórico de resultados, o Colégio CB COC se viu na iminência de, como todas as escolas do Brasil, levar suas rotinas pedagógicas para o digital em março de 2020.

Diante desse cenário, a equipe da escola lançou seu olhar sobre o desafio de fazer um ensino híbrido estruturado sem precisar abrir mão da qualidade das aulas. Os desafios para conseguir atingir sucesso nesta trajetória, entretanto, ainda estavam por ser descobertos.

Evelyn Gennari, Vice-diretora do colégio, é uma das protagonistas desta jornada de transformações na escola.

Ao pôr em prática as primeiras experiências com o Ensino Digital, ainda em Março e Abril de 2020, ficou logo incomodada com a limitação que encontrou ao utilizar as primeiras ferramentas digitais que testou para rodar as Rotinas Pedagógicas Digitais da escola. Apesar de serem ferramentas famosas e amplamente difundidas, percebeu que estas não ajudavam como esperado no acompanhamento da evolução e do desempenho dos alunos, o que forçou a escola a se reinventar a cada atividade proposta aos alunos.

Uma das ferramentas utilizadas pela equipe pedagógica foi o Google Classroom, que, dentro das necessidades da escola no momento, não conseguiu atender com plenitude o que a equipe precisava: “, conta Daniela Costa, Coordenadora do Ensino Infantil e Ensino Fundamental I.

Preocupados em manter o acompanhamento próximo e se adaptar às necessidades dos alunos, o colégio precisava de uma solução que tivesse sinergia com o sistema de ensino e com as rotinas já existentes.

Quando surgiu a oportunidade de conhecer uma soluções de ensino híbrido que se adaptasse às necessidades da escola, a equipe pedagógica não teve dúvidas.

‘’A gente percebeu que o Qmágico poderia nos ajudar a levar aulas igualmente completas mesmo a distância, mas isso era apenas o começo. Escolhemos a Eduqo porque achamos que era a solução mais completa e o mais importante, nós ajudaria a continuar inovando sem perder a qualidade no ensino’’ — Daniela Costa, Coord E.I e Fund I.

Ter encontrado uma ferramenta pedagógica digital flexível e adaptativa aos objetivos da escola deixou a equipe pedagógica ainda mais confiante no plano de migração das rotinas.

O próximo passo era coordenar as primeiras adaptações e validar, na prática, se a escolha tinha sido bem sucedida ou não.

No fim de 2020, com a ajuda das funcionalidades presentes no Qmágico, plataforma da Eduqo, a dedicação dos primeiros professores a utilizarem os cadernos digitais finalmente se traduziu no que eles sempre buscaram entregar: aulas mais completas e dinâmicas, mesmo distante dos alunos.

Veja na imagem abaixo sobre como funciona na prática.

Image for post
Image for post
Demonstração modelo para inclusão de conteúdos nos cadernos dentro do qmágico

O depoimento acima, não foi pontual. O uso foi tão positivo em 2020, que neste ano o uso dos cadernos é fundamental e será utilizado em todas as turmas.

Daniela afirma:

Como um bom defensor do acompanhamento personalizado de seus alunos, O Colégio CB COC já tem experiências que vão além da sala de aula e mostram que a decisão de adotar o qmágico valeu a pena: conversar sobre o desenvolvimento e desempenho dos alunos com as famílias ficou mais produtivo e respaldado, uma vez que, graças a inteligência de dados por trás dos relatórios de engajamento e realização das atividades na plataforma em mãos, tanto a equipe pedagógica quanto as famílias conseguem identificar o que pode ser melhorado.

Image for post
Image for post
Relatório modelo de avaliações diagnósticas realizadas através da plataforma qmágico

Acima de tudo, Daniela Costa, acredita que ter um relatório como esse ajuda muito a identificar as dificuldades e pontos fortes dos alunos de maneira simples e verdadeira, facilitando então a construção de bons planos de intervenção pedagógica.

Uma das práticas que trouxe mais segurança no processo de aprendizagem digital do colégio e aproximou pais e alunos do corpo docente, foi incluir, no material de acompanhamento de aprendizagem, o relatório (como você viu na imagem acima) personalizado de desempenho do aluno — mostrando assim, de maneira visual e comprovada os pontos positivos e a melhorar de acordo com cada aluno.

Compartilhar casos de sucesso como este só é possível porque as soluções da Eduqo focam em permitir personalização a partir da inteligência de dados de forma eficiente.

Quer viver boas experiências e construir uma história inspiradora como a equipe do CB COC?

Podemos ajudar você a construir um caso de sucesso como esse que acabou de ler. Entre em contato com nosso time de especialistas.

Comunicadora e professora apaixonada, analista de Marketing de formação e curiosa pelo mundo.

Sign up for Newsletter da Eduqo

By Eduqo

Semanalmente enviamos as principais notícias de educação comentadas e materiais práticos sobre inteligência de dados, personalização da aprendizagem, captação e fidelização de alunos Take a look.

By signing up, you will create a Medium account if you don’t already have one. Review our Privacy Policy for more information about our privacy practices.

Check your inbox
Medium sent you an email at to complete your subscription.

As melhores soluções para escolas que querem tornar o Ensino Híbrido uma realidade, Personalizar a Aprendizagem, Engajar Professores, Fidelizar seus alunos e Captar mais alunos.

Get the Medium app