Anyone can publish on Medium per our Policies, but we don’t fact-check every story. For more info about the coronavirus, see cdc.gov.

Guia prático para implementação de Rotinas Pedagógicas Digitais em reação ao Coronavírus

Gabriel Melo
Mar 16 · 9 min read

Atualizado em 16 de Março de 2020, às 9h53.

Prezados parceiros,

Estamos atentos aos desdobramentos do avanço da pandemia da doença COVID-19, causada pelo SARS-CoV-2 (“novo coronavírus”), e preocupados em auxiliar as escolas de todo o país a terem capacidade de colocar em prática o melhor plano possível para a menor disrupção das atividades do calendário letivo de 2020.

Alinhados às recomendações internacionais fornecidas pela UNESCO, estamos disponibilizando um guia prático com recomendações relevantes para que você consiga se preparar e implementar uma rotina digital para que as atividades de aprendizagem não sejam interrompidas apesar da suspensão das aulas presenciais.

Escrevemos abaixo artigos práticos (com tutoriais técnicos da plataforma e instruções práticas sobre comunicação) sobre os 5 Principais Pontos que você precisa implementar neste momento.

Sumário

  1. A Eduqo consegue ajudar a contornar a suspensão das aulas? (Garantir que meus alunos continuem estudando e acessando os conteúdos de casa)
  2. Que tipo de comunicação devo fazer para toda equipe interna do colégio e para as famílias?
  3. Quais recomendações práticas devo passar para meus professores? (A fim de facilitar o acesso dos alunos nas atividades enquanto estão em casa): 3.1. Como definir a frequência e quantidade de postagens a fim de otimizar o tempo do professor; 3.2. Como os materiais devem ser padronizados para facilitar o acesso e comunicação com os alunos
  4. Como os gestores, professores e alunos acompanham a rotina digital? (Acompanhamento dos acessos e do cumprimento das atividades que devem ser feitas)
  5. Quando a suspensão das aulas acabar, como devo me preparar para a volta às aulas presenciais?

1. A Eduqo consegue ajudar a contornar a suspensão das aulas? (Garantir que meus alunos continuem estudando e acessando os conteúdos de casa)

Sim — os cadernos digitais inteligentes podem ser uma ótima solução para ajudar nesse problema que será enfrentado por todos nós. Através deles:

  • Professores poderão compartilhar com os alunos diversos tipos de materiais, por exemplo criar documentos de textos com conteúdos importantes, professores também poderão gravar vídeos aulas para os alunos e compartilhar com toda as turmas que leciona. Ou seja, se ele quiser gravar uma explicação de um conteúdo para os alunos e colocar na plataforma, ele conseguirá.
  • Alunos conseguirão se organizar, mesmo de forma remota, e acompanhar todos os materiais, vídeos e exercícios dos professores.
Image for post
Image for post
Caderno Digital organizado por aulas, com os materiais de cada aula datados para facilitar a localização dos alunos.

A comunicação entre professores e alunos é uma via de mão dupla, e acontece assim também na plataforma. Essas podem acontecer através dos comentários e fóruns disponíveis dentro de cada material É extremamente importante que os alunos sejam orientados para colocarem suas dúvidas, perguntas e sugestões para os professores através dos comentários.

Image for post
Image for post
Comunicação entre aluno e professor acontecendo por meio dos comentários de uma tarefa.

Professores e também Coordenadores acompanham em tempo real se os alunos estão fazendo e acessando as atividades. Os cadernos permitem uma visualização clara de quem são os alunos que estão ou não acessando.

Image for post
Image for post
Acompanhamento dos resultados de engajamento dos alunos nos materiais passados, na visão de Professores e Coordenadores

Perguntas Frequentes:

2. Que tipo de comunicação devo fazer para toda equipe interna do colégio e para as famílias?

Preparamos alguns modelos de comunicações que podem ser adaptados mas que contém informações essenciais na preparação de uma nova rotina digital.

A primeira mensagem é direcionada para equipe gestora de coordenadores, com as ajudas que precisaremos deles.

“Prezados, já temos uma medida de contorno para o fato de termos que cancelar as aulas e fazer as comunicações e trabalhos de maneira remota. Pensando no problema de calendário e distribuição de materiais e conteúdos para os alunos iremos utilizar os cadernos da plataforma qmágico/Eduqo.

Coordenadores, precisamos garantir o login e senha de todos os alunos na plataforma, quando e qual a frequência que os professores deverão postar as atividades e um acompanhamento de quem são os alunos que estão acessando ou não os materiais.

Sobre a frequência e quantidade de materiais que cada professor deverá postar, é recomendado que os professores disponibilizem pelo menos um material por aula e que estes apresentem uma padronização para facilitar o entendimento”

Montamos também um modelo de comunicado para as famílias com o caráter informativo e de preparação, antes de qualquer recomendação sobre a suspensão das aulas.

“Prezadas Famílias,

Devido à proliferação do coronavírus e à possibilidade de suspensão das aulas durante um período indeterminado. Nós, do(a) (nome do colégio), estamos estudando a possibilidade de migrar as atividades que antes aconteciam em sala, para a plataforma qmágico/Eduqo.

Professores já foram comunicados para postarem suas atividades e materiais pela plataforma qmágico/Eduqo, dentro dos cadernos digitais da sua disciplina. Os alunos deverão acessar os materiais lá postados, pois haverá um acompanhamento da equipe de coordenação e também pelos professores.

Sabemos da dificuldade e desafios que podemos enfrentar, mas estamos a disposição, via (colocar os canais de comunicação com as famílias), para ajudar e esclarecer quaisquer dúvidas ou preocupações que surgirem.

A equipe Eduqo estará à disposição e juntos para solucionar e contornar, o mais rápido possível, qualquer problema que possamos vir a encontrar”

3. Quais recomendações práticas devem ser passadas para professores, a fim de facilitar o acesso dos alunos nas atividades enquanto estão em casa?

3.1 Como definir a frequência e quantidade de postagens a fim de otimizar o tempo do professor

Uma grande quantidade de materiais será inserida nas plataformas digitais. O grande volume de materiais em conjunto à mudança da rotina do físico para o digital pode deixar parte dos alunos se sentindo perdida e sobrecarregada.

Por isso, a primeira ação a ser tomada é definir a frequência que os professores deverão postar as atividades nos cadernos digitais. Recomenda-se que cada professor coloque um conteúdo para cada aula que precisa dar na semana. O aluno espera um material para cada aula que ele teria naquele dia.

Da mesma forma, é fundamental criar um calendário de publicações para que os professores possam publicar materiais a tempo do horário em que os alunos estão esperando estudar aquela disciplina.

Image for post
Image for post
Exemplo de calendário de referência dos tempos de estudo para um professor de Geografia lecionando para os 6º, 7º e 8º Anos.

Vale lembrar que, por padrão, os cadernos digitais são agrupados por Ano Escolar, logo, o mesmo material postado para o 6º ano A pode ser aplicado para as turmas B, C e D, economizando o tempo do professor.

Outra recomendação é dar um tempo de preparação dos materiais junto com os professores na primeira semana, a semana de transição. Por exemplo:

  • Recomendamos dois dias de preparação dos materiais para escolas que consigam comunicar rapidamente e alocar todos os professores para essa tarefa.
  • Se você entender que em dois dias não conseguirá comunicar e mobilizar os professore para prepararem os materiais. Defina 1 semana para preparação.

Enquanto isso, informe os alunos, de maneira clara, sobre quando se iniciarão as aulas no meio digital.

Image for post
Image for post
Ex.: Professor de Geografia — Horário de aulas para 9 turmas

Podemos recomendar que ele utilize os momentos de aula de outras turmas para planejamento dos materiais das próximas aulas e acompanhamento do resultados dos alunos além de ficar a disposição para dúvidas. Para o aluno será ótimo se o professor conseguir respondê-lo em tempo real e isso é possível através da ferramenta de comentário/fórum da plataforma.

3.2 Como os materiais devem ser padronizados para facilitar o acesso e comunicação com os alunos

O desafio do compartilhamento remoto de materiais é o alinhamento entre professores e alunos.

Recomendamos que os professores organizem os seus cadernos por aula/conteúdo, para que os alunos tenham uma noção cronológica dos materiais que precisam acessar.

Image for post
Image for post

Além disso, é muito importante que os professores não economizem nas informações, para evitar qualquer falha e desalinhamentos em relação a prazos, atividades que deveriam ser acessadas e quando devem ser acessadas.

Para isso, peça aos professores que:

  • Escrevam uma descrição em cada seção do caderno com informações detalhadas do conteúdo que foi postado.
  • Em cada material, coloque o nome do conteúdo de forma clara para que o aluno entenda e referencie o material
  • Coloque também a semana referente a aula para que o aluno saiba conectar os materiais com as aulas que ele teria naquele período.
Image for post
Image for post
Exemplo de nome de material detalhado, com datas pertinentes.

4. Como os gestores, professores e alunos acompanham a rotina digital? (Acompanhamento dos acessos e do cumprimento das atividades que devem ser feitas)

Novas rotinas nos forçam também a ter novos hábitos, não é mesmo? Então, como as atividades terão que ser feitas de forma remota, o jeito de acompanhar os materiais que estão sendo postados e as atividades que o aluno precisa fazer também muda.

4.1. Coordenadores

Os coordenadores podem acompanhar o trabalho dos professores e dos alunos. Dos professores, ele consegue acessar o registro de atividades e as ações do professor na plataforma. Assim, fica fácil acompanhar se os professores estão engajados e postando materiais para os alunos.

Image for post
Image for post
Registro de Atividades de um Aluno

Assim como os professores, os coordenadores poderão acessar os resultados dos cadernos olhando os dados de forma macro, para identificar o acesso das turmas em cada material, quais são as turmas engajadas, quais são os professores e disciplinas com menos engajamento, por exemplo.

Image for post
Image for post
Resultados de um Caderno, na visão do Coordenador

4.2. Professores

Na tela de Perfil, o professor pode acompanhar o andamento das suas atividades, tanto as que já foram finalizadas como as que estão em andamento e programadas.

Image for post
Image for post
Visão da página de Perfil, por um Professor

Ele poderá acompanhar o acesso dos alunos em cada material e lista de exercícios em tempo real.

Image for post
Image for post
Visão do Sumário de uma Atividade Avaliativa, por um Professor

O professor pode acompanhar:

  • O número de alunos que finalizaram/estão fazendo/não iniciaram a atividade;
  • A nota em tempo real de cada aluno;
  • O índice de acerto de cada questão;
  • O tempo total gasto por cada aluno;
  • A nota média da turma;

4.3. Alunos

Image for post
Image for post
Visão da página de Perfil (inicial), por um Estudante

Na tela de perfil o aluno poderá visualizar todas as suas atividades. Nessa tela ele consegue acompanhar os cadernos disponíveis, as atividades postadas pelos professores e verificar no “sino” quando possui um material novo.

Além disso, dentro dos cadernos, os alunos poderão identificar quais são os materiais postados no dia pelos professores, logo poderão se organizar para realizar as atividades.

Image for post
Image for post
Atividades em um caderno e progresso na atividade, na visão de um Aluno

5. Quando a suspensão das aulas acabar, como devo me preparar para a volta às aulas presenciais?

Se a transição das rotinas do físico para o digital neste contexto não será simples, certamente o retorno às aulas presenciais também não será.

É muito provável que, no retorno às aulas, haja problemas como defasagem de conteúdos, atrasos no calendário, etc. É normal que haja ansiedade para que todos os atrasos sejam recuperados o mais rápido possível. Entretanto, precisamos entender que também não conseguiremos fazer isso da noite para o dia.

Tente se prevenir pensando em fazer uma atividade diagnóstica para avaliar o desempenho desses alunos nos conteúdos que eles deveriam ter sido aprendidos.

Peça para os seus professores reunirem as questões mais relevantes sobre os assuntos que deveriam ser trabalhados durante o período em que as aulas presenciais não aconteceram. Com isso, é possível ter de forma rápida um diagnóstico inicial e um plano de ação de emergência para os casos de conteúdos que apresentarem dados mais preocupantes.

Image for post
Image for post
Image for post
Image for post
Parte da visão de um Professor dos resultados de uma Avaliação Diagnóstica de Retorno às Aulas.

Com um diagnóstico em mãos, você poderá montar um plano mais real de ação, sabendo o que será prioridade e o que deverá ser recuperado a curto, médio e longo prazo.


Se você ainda tiver dúvidas sobre outros pontos não abordados neste artigo, relacionados à implementação das Rotinas Digitais na sua escola, basta entrar em contato com o Gestor de Relacionamento da Eduqo responsável pela sua escola.

Eduqo

As melhores soluções para escolas que querem personalizar a…

Gabriel Melo

Written by

Co-fundador da Eduqo. Diretor de Produto e Marketing.

Eduqo

Eduqo

As melhores soluções para escolas que querem personalizar a aprendizagem, engajar professores, captar e fidelizar seus alunos.

Gabriel Melo

Written by

Co-fundador da Eduqo. Diretor de Produto e Marketing.

Eduqo

Eduqo

As melhores soluções para escolas que querem personalizar a aprendizagem, engajar professores, captar e fidelizar seus alunos.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store