O Relatório Diagnóstico do qmágico está de cara nova! — Setembro 2019

É sempre muito bom receber novidades, não é mesmo?!

Pensando nisso estamos sempre preparando melhorias incríveis para você!

O Relatório Diagnóstico do qmágico está de cara nova!

Isso mesmo, além das informações presentes no modelo anterior, nossas análises passaram por diversas melhorias.

Fizemos tudo isso pensando em facilitar o seu trabalho com análise de dados, possibilitando que você faça intervenções pedagógicas de maneira ainda mais eficiente.

Estão prontos para saber o que preparamos para você?

Vamos nessa! 😍

Porcentagem de escolha de alternativas por questão

Disponível a partir de Diagnóstiqo

Já pensou em como seria sensacional ter um relatório que diz quais questões os alunos mais erraram? E além disso, um relatório que mostra quais foram as alternativas mais assinaladas por eles?

A partir de agora isso é possível! Nosso relatório mostra a porcentagem de alunos que assinalaram cada uma das alternativas. Dessa forma o professor poderá identificar os possíveis gargalos no aprendizado de uma temática ou competência e habilidade trabalhada, deixando o processo de intervenção pedagógica mais rápido e preciso.

Exemplo da visualização da tela que disponibiliza os dados de alternativas assinaladas pelos alunos

Gráfico de distribuição de notas

Disponível a partir de Diagnóstiqo

Outra novidade é o nosso gráfico de distribuição de notas, que apresenta uma análise geral do desempenho das turmas em cada uma das disciplinas, sendo possível observar de maneira rápida as tendências relacionadas aos desempenho dos alunos.

Até agora, como você analisa se sua turma apresentou um bom desempenho nas avaliações que ele realiza? Você analisa a média geral da turma? Se sua resposta foi sim, se uma turma apresentar uma média alta você considera que o conteúdo foi bem assimilado por todos?

Mesmo em casos em que a média de uma turma está alta, como exemplificado a seguir, existem alguns alunos que não foram bem sucedidos na realização da avaliação e precisam ter um acompanhamento pedagógico mais próximo.

Visualização de um gráfico de uma disciplina em que a média da turma é alta, mas existem alunos enfrentando dificuldades.

Quando um gráfico apresenta que os resultados dos alunos estão muito estão mais deslocados para a esquerda ele indica que os alunos apresentaram maiores dificuldades para realizá-la. Um dos questionamentos que gráficos assim podem levantar para discussão: Será que o nível da prova foi difícil? Será que os conteúdos trabalhados não foram assimilados pelos estudantes?

Visualização de um gráfico de uma disciplina em que a maioria das notas da turma estão mais à esquerda (entre 0 e 5)

Se, ao contrário do exemplo anterior, o gráfico estiver mais deslocado para direita, estaremos observando que os alunos tiveram maior facilidade na realização da prova. O que isso quer dizer? Os alunos assimilaram bem o conteúdo? Ou a prova não foi a mais adequada para detectar as fragilidades da turma?

Visualização de um gráfico de uma disciplina em que a maioria das notas da turma estão mais à direta (entre 5 e 10)

Por outro lado, sempre há alguns casos em que a intervenção da equipe pedagógica de maneira mais personalizada é essencial, como quando o gráfico apresenta a maioria dos alunos agrupados em um mesmo nível, com alguns deles fora desse mesmo agrupamento.

Visualização de um gráfico de uma disciplina em que alguns alunos estão fora do agrupamento

Agora ficou muito mais rápido analisar a aprendizagem de seus alunos através da inteligência de dados dos nossos relatórios. Através deles as intervenções pedagógicas de vocês educadores serão cada vez melhores e mais direcionadas.

Nessa parceria nós auxiliamos com a inteligência de dados dos relatórios e, a partir disso, vocês educadores podem intervir melhor pedagogicamente através de suas experiências. Vamos juntos construir mais um caso de sucesso?

Resumo das Habilidades e Competências do Aluno

Disponível a partir de Diagnóstiqo, com custo adicional

Imaginem só se os boletins por nota fossem substituídos por algo mais intuitivo e personalizado, que levasse em consideração as competências e habilidades dos alunos sem o intuito de classificá-los…

Pois é, aqui está uma das maiores novidades de 2019 do nosso diagnóstico. Estamos lançando um novo modelo de boletim para o aluno, utilizando 100% de Inteligência de Dados. Um resumo individual, que destaca competências e habilidades em potencial e a melhorar, ajudando a personalizar a intervenção para o desempenho de cada aluno.

Nossa missão: Transformar o ensinar para que cada pessoa possa se apaixonar pelo aprender.

A intenção é deixar de lado os dados quantitativos dos boletins tradicionais, evidenciando as habilidades destaque de cada aluno e aquelas que ele precisa desenvolver. Ou seja, iremos comunicar o que realmente importa, pensando no real aprendizado e desenvolvimento dos estudantes.

Visualização de um resumo das competências e habilidades de um aluno que teve menos dificuldade na realização da avaliação
Visualização de um resumo das competências e habilidades de um aluno que teve mais dificuldade na realização da avaliação

Além de ajudar o professor a personalizar suas intervenções pedagógicas (por exemplo, montando trilhas de reforço), é uma ótima forma de comunicar aos pais o trabalho pedagógico da colégio e contribui para a mudança do conceito de boletim no imaginário das famílias.

O resumo do aluno por competências e habilidades é uma forma dos pais entenderem que a tecnologia pode ser uma grande aliada de seus filhos, podendo contribuir para a evolução e melhoria do seu aprendizado.

Espero que tenham gostado das nossas novidades e que elas ajudem muito cada um de vocês! Estaremos sempre trabalhando muito para que todos tenham uma experiência ainda melhor com as Soluções Eduqo.

Como sempre, se precisar de ajuda, estamos disponíveis no chat da plataforma ou pelo WhatsApp.

Tem alguma dúvida? Fala com a gente!

Um grande abraço 🤗,

Time Eduqo 💚

By Eduqo

Semanalmente enviamos as principais notícias de educação comentadas e materiais práticos sobre inteligência de dados, personalização da aprendizagem, captação e fidelização de alunos Take a look.

By signing up, you will create a Medium account if you don’t already have one. Review our Privacy Policy for more information about our privacy practices.

Check your inbox
Medium sent you an email at to complete your subscription.

As melhores soluções para escolas que querem tornar o Ensino Híbrido uma realidade, Personalizar a Aprendizagem, Engajar Professores, Fidelizar seus alunos e Captar mais alunos.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store