Professores Inovadores Eduqo: Regina Cox

Regina tem 37 anos, mora em Aracaju-SE, é professora no Colégio Amadeus, lecionando Geografia para o Ensino Fundamental II.

Regina foi eleita como Professora Inovadora Eduqo pelo modo como transformou a dinâmica de suas aulas e sua relação com seus alunos positivamente. Organizando seus cadernos na Plataforma Qmágico, criando ricos padrões de postagem de materiais, ela conseguiu fazer com que seus alunos tenham uma rotina de estudos prazerosa, leve e engajante.

Acreditamos que trabalhos inspiradores na educação devem ser destacados e compartilhados para que outros docentes possam colaborar e construir casos ainda melhores! Por isso, conversamos com a profª. Regina para descobrir mais sobre como ela trabalha.

💬 Eduqo: O seu caderno é muito completo — parabéns! Quanto tempo você levou pra montá-lo? Ele foi feito todo de uma vez ou foi construído “aos poucos”?

💬 Eduqo: Você reutiliza seus cadernos? Acha que é uma prática que funciona?

💬 Eduqo: Que legal, Regina! Vi que a primeira seção do seu caderno apresenta o conteúdo anual. Você mesma decide esse planejamento ou segue o currículo da escola?

A primeira seção do Caderno de Geografia de Regina é a listagem do planejamento anual do conteúdo, o que garante uma segurança e tranquilidade para famílias e alunos de não se sentirem ‘pegos de surpresa’ com conteúdos de surpresa.
Parte do Planejamento de Regina para as 3ª e 4ª Unidades do Ano Letivo

💬 Eduqo: No seu caderno, cada seção é relativa a um tópico da sua disciplina. Por que escolheu fazer assim? Quais são as vantagens desse tipo de divisão?

“Eu uso bastante como uma sala de aula invertida, em algumas situações eles vêem primeiro lá na plataforma e depois eu trabalho as dúvidas em sala.”

💬 Eduqo: Vi que você mantém um padrão nos materiais postados. É muito legal o fato de você sempre conseguir colocar um vídeo de curiosidade, um texto explanatório, uma atividade desafio e uma revisão. Como você chegou a esse formato?

Exemplo da estrutura-padrão definida pela professora Regina na prática, em seções do seu Caderno de Geografia — 8º Ano.

💬 Eduqo: Você coloca um vídeo em literalmente todos os tópicos da disciplina. É difícil encontrar estes vídeos? Como você busca por eles?

💬Eduqo: Fico muito feliz em saber que a busca é fácil! Percebi que a maior parte dos seus vídeos são conteúdos nativamente produzidos em português, e não vídeos estrangeiros com legendas. Tem algum motivo para sua preferência pelos vídeos nacionais? O idioma é um fator decisivo pra você achar o vídeo bom ou não?

💬 Eduqo: Os seus alunos dão feedbacks sobre seus materiais e aulas? Comentam o que gostam e o que não gostam?

💬 Eduqo: Como você consegue engajar os alunos e fazer com que eles acessem os materiais?

💬 Eduqo: Vi que os PDFs que você posta são slides. São os que você usa em sala? Você mesma que faz?

Apresentação de Slides da profa. Regina dentro do seu caderno de Geografia. Com essa utilização, os alunos passam a ter acesso aos slides da aula em casa, não precisando focar em copiar tudo, podendo focar na explanação da aula, sabendo que terão o material posteriormente.

💬 Eduqo: Você reutiliza essas apresentações de slide todos os anos?

💬 Eduqo: Alguns professores falam que não gostam de postar os slides usados em sala: dizem que se o aluno tem a aula a disposição dele em casa, ele acaba não prestando atenção em sala. Você sente alguma dificuldade com relação a isso?

Regina: Isso pode acontecer caso você aplique errado a sala de aula invertida. Se o professor posta o material no plataforma e na aula explica a mesma coisa do mesmo jeito, nem eu que sou adulta vou querer ver, não vai ser interessante.

Quando você posta o material você tem que pensar que o aluno já viu o conteúdo online, você tem que aproveitar o tempo da sala para explorar de outra forma.

Você não pode entrar na sala de aula, abrir o slide que ele já viu online é só ler aquilo, você tem que montar a aula a partir das dúvidas que surgiram, das curiosidades dos alunos.

💬 Eduqo: No caderno você tem acesso à aba de resultados. Como você a utiliza? Você observa se os alunos estão fazendo as atividades, se eles estão indo bem?

Visualização dos resultados de uma das atividades da profa. Regina

💬 Eduqo: Vi que suas atividades desafios são compostas por exercícios que você mesma escreve? Essas questões você escreve da sua cabeça ou tira de algum lugar?

💬 Eduqo: Na sua opinião, quais são os principais benefícios do Qmágico na sua opinião?

💬 Eduqo: Tem alguma dica que você gostaria de dar para esses professores que lerão seu caso de sucesso?

💬 Eduqo: Qual o seu sonho para educação do Brasil?

Nós, da Eduqo, agradecemos à Regina por toda a parceria e dedicação, juntos estamos transformando o ensinar para que cada pessoa se apaixone pelo aprender. 💚

Você tem uma história inovadora com a Eduqo e gostaria de inspirar outros educadores? Escreva pra gente — basta mandar um e-mail para professoresinovadores@eduqo.com.br.

Consultora de Sucesso do Cliente na Eduqo

Sign up for Newsletter da Eduqo

By Eduqo

Semanalmente enviamos as principais notícias de educação comentadas e materiais práticos sobre inteligência de dados, personalização da aprendizagem, captação e fidelização de alunos Take a look.

By signing up, you will create a Medium account if you don’t already have one. Review our Privacy Policy for more information about our privacy practices.

Check your inbox
Medium sent you an email at to complete your subscription.

As melhores soluções para escolas que querem tornar o Ensino Híbrido uma realidade, Personalizar a Aprendizagem, Engajar Professores, Fidelizar seus alunos e Captar mais alunos.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store