Professores Inovadores Eduqo: Regina Cox

Laura Azevedo
Jan 24 · 9 min read

Regina tem 37 anos, mora em Aracaju-SE, é professora no Colégio Amadeus, lecionando Geografia para o Ensino Fundamental II.

Regina foi eleita como Professora Inovadora Eduqo pelo modo como transformou a dinâmica de suas aulas e sua relação com seus alunos positivamente. Organizando seus cadernos na Plataforma Qmágico, criando ricos padrões de postagem de materiais, ela conseguiu fazer com que seus alunos tenham uma rotina de estudos prazerosa, leve e engajante.

Acreditamos que trabalhos inspiradores na educação devem ser destacados e compartilhados para que outros docentes possam colaborar e construir casos ainda melhores! Por isso, conversamos com a profª. Regina para descobrir mais sobre como ela trabalha.


💬 Eduqo: O seu caderno é muito completo — parabéns! Quanto tempo você levou pra montá-lo? Ele foi feito todo de uma vez ou foi construído “aos poucos”?

Regina: Eu prefiro, no período de planejamento, montar toda a estrutura do caderno, dividindo certinho todas as seções. Daí, com o passar das unidades, eu vou inserindo os materiais — vídeos, listas, exercícios.

No meu planejamento, eu já tenho uma ideia do conteúdo, do que vou falar, do que vou usar… então, montar a estrutura do caderno é bem rápido. Com o passar das aulas, adiciono alguns materiais a mais. Alguns outros temas que vão surgindo ao longo do ano, eu vou inserindo conforme necessário.

💬 Eduqo: Você reutiliza seus cadernos? Acha que é uma prática que funciona?

Regina: Eu reutilizo algumas coisas — a maioria, na verdade. Nós trabalhamos com a coleção de livros que o colégio adota e eles também fazem atualizações. Recentemente, eles colocaram as atualizações da BNCC — alguns assuntos saíram, outros entraram, mas dá perfeitamente pra reaproveitar muita coisa. Quando um ano termina, eu retiro a turma daquele ano do caderno, adiciono a turma do ano seguinte, atualizo os tópicos e uso ele mesmo.

Uma coisa que eu também já fiz foi compartilhar o caderno com outro professor, pois era um caderno que servia para os dois. No meu caso, era outra professora da mesma disciplina. Existiam quatro salas de 6º Ano: eu dava aula para duas salas e ela para as outras duas, então nós fazíamos, juntas, o planejamento da matéria e usávamos o mesmo caderno nas quatro salas.

💬 Eduqo: Que legal, Regina! Vi que a primeira seção do seu caderno apresenta o conteúdo anual. Você mesma decide esse planejamento ou segue o currículo da escola?

Regina: Seguimos o currículo da escola. Inclusive, isso de postar o planejamento anual no caderno não foi nem uma ideia minha, foi uma sugestão da escola, porque tem pai que às vezes marca uma viagem e é bom já saber tudo o que vai acontecer. Aqui ocorreram duas situações: a primeira foi de um aluno cujos pais viajaram no período do ano letivo e, à distância, ele pode acompanhar todo o conteúdo. O outro caso foi uma aluna que teve câncer e teve que ir pra São Paulo se tratar — pelo Qmágico, ela acompanhava as aulas, os vídeos que eu colocava na sala, atividades, e ela fazia as provas a distância. Por isso, a importância desse cronograma de conteúdo.

A primeira seção do Caderno de Geografia de Regina é a listagem do planejamento anual do conteúdo, o que garante uma segurança e tranquilidade para famílias e alunos de não se sentirem ‘pegos de surpresa’ com conteúdos de surpresa.
Parte do Planejamento de Regina para as 3ª e 4ª Unidades do Ano Letivo

💬 Eduqo: No seu caderno, cada seção é relativa a um tópico da sua disciplina. Por que escolheu fazer assim? Quais são as vantagens desse tipo de divisão?

Regina: A escola não determina ou sugere nada com relação ao formato de organização das seções — é bem independente, cada um faz do seu jeito. Eu faço uma seção para cada tópico da matéria porque cada tópico é cobrado em uma avaliação. Então, se temos um micro simulado que aborda o tópico X, por exemplo, eu faço uma seção para aquela prova daquele tópico.

💬 Eduqo: Vi que você mantém um padrão nos materiais postados. É muito legal o fato de você sempre conseguir colocar um vídeo de curiosidade, um texto explanatório, uma atividade desafio e uma revisão. Como você chegou a esse formato?

Regina: Esse geralmente é o padrão que eu já utilizava nas minhas aulas. Fiz os cadernos do Qmágico com base na forma que eu já trabalhava, de forma muito mais prática inclusive para o aluno rever a matéria. Além disso, um aluno que faltou pode ter a aula ali, digitalmente — essa é a minha ideia.

Ainda, eu acho que essa postagem padronizado cria um caminho meio que lógico, cria uma rotina de estudo de sempre começar pelo vídeo, olhar o PDF, fazer o exercício e depois revisar.

Exemplo da estrutura-padrão definida pela professora Regina na prática, em seções do seu Caderno de Geografia — 8º Ano.

💬 Eduqo: Você coloca um vídeo em literalmente todos os tópicos da disciplina. É difícil encontrar estes vídeos? Como você busca por eles?

Regina: É super fácil de achar vídeos — só ir lá na plataforma de vocês que acho tudo bem intuitivo: quando você clica para adicionar um vídeo, a plataforma já tem as opções de subir do seu próprio computador ou de buscar na internet — eu acho super rápido. A internet tem tudo: a questão é você saber qual é o seu objetivo ali, o que é que você quer e pesquisar. Eu vejo qual é o tópico da matéria que estamos estudando, digito na busca do Youtube que existe dentro da plataforma e seleciono algo de lá.

💬Eduqo: Fico muito feliz em saber que a busca é fácil! Percebi que a maior parte dos seus vídeos são conteúdos nativamente produzidos em português, e não vídeos estrangeiros com legendas. Tem algum motivo para sua preferência pelos vídeos nacionais? O idioma é um fator decisivo pra você achar o vídeo bom ou não?

Regina: Eu não tenho nenhum vídeo em inglês porque todas as vezes que eu pesquisei algo da minha matéria já apareceu de cara algo em português que eu gostei, achei bom e escolhi. Acho que varia de matéria para matéria. No meu caso de Geografia eu trabalho muito com atualidades, notícias, então tem bastante material em português, mas o idioma do vídeo não foi um fator decisivo pra mim, não.

💬 Eduqo: Os seus alunos dão feedbacks sobre seus materiais e aulas? Comentam o que gostam e o que não gostam?

Regina: Sim! Eu já criei uma seção só de jogos, por exemplo. Eles usavam o Qmágico para se divertir fazendo algo que tinha relação com a matéria, de maneira lúdica, e disseram que gostaram muito.

O feedback deles é importante pra eu saber o que tiro da plataforma, o que coloco mais, o que atrai mais eles. Eles não só elogiam ,como às vezes fazem críticas construtivas. Eles falam “Ah, esse vídeo é muito longo!” ou “A imagem não está com a qualidade muito boa…”. Eu acho que eles interagem muito mais com a plataforma do que com um livro físico ou qualquer material tradicional e o rendimento é outro, porque o aluno acessa no momento que ele está disponível. Às vezes no momento da aula ele está cansado, chateado, com algum problema e acaba estando ali só por obrigação, mas não é o momento que ele está mais aberto pra aprender, esse aprendizado ele pode ter em casa pela plataforma num momento melhor.

💬 Eduqo: Como você consegue engajar os alunos e fazer com que eles acessem os materiais?

Regina: Eu dou um tempo mais longo para eles acessarem no momento deles, não coloco um material e exijo que na próxima aula todos tenham feito. Eles geralmente têm o tempo de uma unidade. Eu só peço que antes da próxima unidade começar, eles tenham estudado tudo da que estamos vendo. Assim, ainda existe a responsabilidade do prazo para o aluno — mas um prazo não tão curto.

Outra coisa além do tempo é ouvir os alunos. Eles acabam falando “Ah, eu queria ver isso, tenho curiosidade sobre aquilo (…)”. Aproveito o interesse deles em determinados pontos para engajá-los. Outro ponto importante é o fato de eu tentar ser mais objetiva, não colocando um vídeo que seja um filme completo (pois vídeos longos não têm bom engajamento). Colocar coisas dinâmicas.

💬 Eduqo: Vi que os PDFs que você posta são slides. São os que você usa em sala? Você mesma que faz?

Regina: Sim, geralmente eu que faço seguindo o fluxo da minha aula.

Apresentação de Slides da profa. Regina dentro do seu caderno de Geografia. Com essa utilização, os alunos passam a ter acesso aos slides da aula em casa, não precisando focar em copiar tudo, podendo focar na explanação da aula, sabendo que terão o material posteriormente.

💬 Eduqo: Você reutiliza essas apresentações de slide todos os anos?

Regina: A maior parte sim. Como eles fazem parte da sequência da matéria que eu uso todo ano, eu consigo reaproveitar esses slides.

💬 Eduqo: Alguns professores falam que não gostam de postar os slides usados em sala: dizem que se o aluno tem a aula a disposição dele em casa, ele acaba não prestando atenção em sala. Você sente alguma dificuldade com relação a isso?

💬 Eduqo: No caderno você tem acesso à aba de resultados. Como você a utiliza? Você observa se os alunos estão fazendo as atividades, se eles estão indo bem?

Regina: Com certeza! Eu acredito que, de todas as ferramentas, essa é a mais importante. Eu gosto de fazer essa análise da sala ao longo da unidade, então eu sei que os pontos fortes eu não vou precisar revisar, não vou precisar perder tempo comentando de novo que eles já fixaram, não fica uma aula entediante. Eu tenho como saber e agir no problema, no foco do problema mesmo, direcionar a aula para onde os alunos têm dúvida.

Visualização dos resultados de uma das atividades da profa. Regina

💬 Eduqo: Vi que suas atividades desafios são compostas por exercícios que você mesma escreve? Essas questões você escreve da sua cabeça ou tira de algum lugar?

Regina: Geralmente eu gosto de elaborar as minhas questões, gosto de colocar questões que são da realidade dos meus alunos, da comunidade, da região que eles vivem.

💬 Eduqo: Na sua opinião, quais são os principais benefícios do Qmágico na sua opinião?

Regina: As minhas aulas rendem muito mais, porque o que eu precisaria mostrar ali na aula, passar um vídeo, distribuir exercícios, esperar eles responderem, corrigir, tudo é feito na plataforma. A aula está muito mais eficaz, o resultado está muito melhor, sobra muito mais tempo. Eu inclusive propus no meu planejamento que dois dos nossos micro-testes sejam feitos no Qmágico ao invés de fazer na escola. Vai ser mais rápido de corrigir, ver qual exercício eles mais erraram, mais acertaram e aproveitar o tempo que economizo pra trabalhar dúvidas com eles.

💬 Eduqo: Tem alguma dica que você gostaria de dar para esses professores que lerão seu caso de sucesso?

Regina: No meio de um monte de projetos, provas, aulas, simulados, o professor está tão ocupado que quando chega uma ferramenta nova ele não se dá nem a chance de conhecer.

Eu imagino que alguns professores enxergam a plataforma como mais trabalho pra eles — mas, na verdade, quando você começa a usar, você percebe que esse é o caminho. Se você não aproveitar a tecnologia do jeito certo, você vai ficar para trás.

Conhecendo mais essas tecnologias, a gente percebe que esse é um caminho que na verdade facilita muito a vida do aluno e do professor também. Minha dica é dar uma chance, começar sem achar que vai ser mais trabalho, com uma nova visão. É uma maneira diferente para otimizar o seu trabalho.

💬 Eduqo: Qual o seu sonho para educação do Brasil?

Regina: Eu sou professora da escola pública também, então o meu sonho é que todos tenham a oportunidade de ter acesso ao conhecimento e as tecnologias, independente do nível social. Aluno é aluno e como educadora o meu sonho é que todos tenham as mesmas oportunidades.


Nós, da Eduqo, agradecemos à Regina por toda a parceria e dedicação, juntos estamos transformando o ensinar para que cada pessoa se apaixone pelo aprender. 💚


Você tem uma história inovadora com a Eduqo e gostaria de inspirar outros educadores? Escreva pra gente — basta mandar um e-mail para professoresinovadores@eduqo.com.br.

Eduqo

As melhores soluções para escolas que querem personalizar a aprendizagem, engajar professores, captar e fidelizar seus alunos.

Laura Azevedo

Written by

Consultora de Sucesso do Cliente na Eduqo

Eduqo

Eduqo

As melhores soluções para escolas que querem personalizar a aprendizagem, engajar professores, captar e fidelizar seus alunos.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade