Professores Inovadores Eduqo — Tiago Oliveira

Laura Azevedo
Eduqo
Published in
7 min readFeb 17, 2020

Tiago tem 28 anos, mora em São José de Mipibu-RN e é professor no Conhecer Educacional, lecionando História para alunos do Ensino Fundamental II.

Tiago foi eleito como Professor Inovador Eduqo por criar com seus alunos hábitos de estudo saudáveis e efetivos, através da aplicação de atividades avaliativas contínuas. Analisando os dados gerados nas atividades, ele conseguiu tornar suas aulas personalizadas e atender às necessidades de seus alunos.

Acreditamos que trabalhos inspiradores na educação devem ser destacados e compartilhados para que outros docentes possam colaborar e construir casos ainda melhores! Por isso, conversamos com o prof. Tiago para descobrir mais sobre como ele trabalha.

💬 Eduqo: Quais são as diferenças entre sua rotina antes do Qmágico e depois do Qmágico? Na sua opinião, quais são os benefícios de usar a plataforma?

Tiago: Eu só comecei a adquirir uma rotina de atividades contínuas logo após a exposição do conteúdo quando comecei a usar a plataforma. A escola Conhecer Educacional já trabalha a algum tempo com o Qmágico assim que eu entrei na escola em 2018 tive contato com a plataforma e fui me adaptando a ela. Eu achei a proposta do Qmágico extremamente interessante, porque eu posso passar para o meu aluno o conteúdo em sala de aula, mas ele também poder ter uma revisão de forma mais prática em casa.

“A educação a gente forma não só na exposição teórica, mas também tem a característica prática para fixação.”

Na plataforma a gente pode colocar vídeos, o aluno pode revisar o que trabalhamos em sala, posso ter atividades de formas mais curtas e direcionadas. Eu tento manter uma rotina contínua de atividades lá no Qmágicoatividades curtas, mas que eu faça toda semana com eles. Eu tento organizar isso da melhor forma possível para que eles acompanhem.

Eu não gosto de elaborar atividades muito longas, pois o adolescente não fica muito tempo na frente do computador para fazer atividadeele tem outras distrações, como redes sociais. Eu tento manter a atividade mais curta, mas feita de forma contínua e com questões direcionadas para o que vimos em sala. O que eu tenho percebido é que tem dado certo, eles têm participado e contribuído bastante com a plataforma.

💬 Eduqo: Muito legal, Tiago! Além de atividades de revisão do dia a dia dos alunos, você também aplica provas na plataforma?

Tiago: Sim! Na verdade o sistema da escola Conhecer utiliza a plataforma como uma espécie de avaliação tambémnós realmente usamos essas atividades para nota. Eu particularmente procuro desenvolver com os meus alunos atividades diferentes, tem algumas que eu passo para eles como simulado, às vezes a gente termina um capítulo e no fim eu passo uma atividade pequena, de umas 6 ou 7 questões, direcionadas apenas para aquele capítulo e assim por diante.

Para as provas bimestraisas provas que são fixas do colégio, nós usamos questões do Banqo. Isso foi inclusive um pedido do gestor da escola para acostumar os alunos com um nível de questões que eles vão se deparar quando chegarem no ensino médio e estiverem se preparando para o ENEM, por exemplo.

💬 Eduqo: Então, pelo que você me disse, vocês costumam tirar as questões das atividades avaliativas do Banqo, certo? O que você acha das questões? Elas te ajudam?

Tiago: Isso! Tiramos os exercícios do Banqo de vocês, principalmente nós que somos professores do fundamental II, utilizamos muitas questões da plataforma inclusive para acostumar os alunos com o nível de questões. Claro que a gente tem a liberdade de criar questões próprias que achamos que se adequam àrealidade do aluno, mas eu particularmente, como professor de história, gosto de tirar as questões do Banqo, acho que elas são bem elaboradas e completas.

Inclusive a plataforma nos oferece duas possibilidades que eu acho extremamente interessantes. Temos a questão da filtragemonde o professor tem a liberdade de filtrar determinadas questões para que sejam bem direcionadas ao que é feito em sala; e a proposta da elaboração de cadernosonde o professor pode elaborar atividades específicas e com imagens ou vídeos para deixar à disposição do aluno ao longo do ano. Eu gosto bastante!

Visualização de um exercício do Banqo usado pelo prof. Tiago em uma atividade avaliativa.

💬 Eduqo: As suas atividades são todas postadas na plataforma ou algumas você sente necessidade de aplicar por fora?

Tiago: Na verdade eu acho que uma das coisas que eu tive dificuldade, principalmente no início, foi achar algumas questões. Existem alguns conteúdos específicos que nós trabalhamos em históriafalando mais da minha área, que a gente encontra uma certa dificuldade pra achar questões bem direcionadas com aquela proposta, mas eu tenho observado no decorrer deste último ano que a plataforma tem atualizado bastante as questões. Eu particularmente não sinto necessidade de aplicar nada por fora, todas as atividades que eu faço com os alunos eu consigo colocar na plataforma.

💬 Eduqo: A nomenclatura das suas atividades é padronizada e completaachei muito legal! Isso é determinado pela escola ou você criou o seu padrão?

Tiago: Essa nomenclatura é uma criação minhaela não é um padrão da escola. Cada professor faz do jeito que acha melhor, mas eu desenvolvi essa nomenclatura porque eu acho que facilita a organização. Como os alunos têm muitas atividades de muitas disciplinas durante o bimestre, eu preferi ter uma nomenclatura própria minha, para que delimite bastante aquilo que eles vão estudar de fato.

Se eu vou aplicar, por exemplo, um simulado, eu coloco “Simulado 1”, cito qual a unidade trabalhada, qual o capítulo usado e eles vão saber assim que entrarem que as questões que estão ali são de determinado assuntoisso focaliza o aluno. Eu acho que se a gente coloca apenas “Atividade 1” pode confundir bastante a cabeça do aluno e até o professor na hora de ver os resultados.

Visualização do padrão de nomenclatura usado pelo prof. Tiago nas suas atividades avaliativas.

💬 Eduqo: Você analisa os resultados das atividades para realizar alguma intervenção, por exemplo, ver uma questão que a maior parte da sala errou e retomar esse conteúdo?

Tiago: Sim, bastante! Eu acho que a questão da estatística ao finalsaber a questão que eles mais acertaram, a questão que eles mais erraram, serve inclusive como um processo de avaliação do próprio professor.

“Eu acho isso fundamental, nisso a plataforma é fantásticaela passa a informação para o professor do que o aluno realmente aprendeu, o que precisa ser retomado, onde a gente precisa melhorar a aula, talvez mudar o modo de explicar. Isso facilita a melhora da nossa metodologia e nós podemos crescer como professores.”

Visualização dos resultados de uma atividade do prof. Tiago.

💬 Eduqo: Muito legal, Tiago! Como você consegue engajar os alunos a fazerem as atividades?

Tiago: No início a gente tem uma certa dificuldade com o engajamento dos alunos, às vezes pode ser difícil fazer eles participarem das atividades, mas eu tenho procurado falar com eles e o que tem facilitado é essa continuidade. Quando eles entram na plataforma as atividades já são direcionadas, são de no máximo 8 exercícios, a nomenclatura é fácil de encontrar, eles demoram uns 15 ou 20 minutos para responder e ainda tem o critério avaliativo que dá nota para elesisso tem motivado meus alunos a participar.

Como eu trabalho com eles quatro capítulos inteiros do livro, ao invés de passar uma atividade na plataforma sobre a matéria toda, eu prefiro passar uma atividade por capítuloisso foi inclusive uma orientação da escola lá no início, acho que facilita muito e engaja o aluno.

💬 Eduqo: Existe um planejamento para saber quais ou quantas atividades serão postadas por mês? A escola guia esse planejamento ou você mesmo decide?

Tiago: A nossa escola trabalha com planejamento de todos os bimestres. Ele é feito logo no início do ano, a gente já sabe basicamente como vamos aplicar o conteúdo, os professores se reúnem e decidem como será o ano. A orientação da escola foi que nós fizéssemos no Qmágico um atividade ao final de cada capítuloos professores têm liberdade para fazer como se encaixa melhor na sua aula, mas eu ando desenvolvendo assim atividades contínuas e tem funcionado.

💬 Eduqo: Qual o seu sonho para educação do Brasil?

Tiago: Eu sonho com uma educação transformadora, onde o aluno seja participante do processo construtivo de conhecimento. Uma educação centrada na formação de cidadãos críticos e comprometidos com a sua realidade social.

Nós, da Eduqo, agradecemos ao Tiago por toda a parceria e dedicação, juntos estamos transformando o ensinar para que cada pessoa se apaixone pelo aprender. 💚

Você tem uma história inovadora com a Eduqo e gostaria de inspirar outros educadores? Escreva pra gente — basta mandar um e-mail para professoresinovadores@eduqo.com.br.

--

--