A digitalização emergencial da educação em 2020 ensinou que dar aulas online é muito diferente de estar em sala com os alunos. Esse formato exige novas habilidades dos professores, e o primeiro desafio é como estruturar uma aula a distância eficiente.
A internet permite utilizar linguagens digitais e abre caminho para novas abordagens de ensino. Mas como aproveitar todas essas possibilidades e manter os estudantes engajados, em meio às distrações do ambiente virtual?
Neste post, vamos entender como estruturar uma aula para o ensino a distância e adaptar o aprendizado para aproveitar o melhor que a tecnologia tem a nos oferecer. …
As escolas Brasileiras pararam por mais tempo do que a média dos países da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico). Isso é o que revela o Education at a Glance, uma publicação da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) que reúne estatísticas educacionais do Brasil e mais de 40 países, ou Panorama da Educação numa tradução livre para o português Até o fim do mês de Junho, a média da OCDE era de 14 semanas. …
O fechamento de escolas devido às medidas de isolamento social atingiu 91% dos estudantes em todo o mundo. No Brasil, foram 52,8 milhões de alunos afetados, da educação infantil ao ensino superior. Isso é o que revela o relatório divulgado pela Unesco.
Fechar temporariamente as escolas, além de proteger crianças e jovens, reduz as chances de que eles se tornem vetores do vírus para sua família e comunidade. Diante desse cenário, grande parte do processo de aprendizagem precisou ser ajustado e foi necessária uma grande dedicação para tornar o ensino remoto o melhor possível para os alunos.
Sendo o Brasil um país tão grande e diverso, diferentes desafios são enfrentados em cada uma das regiões. Desse modo, é fundamental a compreensão da situação vigente em cada canto do nosso país e quais as soluções estão sendo implementadas. Nós, da Eduqo, acreditamos que trabalhos de excelência na educação devem ser compartilhados! …
No início, meio ou encerramento de ano escolar o desafio de saber o que de fato foi absorvido pelos alunos só cresce, e o motivo é simples: quanto mais conteúdo passado ao longo do tempo, mais difícil fica a percepção, no longo prazo, do que foi aprendido e o que precisa ser reforçado.
O contexto acima ainda é a realidade de muitas escolas, onde, por muitas vezes, as demandas pedagógicas e rotinas que precisam acontecer hoje acabam consumindo muito tempo do corpo docente e faz com o que mesmo viva um ciclo que apressa e limita o planejamento, análise e intervenções pedagógicas ao longo do ano. …
Entenda porque a personalização da aprendizagem é uma das tendências mais discutidas no segmento de educação, veja dicas, conceitos e exemplos práticos desse modelo.
À medida que as discussões pedagógicas evoluem, a ideia de que o ensino tradicional é capaz de abraçar e desenvolver uma aprendizagem que respeite as individualidades e características das novas gerações se torna cada vez mais controversa. Estamos, como sociedade, sendo expostos a cenários que exigem adaptação rápida e assertiva, como é o caso do ensino remoto emergencial durante a pandemia.
De acordo com a UNESCO, 70% dos estudantes do mundo estão sem frequentar a escola durante a pandemia da COVID-19. Esse afastamento brusco, que forçou o isolamento social, balançou a educação formal e nos obrigou a refletir sobre a condição delicada e defasada da educação que temos hoje. …
Migrar as rotinas pedagógicas para ambientes digitais de maneira urgente foi a realidade desafiadora de muitas escolas nos últimos dois meses. Entretanto, a dificuldade de aproximar os pais e responsáveis do aprendizado das crianças sempre foi uma questão importante dentro e fora da escola, mesmo antes da crise de saúde que estamos vivendo se iniciar.
Alguns instrumentos antigos, como boletins, agendas e memorandos, que têm a intenção de fazer a família entender a aprendizagem de seus filhos não parecem mais ser suficientes — as famílias precisam de mais visibilidade para perceber genuinamente tudo que a escola faz por elas e seus filhos. …
Atualizado em 16 de Março de 2020, às 9h53.
Prezados parceiros,
Estamos atentos aos desdobramentos do avanço da pandemia da doença COVID-19, causada pelo SARS-CoV-2 (“novo coronavírus”), e preocupados em auxiliar as escolas de todo o país a terem capacidade de colocar em prática o melhor plano possível para a menor disrupção das atividades do calendário letivo de 2020.
Alinhados às recomendações internacionais fornecidas pela UNESCO, estamos disponibilizando um guia prático com recomendações relevantes para que você consiga se preparar e implementar uma rotina digital para que as atividades de aprendizagem não sejam interrompidas apesar da suspensão das aulas presenciais.
Escrevemos abaixo artigos práticos (com tutoriais técnicos da plataforma e instruções práticas sobre comunicação) sobre os 5 Principais Pontos que você precisa implementar neste momento. …
Artigo atualizado em 12 de Março de 2020, às 11h54.
Em continuidade ao artigo publicado no dia 09 de Março, este é o segundo artigo da série especial de preparação e combate à expansão da pandemia global do Sars-Cov-02 (o “novo coronavirus”), vírus causador da doença COVID-19.
A atual recomendação oficial do Ministério da Educação para as escolas brasileiras é de que se preparem, imediatamente, para terem planos de aulas remotas em caso de necessidade de fechamento e suspensão das aulas.
Em vídeo divulgado pelo Ministro da Educação, Abraham Weintraub, em 11 de Março de 2020, a recomendação de que escolas de todo o país iniciem a preparação de planos de contingência para lidar com a necessidade de responder ao coronavirus. …
Atualizado em 12 de Março de 2020, às 13h36
A epidemia global causada pelo COVID-19 tem feito escolas em todo o mundo precisarem reagir de forma rápida para se adequarem ao cenário turbulento trazido pelo vírus.
No Brasil, os números de contaminação ainda são, até o momento da atualização deste artigo, relativamente baixos em comparação a países como China, Estados Unidos e países da Europa — há cerca de 70 casos confirmados e mais de 900 casos ainda suspeitos.
Entretanto, é nossa missão como comunidade escolar nos mantermos conscientes de que este cenário pode se modificar rapidamente. …
Tiago tem 28 anos, mora em São José de Mipibu-RN e é professor no Conhecer Educacional, lecionando História para alunos do Ensino Fundamental II.
Tiago foi eleito como Professor Inovador Eduqo por criar com seus alunos hábitos de estudo saudáveis e efetivos, através da aplicação de atividades avaliativas contínuas. Analisando os dados gerados nas atividades, ele conseguiu tornar suas aulas personalizadas e atender às necessidades de seus alunos.
Acreditamos que trabalhos inspiradores na educação devem ser destacados e compartilhados para que outros docentes possam colaborar e construir casos ainda melhores! Por isso, conversamos com o prof. …
About