Image for post
Image for post

A digitalização emergencial da educação em 2020 ensinou que dar aulas online é muito diferente de estar em sala com os alunos. Esse formato exige novas habilidades dos professores, e o primeiro desafio é como estruturar uma aula a distância eficiente.

A internet permite utilizar linguagens digitais e abre caminho para novas abordagens de ensino. Mas como aproveitar todas essas possibilidades e manter os estudantes engajados, em meio às distrações do ambiente virtual?

Neste post, vamos entender como estruturar uma aula para o ensino a distância e adaptar o aprendizado para aproveitar o melhor que a tecnologia tem a nos oferecer. …


Image for post
Image for post

Efeitos da pandemia na educação brasileira

As escolas Brasileiras pararam por mais tempo do que a média dos países da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico). Isso é o que revela o Education at a Glance, uma publicação da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) que reúne estatísticas educacionais do Brasil e mais de 40 países, ou Panorama da Educação numa tradução livre para o português Até o fim do mês de Junho, a média da OCDE era de 14 semanas. …


Image for post
Image for post

O fechamento de escolas devido às medidas de isolamento social atingiu 91% dos estudantes em todo o mundo. No Brasil, foram 52,8 milhões de alunos afetados, da educação infantil ao ensino superior. Isso é o que revela o relatório divulgado pela Unesco.

Fechar temporariamente as escolas, além de proteger crianças e jovens, reduz as chances de que eles se tornem vetores do vírus para sua família e comunidade. Diante desse cenário, grande parte do processo de aprendizagem precisou ser ajustado e foi necessária uma grande dedicação para tornar o ensino remoto o melhor possível para os alunos.

Sendo o Brasil um país tão grande e diverso, diferentes desafios são enfrentados em cada uma das regiões. Desse modo, é fundamental a compreensão da situação vigente em cada canto do nosso país e quais as soluções estão sendo implementadas. Nós, da Eduqo, acreditamos que trabalhos de excelência na educação devem ser compartilhados! …


Image for post
Image for post

No início, meio ou encerramento de ano escolar o desafio de saber o que de fato foi absorvido pelos alunos só cresce, e o motivo é simples: quanto mais conteúdo passado ao longo do tempo, mais difícil fica a percepção, no longo prazo, do que foi aprendido e o que precisa ser reforçado.

O contexto acima ainda é a realidade de muitas escolas, onde, por muitas vezes, as demandas pedagógicas e rotinas que precisam acontecer hoje acabam consumindo muito tempo do corpo docente e faz com o que mesmo viva um ciclo que apressa e limita o planejamento, análise e intervenções pedagógicas ao longo do ano. …


Entenda porque a personalização da aprendizagem é uma das tendências mais discutidas no segmento de educação, veja dicas, conceitos e exemplos práticos desse modelo.

Image for post
Image for post

À medida que as discussões pedagógicas evoluem, a ideia de que o ensino tradicional é capaz de abraçar e desenvolver uma aprendizagem que respeite as individualidades e características das novas gerações se torna cada vez mais controversa. Estamos, como sociedade, sendo expostos a cenários que exigem adaptação rápida e assertiva, como é o caso do ensino remoto emergencial durante a pandemia.

De acordo com a UNESCO, 70% dos estudantes do mundo estão sem frequentar a escola durante a pandemia da COVID-19. Esse afastamento brusco, que forçou o isolamento social, balançou a educação formal e nos obrigou a refletir sobre a condição delicada e defasada da educação que temos hoje. …


Migrar as rotinas pedagógicas para ambientes digitais de maneira urgente foi a realidade desafiadora de muitas escolas nos últimos dois meses. Entretanto, a dificuldade de aproximar os pais e responsáveis do aprendizado das crianças sempre foi uma questão importante dentro e fora da escola, mesmo antes da crise de saúde que estamos vivendo se iniciar.

Alguns instrumentos antigos, como boletins, agendas e memorandos, que têm a intenção de fazer a família entender a aprendizagem de seus filhos não parecem mais ser suficientes — as famílias precisam de mais visibilidade para perceber genuinamente tudo que a escola faz por elas e seus filhos. …


Atualizado em 16 de Março de 2020, às 9h53.

Prezados parceiros,

Estamos atentos aos desdobramentos do avanço da pandemia da doença COVID-19, causada pelo SARS-CoV-2 (“novo coronavírus”), e preocupados em auxiliar as escolas de todo o país a terem capacidade de colocar em prática o melhor plano possível para a menor disrupção das atividades do calendário letivo de 2020.

Alinhados às recomendações internacionais fornecidas pela UNESCO, estamos disponibilizando um guia prático com recomendações relevantes para que você consiga se preparar e implementar uma rotina digital para que as atividades de aprendizagem não sejam interrompidas apesar da suspensão das aulas presenciais.

Escrevemos abaixo artigos práticos (com tutoriais técnicos da plataforma e instruções práticas sobre comunicação) sobre os 5 Principais Pontos que você precisa implementar neste momento. …


Artigo atualizado em 12 de Março de 2020, às 11h54.

Em continuidade ao artigo publicado no dia 09 de Março, este é o segundo artigo da série especial de preparação e combate à expansão da pandemia global do Sars-Cov-02 (o “novo coronavirus”), vírus causador da doença COVID-19.

Qual é o status atual em relação a o que as escolas precisam fazer em resposta ao COVID-19?

A atual recomendação oficial do Ministério da Educação para as escolas brasileiras é de que se preparem, imediatamente, para terem planos de aulas remotas em caso de necessidade de fechamento e suspensão das aulas.

Em vídeo divulgado pelo Ministro da Educação, Abraham Weintraub, em 11 de Março de 2020, a recomendação de que escolas de todo o país iniciem a preparação de planos de contingência para lidar com a necessidade de responder ao coronavirus. …


Atualizado em 12 de Março de 2020, às 13h36

A epidemia global causada pelo COVID-19 tem feito escolas em todo o mundo precisarem reagir de forma rápida para se adequarem ao cenário turbulento trazido pelo vírus.

No Brasil, os números de contaminação ainda são, até o momento da atualização deste artigo, relativamente baixos em comparação a países como China, Estados Unidos e países da Europa — há cerca de 70 casos confirmados e mais de 900 casos ainda suspeitos.

Entretanto, é nossa missão como comunidade escolar nos mantermos conscientes de que este cenário pode se modificar rapidamente. …


Tiago tem 28 anos, mora em São José de Mipibu-RN e é professor no Conhecer Educacional, lecionando História para alunos do Ensino Fundamental II.

Image for post
Image for post

Tiago foi eleito como Professor Inovador Eduqo por criar com seus alunos hábitos de estudo saudáveis e efetivos, através da aplicação de atividades avaliativas contínuas. Analisando os dados gerados nas atividades, ele conseguiu tornar suas aulas personalizadas e atender às necessidades de seus alunos.

Acreditamos que trabalhos inspiradores na educação devem ser destacados e compartilhados para que outros docentes possam colaborar e construir casos ainda melhores! Por isso, conversamos com o prof. …

About

Eduqo

Ensino Híbrido , Personalização da Aprendizagem, Engajamento, Fidelização e Captação de Alunos 📚📱

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store