Decrete o fim dos treinamentos sem sentido
Há diversos empresários desanimados quando o assunto é capacitação de equipe.
Por um lado, percebem que falta conhecimento entre os funcionários e, do outro lado, acham que gastam muito com treinamentos e palestras que não impactam a motivação do pessoal e nem os resultados do negócio.
Onde está o problema? Qual a solução?
Com a nossa experiência em consultoria, observamos que o que falta em diversas atividades de ensino nas empresas é:
Contexto, Consistência e Constância.
Imagine a cena: em seu trabalho, depois de muito tempo, de repente você recebe um email do RH convidando-o para um workshop sobre alegria e motivação que será realizado na semana que vem. E com um palestrante famoso que deve ter cobrado uma fortuna.
Olha o absurdo dessa situação: Não há “Contexto” – você nem sabe porque foi convidado. Será que as pessoas te acham triste?
Não há “Consistência” – em quê esse workshop irá efetivamente lhe ajudar no trabalho? Não parece fazer muito sentido, você já se sente motivado...
E não há “Constância” – esse é só mais um evento pontual e aleatório do pessoal do RH.
Faz tempo que você está pedindo para fazer aquele curso técnico, mas eles só investem em eventos motivacionais vazios. Lá vai você, semana que vem, atrasar seu trabalho para ouvir mais do mesmo. E se prepare porque vai ter dinâmicas e brincadeiras.
Falta de Contexto, Consistência e Constância. É jogar dinheiro fora e, falando sério, ninguém tem orçamento para ficar desperdiçando.
Mas, há uma solução – ou pelo menos uma sugestão:
Conheça essa ferramenta, a Matriz de Capacitação. Onde relacionamos as pessoas aos conteúdos essenciais a cada profissional. Esse é um verdadeiro mapeamento do conhecimento necessário na empresa.
Nas colunas são listadas as funções, cargos e todos os níveis de liderança. Nas linhas estão os temas e treinamentos. Veja que é interessante considerar conteúdos técnicos e comportamentais. Daí, sinalizamos as relações entre as funções e as capacitações.
Essa simples ferramenta auxilia na solução dos 3 problemas que comentamos:
O funcionário, ao ser convidado para um curso, entende o “Contexto” onde está esse tema, pois já sabe qual é a trilha do conhecimento que irá percorrer na empresa.
Também permite a “Consistência” pois não se trata de um treinamento aleatório, mas foi pensado sobre sua importância do desenvolvimento do profissional. Faz sentido!
A Matriz de Capacitação ainda promove a “Constância” pois agora cria-se a demanda de realização desses cursos periodicamente.
O colaborador sabe em que vai ser treinado e a empresa já sabe quais ensinamentos precisa promover. É simples e eficaz!
Desenvolva seu negócio criando um programa de capacitações com Contexto, Consistência e Constância.
Um abraço!