Dimensões da Gestão

A EFEITO 5 entende a gestão em 05 grandes dimensões considerando os aspectos primordiais para o cumprimento de sua missão. São elas:

É o ponto de partida de qualquer organização pois é onde nascem os propósitos de atuação e os valores da empresa. Considerando aspectos internos e externos, o modelo de negócio é desenvolvido e são traçadas ações de longo prazo para garantir um crescimento sustentável.

O papel dos líderes é decisivo nessa dimensão pois eles são os responsáveis pela definição da identidade organizacional e a comunicação eficaz à toda equipe.

Aspectos considerados:
- Identidade Organizacional
- Foco de Atuação da Liderança
- Análise do Ambiente
- Visão de Futuro

“Quem são os nossos clientes?”, “Como atendemos suas necessidades?” são questões cruciais para uma organização. Na dimensão Mercado a empresa realizará o propósito definido na Estratégia.

Para alcançar o sucesso, os clientes devem ser alcançados e os produtos/serviços oferecidos devem estar aderentes às suas expectativas.

Aspectos considerados:
- Pesquisa de mercado
- Precificação de Produtos
- Público-Alvo
- Propaganda e Marketing

Uma empresa que não gera retorno financeiro está condenada. São os resultados financeiros que fortalecem a empresa para realizar sua Missão e prover recursos para sua equipe e acionistas.

O crescimento e a permanência de uma organização está intimamente ligada aos resultados que ela apresenta. Ao invés de se perguntar “Vale a pena investir nesse negócio?”, o investidor/empreendedor deve questionar “Quais as alternativas para alavancar o retorno do negócio?”.

Aspectos considerados:
- Controle Financeiro
- Aumento de Receitas
- Redução de Gastos (Custos e Despesas)
- Indicadores de Rentabilidade
- Acompanhamento de Resultados

Contempla a idealização, criação, desenvolvimento e especificação do negócio. É onde a mágica acontece e insumos são transformados em produtos/serviços. Nessa dimensão são considerados os processos e a estrutura organizacional necessários para entregar aos clientes o valor proposto pela organização.

Eficiência é o objetivo! Fazer mais com menos garantindo a qualidade e sem comprometer os envolvidos: fornecedores, equipe e clientes.

Aspectos considerados:
- Organograma e Funções
- Plano de Cargos e Salários
- Mapeamento e Padronização de Processos
- Indicadores Operacionais

Toda organização é composta, essencialmente, por pessoas. Elas são a face da empresa junto ao mercado/clientes e também são os braços que realizam o trabalho no dia a dia.

É importante que a equipe esteja plenamente capacitada para executar as atividades necessárias. Além disso, devem estar satisfeitas e motivadas para, com boas atitudes, entregar o melhor de si e ter o retorno pessoal atendido.

Aspectos considerados:
- Busca e Retenção de Talentos
- Execução das Atividades
- Avaliação de Desempenho
- Metas e Bonificação
- Capacitação
One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.