O Dilema do Peixe Grande

EFEITO 5 Gestão Empresarial
EFEITO 5
Published in
3 min readSep 12, 2017

Quero contar a história do André, um jovem profissional de 22 anos do interior de Minas, e como nossa conversa o ajudou a resolver um importante dilema no emprego. Foi um bate-papo tão interessante que resolvi compartilhar por aqui:

Há algumas semanas, André me procurou com um dilema: ele trabalha como representante comercial em uma grande telefonia mas recebeu uma proposta de emprego para assumir uma equipe em uma pequena empresa da região. E aí? Deveria largar o emprego seguro para assumir novas responsabilidades em uma organização bem menor?

Complicado, não? Logo lembrei de uma frase interessante:

“Há pessoas que se sentem bem sendo um peixe pequeno em um imenso oceano e há aqueles que preferem ser um grande peixe em um pequeno lago”.

É o que eu chamo de O Dilema do Peixe Grande. André estava passando por essa angústia: ficar em um emprego garantido, mas com poucas chances de ser notado ou trocar tudo para ter uma grande visibilidade e potencial de avançar na carreira, mas em uma função bem diferente?

Conversamos uns 40 minutos e mostrei 3 fatores que ele deveria considerar para tomar uma boa decisão:

1. Quanto você acredita em seu trabalho? — André precisava avaliar o seu potencial e ponderar se daria conta dessa nova função. O bom sinal é que ele foi convidado pela nova empresa, ou seja, alguém ali já acredita no trabalho dele;

2. Quais os cenários futuros possíveis? — Quais as chances de promoção e crescimento na grande empresa? Poucas, ele disse. E quais as chances no novo emprego? Maiores, já que ele estaria ligado diretamente ao próprio dono. Interessante, não?

3. Onde aprenderá mais? — André é jovem e está em processo de formação profissional. Se no emprego atual ele já domina o processo e trabalha tranquilo, talvez seja hora de se arriscar e conhecer novas culturas e outras realidades organizacionais. Assumir uma equipe é um grande desafio, mas que trará importantes aprendizados em seu desenvolvimento pessoal no longo prazo.

Enfim, 3 perguntas diretas para direcioná-lo em suas análises e fundamentar sua decisão.

Depois do nosso bate-papo, André ficou mais aliviado e percebi que seus pensamentos estavam mais organizados. Afinal, os critérios para definir sua escolha estavam estabelecidos.

Casos como esses, me deixam empolgado. Saber que podemos contribuir é muito gratificante! Quero fazer mais isso: ouvir jovens e empreendedores que se sentem perdidos e enfrentam desafios todos os dias.

Já contei que estou direcionando meu foco para o atendimento a empreendedores por meio da Mentoria Gestores Excelentes? Tem sido uma experiência incrível e estou a cada dia mais motivado. 😊

Estou dedicando parte da minha agenda para investir tempo em conversas direcionadas para solução de problemas. Quero levar gestão para todos e acredito que esse é um caminho importante.

Então, fica aqui o convite: venha conversar comigo! Uma conversa rápida online onde vamos debater a situação de sua empresa, as oportunidades e elaborar um mapa de atuação. Topa?

Minha agenda está nesse link: gestoresexcelentes.youcanbook.me. Veja qual o melhor dia e horário e marque agora nossa conversa. Estou te esperando!

Um abraço!

--

--