O que é importante na gestão por indicadores

Quais resultados você têm alcançado na empresa? É capaz de saber como chegou a esses resultados? É por sorte ou por gestão?

Cuidado! Se você não é capaz de medir o desempenho do seu negócio, o que você tem é sorte, não é gestão. Já deve ouvido a famosa frase:

“Quem não mede, não gerencia”

É isso mesmo! Como é possível avaliar se o seu negócio é rentável e que vale a pena dedicação, se você não tem os números que comprovam isso? É estruturar e definir uma gestão por indicadores que irá garantir a segurança de que tudo está indo bem.

1. É IMPORTANTE MEDIR

A apuração dos resultados de desempenho é necessária para conhecermos, de fato, o que está ocorrendo. É medindo que conseguimos encontrar as falhas de desempenho e conseguimos analisar e eliminá-las.

Nossa sugestão é que você tenha, no máximo, 5 indicadores estratégicos para orientar a condução geral da empresa. Para isso, procure indicadores relacionados à cada uma das Dimensões da Gestão. Além de indicador Financeiro, considere indicadores para avaliar a Estratégia, Mercado, Design e Pessoas.

2. É IMPORTANTE RELACIONAR

Não basta ter lucro se os clientes estão insatisfeitos. Eles não voltarão a comprar e ainda irão manchar a imagem da empresa no mercado. Também não adianta se tivermos funcionários desgostosos e processos ineficientes.

Na definição dos indicadores é importante começar a relacioná-los entre si. Para alcançarmos um equilíbrio sustentável que irá garantir o futuro e o crescimento da empresa. O importante é que, no final, todos estejam na mesma direção com os objetivos estratégicos sendo alcançados.

Atenção para definir indicadores que meçam a eficácia e também a eficiência da empresa. O indicador final será satisfatório se os indicadores meios (ou indicadores de processo) também apresentarem bons resultados.

3. É IMPORTANTE COMUNICAR

odos na empresa devem conhecer suas métricas, e pelo o quê estão sendo avaliados. Mantendo-se um nível adequado de confidencialidade, apresente os principais indicadores da empresa. Deixe que observem os avanços da organização.

A comunicação dos indicadores é importante para alinhar as expectativas; avaliar o trabalho; e reconhecer o esforço realizado.

Se você é funcionário e nunca lhe disseram quais são os seus indicadores, cuidado! Você pode estar sendo avaliado conforme o humor do seu chefe. Espero que tenha sorte!

4. É IMPORTANTE AGIR

Após medir o desempenho e realizar as análises, é necessário definir ações de padronização, se a meta for alcançada, ou de correção se o indicador não estiver satisfatório. Logo que identificar uma falha, avalie e corrija.

Muitos gestores adiam uma decisão e acabam comprometendo o resultado e a moral da equipe.

Lembre-se, para uma gestão por indicadores eficaz é importante medir, relacionar, comunicar e agir! Tenha a empresa em suas mãos!

O papel da consultoria em projetos de gestão é contribuir trazendo com um olhar externo e propondo avanços. Conte conosco nesse desafio.

Um abraço!

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.