A busca por segurança adaptada ao planeta do futuro: Tecnologia Protetora


Smartphones e aplicativos já deixaram de ser novidade há um bom tempo, porém os consumidores agora buscam inovações que protegem e servem. Essa tecnologia ganhou bastante espaço em países da América Central e do Sul.


A crescente preocupação com a segurança fez surgir uma necessidade que vai além do que já existe nas experiências de varejo interativo, pagamento de transporte em veículos particulares por meio de moeda virtual ou até mesmo o uso de veículos autoguiados.

Países marcados pela alta taxa de criminalidade:

Em alguns lugares do mundo, a segurança não funciona como deveria, com infrações acontecendo por todo o momento em diferentes lugares e horários. É complexo para as autoridades ter conhecimento de todos os delitos.

E qual o papel da tecnologia no meio de tudo isso?

Cidadãos da América Central e do Sul procuram por marcas e empresas que ofereçam inovações tecnológicas para mantê-los seguros. Procuram plataformas digitais, apps e dispositivos online para ajudá-los em caso de emergência.

Por que há essa demanda?

Falhas institucionais, como autoridades despreparadas, falhas em policiamento, índices de crimes elevados, diferenças na distribuição de renda, entre outros fatores, despertaram a necessidade na população de procurar uma resposta mais rápida e segura do que depender o poder público.

Aplicativos, plataformas e tecnologias que ganharam notoriedade:

Colômbia: Rastreamento de veículo escolar Tu Ruta Escolar

É um aplicativo para pais e responsáveis acompanharem seus filhos no transporte escolar. Através de GPS é possível saber a localização exata do aluno. A empresa criadora desse app tem planos de expandir seus negócios para outros países da América do Sul.

Colômbia e México: Proteção contra falsas ligações

O aplicativo Guardian Telefónica surgiu na Colômbia para evitar ligações associadas a golpes e extorsões. A utilização é gratuita e avisa usuários se a ligação for de má intenção, através de um banco de dados, o app faz uma filtragem para avisar ao consumidor.

Na mesma linha, segue no México o No Más Extorsiones, que em seu primeiro ano já evitou 119.000 extorsões.

México: Dronix-Drone & LoJack para localização de veículos roubados.

Em abril de 2016, a empresa de drones Dronix-Drone fez parceria com a empresa americana LoJack (especialista em roubos de carros). Como funciona? A LoJack utiliza um sistema de sinais de rádios para serem enviados ao drone em caso de veículo roubado. Por sua vez, o drone equipado com câmera faz a localização do carro e fotos são enviadas às autoridades.

Brasil: Assédio Zero

A Microsoft Brasil e a ONG Eldorado lançaram um aplicativo chamado Assédio Zero. Nele são mapeados lugares onde já ocorreram atos de violência contra mulheres. A plataforma funciona de forma totalmente anônima. As vítimas marcam o local e relatam o tipo de assédio ou hostilidade. Após o registro, as usuárias recebem o aviso de forma segura através de Cloud da Microsoft.

Ainda sobre a violência às mulheres, em São Paulo foi lançado o Song of Violence. É uma plataforma em que o usuário é avisado sobre o conteúdo da letra antes do download da música. Avisa que as canções desejadas incitam violência contra as mulheres. Após o lançamento, somente 6% dos usuários realizaram download desse tipo de música.

Brasil: Aplicativo que engana o valor da conta corrente

O aplicativo Sekron Digital mostra um valor abaixo do disponível na conta corrente do sequestrado e a agência ou caixa eletrônico registra fotos dos assaltantes para serem enviadas aos policiais perto da localidade.

Brasil: chame um carro blindado

Ainda no Brasil é possível fazer o chamado de um carro blindado através do Bluc Lub. São feitos para proteção do passageiro e todos os motoristas possuem curso de direção defensiva, disponíveis em São Paulo e Rio de Janeiro.

Argentina: Evitar roubos e furtos de malas através do Blue Smart

Com esse aplicativo a bagagem contém um SIM Card conectado e que pode ser monitorado por GPS em tempo real. Equipada com sistema de Bluetooth, a bagagem bloqueia o fecho caso seja carregada para longe do usuário.

Chile: envie mensagens emergenciais

No aplicativo SOSAFE é possível cadastrar 10 pessoas de seu contato, elas são avisadas caso ocorra algum acidente ou necessidade extrema. Basta apertar o SOS e a lista será avisada.

Essas são algumas tendências de Tecnologia Protetora disponíveis no mercado. Estamos cada vez mais interligados por dispositivos móveis, tanto para comunicação quanto para a nossa própria segurança.

Qual plataforma ou aplicativo você já imaginou para se proteger?

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.