O mundo é uma máquina em mudança: 5 tendências para 2017

eg!creative
eg!creative
Published in
4 min readJan 20, 2017

--

Os consumidores vivem em constante mudança. O mercado deve sempre manter-se atento às novas direções e ações de consumo. Não perca o seu cliente no ano que chegou. Vamos ver as 5 tendências para 2017.

1. Experiência Virtual

A Realidade Virtual (RV) está mais presente do que imaginamos.

Todos sabemos que a tecnologia cresce de uma maneira desenfreada a cada dia e por que não dizer segundos? Ela não está associada somente a jogos eletrônicos ou computadores avançados.

A RV será uma constante referência para o marketing pois abre um grande leque de explorações. É possível seguir e obter várias ideias a partir de uma realidade aumentada ou realidade misturada (combinação de cenas do mundo real com o virtual, como exemplo o sucesso de Pokemon Go).

É ótima a oportunidade de usar a RV para o crescimento do seu negócio, um exemplo é a visão 360º, que tem a opção de ser observada em qualquer dispositivo móvel ou desktop. A maneira que giramos o mouse ou mexemos no celular mostra todo o ambiente ao redor. Essa tecnologia é aplicável a diversos setores como fazer um tour em uma loja virtual, conhecer um quarto de um hotel e a vista que oferece, conhecer um restaurante, entre outras possibilidades.

Dentro de Realidade Virtual ainda existe a possibilidade de utilizar um óculos com fones de ouvidos que praticamente nos transporta para outro ambiente. Através de uma experiência sensorial que utiliza audição e visão, a experiência fica muito mais próxima da realidade, você pode surpreender seus clientes!

2. O mundo por dois lados

O ano anterior marcou uma divisão entre cidadãos globais, que são aqueles comprometidos com a ideia de um mundo interconectado, e outros que estão atrelados a uma identidade de nação/comunidade.

A tendência é da criação de campanhas que possam engajar pessoas à sua cultura. Com ações voltadas para uma região, por exemplo, em que o público simpatize mais com o produzido no próprio local. Um caso interessante que podemos citar é da Starbucks. Lançou uma série online sobre cidadãos americanos que fazem diferença (nem que sejam pequenas) para o seu país.

Enquanto o cidadão global não se importa em consumir várias marcas do mundo de maneira aberta. É um gancho que você pode utilizar em seu negócio. De repente promover algo relacionado aos seus consumidores locais, mostrar que quem consome não é somente um consumidor e sim uma pessoa que faz diferença no dia a dia.

E para o cidadão global, existem vários jeitos em articular a interligação entre clientes diferentes, realizando trocas de informações, experiências, histórias. Aproveitar de ferramentas tecnológicas para manter essas pessoas online!

3. Indivíduos ocultos

Para evitar algum tipo de constrangimento ou preconceito, existem softwares que mantém o usuário anônimo. A intenção é realmente não fazer com quem presta o serviço agir de forma preconceituosa e estereotipada.

Um exemplo foi um encontrado no site da Trend Watching:

“US-developed platform for engineers to practice technical job interviews, announced a feature that disguises both the interviewer’s and candidate’s voices”

Criou-se uma plataforma que altera a voz do entrevistado e do entrevistador para uma voz de android, assim ambos ficam no anonimato e só revelam a identidade se quiserem. A real intenção é que não haja nenhum preconceito e estereótipo dos dois lados. Tudo baseado no conhecimento, é o que mais importa.

Existem incontáveis maneiras de realizar algum tipo de comunicação, principalmente em redes sociais ou de maneiras conectadas, isso na teoria traz a ideia de que indivíduos estão mais expostos, entretanto, o ser humano por agora tende a ser mais reservado.

4. Sustentabilidade

Se perguntarem qual foi a tendência que mais esteve em voga nos últimos anos, pode saber que muitos responderão que foi e ainda é sustentabilidade. Grandes marcas sempre procuram associar o nome a projetos dos 5 R: Repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar.

Quando o seu negócio tem preocupação com sustentabilidade isso deixa o consumidor mais sensível e disponível à marca, por isso é tão importante marcas discutirem sobre o assunto, para gerar um ciclo entre consumidor e empresa.

Em São Paulo, por exemplo, foi criado um serviço para evitar o desperdício de comida. O motoboy passa na casa do consumidor, pega as sobras de comida e leva a um lugar especializado onde fazem a distribuição aos necessitados.

Ver bons exemplos gera boas ideias, como sua empresa pode ter um comportamento mais sustentável?

5. Interações com Inteligência Artificial

As expectativas para um futuro com interação com inteligência artificial foi um alvo visado várias vezes pelo ser humano, os exemplos de filmes sobre o assunto são inúmeros, desde clássicos dos anos 1980 como Blade Runner, passando por A.I. (2001) e o mais recente Ex-Machina (2015).

Grandes marcas já trocaram ou acrescentaram o reconhecimento por voz à interação com dispositivos digitais, por exemplo a Siri, assistente pessoal dos iPhones da Apple.

Um dos chamarizes que assistimos no final do ano de 2016 foi o lançamento da loja Amazon GO. É um supermercado normal porém totalmente diferenciado, sem filas ou caixas, você simplesmente busca o que deseja e é cobrado diretamente no cartão registrado no aplicativo.

E você está preparado para as novas tendências de 2017? Siga esses passos, entenda o consumidor, observe, repare para notar o fortalecimento, crescimento e ascensão de sua empresa. O futuro é sempre agora!

Por Frederico Ramos

--

--

eg!creative
eg!creative

Apresentações, Branding, Design, Marketing Digital & Social. egcreative.com