Executando o SQL Server 2017 no Docker

eKode
eKode
Published in
2 min readMay 30, 2018
Como executar o SQL Server 2017 em um container do Docker

Uma das principais novidades do SQL Server 2017, e talvez a que causou maior impacto na comunidade, é sua compatibilidade com o Linux. Isso gerou também a possibilidade de executar esse SGBD como um container do Docker, e não demorou muito até uma imagem oficial ser lançada no Docker Hub pela Microsoft.

Além de expandir as possibilidades de uso do SQL Server, que agora pode ser executado no Linux e em containers do Docker, essa novidade trouxe para o programador um outro benefício: facilitar a configuração de ambientes de desenvolvimento e testes. Afinal, agora você não precisa mais baixar o SQL Server e instalá-lo manualmente em sua máquina. Você pode apenas criar um novo container e lá estará seu servidor pronto para uso. Se não precisar mais, é só remover o container.

E foi pensando nisso que preparamos essa dica rápida para você. Vamos aprender a executar o SQL Server 2017 no Docker.

Criando o container com o SQL Server 2017

Para criar o container com o SQL Server 2017 vamos usar a imagem oficial, disponível no Docker Hub. Então, tendo o Docker instalado em seu computador, execute o seguinte comando em seu terminal/prompt:

docker run -e "ACCEPT_EULA=Y" -e "SA_PASSWORD=Abcd1234*" -p 1433:1433 --name sql-server -d microsoft/mssql-server-linux:2017-latest

Neste comando (docker run) estamos passando os seguintes parâmetros:

  • -e: definimos duas variáveis de ambiente necessárias à criação do container: ACCEPT_EULA, que informa que estamos aceitando os termos de instalação do software; e SA_PASSWORD, que será a senha do usuário “sa”. Essa senha deve ter no mínimo 8 caracteres, com letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais.
  • -p: vinculamos a porta 1433 do container à mesma do sistema operacional hospedeiro.
  • - -name: informamos aqui o nome desse container (sql-server neste caso).
  • -d: aqui dizemos qual imagem queremos usar, incluindo sua versão mais recente.

Feito isso, o container será criado e você já poderá acessá-lo usando sua ferramenta de administração preferida (SQL Server Management Studio ou SQL Operations Studio, por exemplo).

Para acessar a instância, informe o host localhost, o usuário sa e a senha (Abcd1234* ou a que você tiver escolhido).

E aí, curtiu a possibilidade de rodar o SQL Server no Docker? Agora será bem mais fácil e rápido criar uma nova instância para usar em suas aplicações, não é mesmo?

Até a próxima!

--

--

eKode
eKode
Editor for

Sua plataforma de cursos de programação.