As desculpas e responsabilidades de ser quem você é?

Comece

Ela O. Valois
Published in
3 min readSep 29, 2017

--

Eu sou dessas que levanto a bandeira do autoconhecimento e, sempre que tenho a oportunidade, compartilho minhas próprias experiências. Várias vezes ouvi pessoas comentando ou me mandando mensagem me perguntando o que eu quero dizer, especificamente, com isso já que é uma coisa básica do ser humano saber quem é. Quem me dera fosse claro assim… Concordo que há pessoas super bem resolvidas e que, quando são perguntadas sobre quem são, não respondem ressaltando sua profissão ou se é roqueira ou sambista. Há muitos que já sabem quem são na sua essência e têm a clareza de que isso nada tem a ver com cargos ou preferências.

Nessa Nova Era está ficando cada vez mais comum as pessoas começarem a dar um pause na vida da superfície e entrarem numa viagem ao seu infinito particular, como diz a Marisa Monte.

Conheça-te a ti mesmo, torna-te consciente da tua ignorância e será sábio - Sócrates. Se eu fosse mencionar o capítulo sobre autoconhecimento do livro “O Profeta” do Khalil Gibran (indico) ficaria horas aqui escrevendo sobre um assunto que desejo que não fique só no campo da filosofia.

Ter consciência dos teus poderes, conhecimentos, sabedorias, de onde veio, pra onde vai, o que está fazendo aqui, relembrar esses aspectos da alma é a nossa principal missão na escola Terra, mas, tudo isso te força a crescer, sair do lugar comum e assumir responsabilidades. É como quando vais para a academia. Dá trabalho, dói no início mas, depois que vira hábito, não vive sem!

Quanto mais próximo da sua verdade e natureza menos espaços para desculpas se tem. Julgar, difamar, puxar tapetes e deixar de ajudar quem precisa não dá mais pra ser tapeado com a frase “errar é humano”, “ o ser humano é falho”… Quando você se conhece de verdade relembra que o humano é divino e que o acertar é humano.

Claro que em determinadas situações “erramos” por estar diante de situações desconhecidas ou porque estamos tendo uma nova oportunidade de aprender mas, estando presente para o ocorrido, você resolve a questão, cresce e segue em frente. Essa é a nossa parte divina. Todos nós sabemos quando causamos o mal ao próximo e, para esse tipo de situação, não cabe mais desculpas.

Se conhecer é assumir a responsabilidade e se posicionar. Não dá mais pra ficar em cima do muro. Já dizem por aí que água morna não faz chá!

Se conhecer é não usar de ditados populares para se esconder das consequências dos seus atos.

Se conhecer é amar a verdade e viver sem máscaras e meias palavras.

Se conhecer é começar a ter amostras de uma poderosa Luz interna que te clareia o caminho.

Se conhecer é ter de volta o seu poder pessoal.

É sentir desconfortos. Desconstruir. Olhar para os cantos esquecidos.

É tirar o pó. Acender um incenso. Respirar fundo.

Tirar as cortinas. Os véus. Deixar a luz entrar.

É se iluminar. É iluminar os outros.

É liberdade!

É iniciar uma viagem com o mapa na mão. Você ainda não conhece todas as curvas mas fica extremamente animado para saber o que vem depois delas.

Se temos coragem de passar a vida inteira seguindo protocolos criados pelos que ensinam que não passamos de animais evoluídos e que nossa função aqui é procriar e servir, com certeza encontraremos internamente ainda mais coragem para viver a nossa verdade!

Não deixe para depois a oportunidade de experienciar as delícias de ser quem você é!

Até!

--

--

Ela O. Valois

Na jornada do autoconhecimento e relembrado quem Eu Sou. Facilitadora de Desenvolvimento Pessoal e Espiritual e dando passagem a escritora que me habita.