Empatia é amor!

Ela O. Valois
Ela O. Valois
3 min readAug 18, 2017

--

Tirando a toga preta e sentando no lugar do outro.

Empatia é a capacidade para sentir o que sente uma pessoa em determinada situação. Tentar compreender sentimentos e emoções vividos pelo outro.

Essa foi uma das definições sobre empatia que encontrei na internet. Eu e você sabemos como as vezes é bem difícil isso na prática. O nosso automático é ir logo apontando o dedão no nariz do outro enumerando o que ele fez de errado ou deixou de fazer certo.

De novo o julgamento. Somos tão experts que já deveríamos receber uma toga preta nos primeiros anos de vida.

Como estamos nessa história toda aqui para aprender, vamos desligar o piloto automático e prestar mais atenção no causo todo antes de determinar a sentença alheia.

Tem uma imagem que vem à minha cabeça sempre que ouço a palavra empatia. Eu logo faço a ligação de se colocar no lugar do outro e a imagem é a seguinte: imagino um ônibus cheio e várias pessoas em pé. Uns estão vendo o mar passando pela janela e estão bem felizes enquanto outros estão virados para um paredão de concreto que faz a contenção de um morro. As que estão viradas para o muro estão chateadas e reclamando de tudo. Eu estou num ponto onde vejo os dois lados. Antes de apontar a reclamação da galera do muro, eu me levanto me coloco de frente para ele, assumindo assim, o lugar do outro que, nesse caso, tem uma vista cinza e sem graça.

Não quero dizer que, fazendo isso, vou concordar com a reclamação ou concluir se fazê-la está certo ou errado pois estaria de novo julgando a situação. Esse negócio de certo e errado depende muito do ponto de vista.

Acho que para começar a chegar numa conclusão, sugiro, em primeiro lugar, uma análise de se a sua opinião vai fazer diferença ou não e se ela é bem vinda. As vezes a boquinha fechada ajuda mais!

Segundo lugar é que, quando você se coloca no lugar do outro, a vista que você tem é a mesma e se conseguir compreender as emoções e sentimentos envolvidos, provavelmente terá mais conhecimento e amorosidade para dar um pitaco.

Terceiro lugar se a questão é um assunto divulgado nas mídias sobre um fato acorrido longe do seu ciclo social, dê uma checada na fonte antes de soltar a língua ou os dedos no teclado. Lembre-se sempre que o que você emite, volta.

Termino com uma frase que eu gosto de começar o dia repetindo…

“Meu Deus que interior está em harmonia com o Deus interior de todas as pessoas”

Seja empático e compartilhe! rsrs

See u!

--

--

Ela O. Valois
Ela O. Valois

Na jornada do autoconhecimento e relembrado quem Eu Sou. Facilitadora de Desenvolvimento Pessoal e Espiritual e dando passagem a escritora que me habita.