

As boas surpresas do Super-Saturday
Bernie Sanders conquista Kansas e Nebraska; Donald Trump perde primárias republicanas no Kansas e no Maine
Eleitores de mais cinco estados foram às urnas ontem para escolher seus preferidos na corrida presidencial americana. Pelo Partido republicano, votaram os conservadores do Kansas, Maine, Louisinia e Kentucky. Os democratas participaragm dos caucusus no Kansas, Nebraska e na Louisiana.


Republicanos — A boa supresa pelo lado conservador foi a derrota de Donald Trump, líder da corrida republicana até aqui, no Kansas e no Maine. O Super-Franja venceu, no entanto, na Louisiania e no Kentucky. Em ambos os estados, porém, Trump teve diferença apertada, na casa dos 4%. Cruz ficou em segundo.
Aqui vale o parêntesis: se você passou batido, note que a boa supresa é a derrota de Trump. Porque, convenhamos, não dá para comemorar as vitórias de Ted Cruz, a versão texana de Trump com brilhantina no cabelo e voz de personagem de desenho animado. (Já perceberam como ele se parece com o Ranger Smith, do Zé Colméia e Catatau?).
Na soma final da noite, Cruz ganhou 64 delegados e Trump, 49. No placar nacional, o Super Franja (385) teria agora apenas 87 delegados a mais do que o Senador Brilhantina (298).
Democratas — Pelo lado democrata, Bernie Sanders venceu no Kansas, com 35% de vantagem, somando 23 delegados (Clinton somou 10), e no Nebraska, com diferença de 10%, o que lhe deu 14 delegados e 10 à ex-secretária de estado.
Ela, por sua vez, venceu na Louisiania, o maior dos três em número de delegados, com margem de 47% e ganhou 35 delegados (Bernie ganhou 10). Com isso, Hillary somou no total ontem 45 delegados, contra 47 conquistados por Sanders. No placar nacional, a ex-secretária de Estado agora tem 660 delegados, 203 a mais do que Sanders.
Hoje (06/03) tem mais votação. No Maine, entre democratas, e em Porto Rico, entre os republicanos.