A derrota na Carolina do Sul já era esperada: o massacre nos votos, porém, é preocupante. (Foto: divulgação/campanha)

O que o resultado da Carolina do Sul significa para a revolução política de Bernie Sanders

Ou, por que Hillary Clinton vai vencer a indicação Democrata

Éverdade que nem os maiores entusiastas de Bernie Sanders acreditavam numa vitória nas primárias da Carolina do Sul, onde os eleitores democratas, majoritariamente afro-americanos, estavam fechados com Hillary Clinton. A derrota era esperada. Então, por que este observador desatento implica com o resultado (Clinton 73,5%, Sanders 26%)?

Basicamente porque a lavada de 47,5 %, tem uma mensagem clara: Hillary está no caminho da vitória pela indicação do Partido Democrata.

Para entender melhor essa conta, é preciso levar em consideração a composição demográfica de cada estado americano e projetar quantos votos os candidatos precisariam receber em cada colégio eleitoral para chegar na convenção do partido rigorosamente empatados, ou seja, com o mesmo número de delegados.

Para sorte deste jornalista que nunca brilhou no campo dos números, o site FiveThirtyeight fez as contas. E os resultados são claros: se Hillary e Sanders estivessem empatados na disputa nacional, ela teria vencido a Carolina do Sul por uma margem de 20 pontos percentuais.

Hillary fez mais que o dobro. Quer mais água fria?

Por essa mesma projeção, para que os dois estivessem empatados Sanders deveria ter vencido as primárias no Iowa por 19 pontos de vantagem (empate), e em New Hampshire por 32 pontos de vantagem (ele venceu por 22%). Em Nevada, os dois deveriam ter empatado (Hillary venceu por 5%).

Em outras palavras, mesmo quando perdeu, Hillary teve um desempenho muito melhor do que o projetado nos quatro primeiros estados. Ela está no caminho da vitória. Foi por isso que eu a considerei como a candidata democrata que será derrotada por Donald Trump nesta análise aqui.

Na super-terça (amanhã, 01/03), os eleitores democratas de outros 11 estados vão aos caucasus. Vejas as projeções do FiveThirtyeight.