Destaque do AppCenter: quickDocs

Leia rapidamente os documentos do desenvolvedor

Robert San
elementary Brasil
5 min readApr 29, 2018

--

No sistema operacional elementary? Aperte o botão para obter quickDocs.

O quickDocs é um leitor leve para documentação do desenvolvedor, feito por Matt Harris. Eu conversei com Matt sobre o QuickDocs e suas experiências com o elementary OS, AppCenter e AppCenter Dashboard.

Conheça Matt Harris

Matt é um estudante no Reino Unido e adora tocar música em seu tempo livre. “Eu toco violão, sax e piano. Eles agem como uma pausa nos estudos ”, ele me disse. Entre estudar e fazer música, ele também passa seu tempo usando e contribuindo para projetos de código aberto como o elementary OS. “Eu tenho usado o sistema operacional elementary por pouco menos de um ano, eu acho. Eu decidi isso depois de saltar entre Arch e Ubuntu no final, por causa do quão polido era. ”

A ideia do quickDocs surgiu quando o Matt estava olhando para a documentação elementary do desenvolvedor. “Eu estava inspirado para fazer quickDocs depois de vir através do site developer.elementary.io “, explicou ele. “Depois que vi como era simples publicar um aplicativo no AppCenter, comecei a pensar em ideias.” Então ele o atingiu. “Uma das principais ferramentas que uso enquanto estou programando são os documentos do desenvolvedor, então achei que seria perfeito criar um aplicativo nativo em vez de manter muitas abas do navegador abertas.” Assim, o quickDocs nasceu.

A jornada para 2,0

O quickDocs suporta Valadoc e DevDocs

Quando lançado pela primeira vez como 1.0 em janeiro, o quickDocs já era um visualizador de documentação competente com suporte para Valadoc e DevDocs. Em 1.1, Matt adicionou um modo escuro, enquanto 1.2 trouxe suporte offline inicial. Mas com a versão 2, quickDocs foi renovado.

“As principais melhorias da versão 2.0 foram melhorar a funcionalidade do Valadoc off-line”, Matt me disse. “Antes, pressionar o botão de download abriria um Terminal que executava um script hacky para analisar todas as URLs, baixá-las e descompactá-las em uma pasta”, explicou ele. “Então, se o usuário estivesse offline, eu usaria a visualização de arquivo do WebKit integrada para mostrar as pastas e permitir que o usuário as visualizasse.” Era um começo, mas não era a coisa mais bonita.

A experiência offline inicial do quickDocs 1.2

Mas agora ele adicionou uma nova interface do usuário para fazer o download de documentos off-line de forma nativa, além de uma nova interface de usuário de documentos off-line que permite a pesquisa e a visualização mais fácil. “Você pode baixar ou remover apenas os documentos desejados e, em seguida, eles são exibidos usando a biblioteca DevHelp, que fornece uma boa interface do usuário nativa com recursos de pesquisa.”

Faça o download, gerencie e navegue em documentos da biblioteca off-line diretamente no aplicativo

É uma experiência muito mais integrada e facilitará a vida dos desenvolvedores, on-line ou off-line.

Desenvolvendo para o AppCenter

A experiência de Matt em desenvolvimento para o AppCenter no sistema operacional elementary foi positiva. Ele considera o quickDocs como seu primeiro aplicativo adequado, e parte de seu sucesso veio da facilidade de desenvolvimento do sistema operacional elementary e da publicação no AppCenter. “Desenvolver com o AppCenter foi uma alegria”, aclama ele. A comunidade de desenvolvedores de primeira e terceira parte também é uma benção. “Publicar com o AppCenter Dashboard é super fácil, e o apoio da comunidade é incrível — se você está preso em alguma coisa, sempre tem alguém para ajudá-lo”.

Matt também tem nos ajudado a testar o recém-anunciado serviço Houston CI antes do lançamento mais amplo, e é uma economia de tempo definitiva. “Ocasionalmente, fui surpreendido por algo estranho durante o processo de teste, mas agora usar o Houston CI me ajudou a detectar problemas antes de publicar.” Desenvolvedores, fiquem ligados em nosso Medium para atualizações sobre o Houston CI!

Obtenha quickDocs

QuickDocs 2.0 está disponível no AppCenter hoje pelo preço sugerido de apenas US$ 2 . Seu código-fonte também é licenciado abertamente e está disponível no GitHub .

No sistema operacional elementary? Aperte o botão para obter quickDocs.

O que o futuro reserva para o aplicativo? “No momento estou muito feliz com quickDocs”, diz Matt. “Mas eu estou sempre aberto para apresentar sugestões — se eu me deparar com outra grande fonte de documentação, definitivamente adicionarei isso.”

Para ouvir mais de Matt, não deixe de segui-lo no GitHub !

Gostariamos de agradecer a todos que compraram algum aplicativo no AppCenter, nos ajudaram via Bountysource ou Patreon, ou também aqueles que compraram uma copia do elementary OS ou produtos da nossa loja. Toda contribuição nos ajuda a tornar tudo isso possível, e não estaríamos aqui sem vocês! Se você gostaria de nos ajudar a melhorar o elementary OS, não hesite emSe Envolver!

¯\_(ツ)_/¯

Tradução do medium do elementary OS

--

--