Destaque do AppCenter: Transporter

Compartilhamento de arquivos sem complicações

Robert San
elementary Brasil
6 min readJun 4, 2018

--

No sistema operacional elementary? Aperte o botão para obter Transporter.

Transporter by Bleak Grey é pura magia. Baseado em uma tecnologia chamada Magic Wormhole, torna fácil compartilhar um arquivo pela sala ou pelo mundo. Este é seriamente o meu novo aplicativo favorito.

Conheça o Bleak Gray

Antes de mergulharmos no Transporter, vamos conhecer o Bleak Gray e ouvir a história do desenvolvimento.

Embora Bleak Grey não seja seu nome verdadeiro — ele deseja permanecer anônimo — Bleak está disposto a compartilhar um pouco sobre si mesmo e sobre seus interesses: ele é um estudante de lingüística que se interessa por fotografia, desenho e aprendizado de alemão. Ele também pretende aprender a tocar violino, e pensa em lançar um jogo algum dia (por favor, eu adoraria ver mais jogos no AppCenter!).

Bleak começou a desenvolver aplicativos para o sistema operacional elementary devido à sua tentativa de experimentar coisas novas e ao se apaixonar pela comunidade.

Um dia eu descobri sobre o sistema operacional elementary. Foi bonito, rápido e fácil de usar, então decidi instalá-lo no meu laptop. Na verdade, gostei tanto que queria fazer parte dessa comunidade. Quando percebi que o AppCenter poderia usar alguns aplicativos nativos de desenvolvedores, decidi escrever um aplicativo.

Então ele fez.

Entrando no Desenvolvimento

Ele nunca havia desenvolvido para o Linux antes, então ele estava realmente tentando algo novo! Ele seguiu o elementary Developer Guide, pesquisou por ajuda e passou as duas semanas seguintes construindo o Transporter.

Houve alguns altos e baixos (quero dizer, os commits “aaaaagh” ), mas eu acho que é relacionado à programação como um todo. Eu sinto que toda a experiência com o elementary foi tão agradável que me faz querer mais.

Ele passou a semana seguinte empacotando, construindo e testando no AppCenter Dashboard. Depois de descobrir o pacote Debian, foi bom navegar.

O processo de publicação é suave e muito simples. Você conecta sua conta do GitHub, libera uma versão e a envia para o AppCenter. Honestamente, fiquei chocado com o quão fácil foi. O intervalo de tempo entre escrever e publicar o Transporter foi tão curto que é incrível.

O resultado: transportador

Então, como o Bleak fez? Como eu mencionei no início, muito bem: este é o meu novo aplicativo favorito! Vamos olhar mais de perto.

Quando você abre o Transporter, você é recebido com uma tela familiar de boas-vindas (como as que você pode ter visto em aplicativos elementares de armazenamento, como Música, Vídeos, Scratch / Code, etc.). Você pode fazer três coisas: Enviar arquivos, receber arquivos ou mostrar sua pasta de downloads.

Envio de arquivos: simples morto

A opção de enviar arquivos mostra um excelente destino para os arquivos. Se você soltar um único arquivo, ele será enviado diretamente. Caso contrário, ele compactará os arquivos ou pasta compartilhados, de modo que ainda seja apenas uma transferência.

Depois que você soltar alguns arquivos, receberá um “ID de transferência”. Esse ID é proveniente desse backend do Magic Wormhole e é uma combinação de um número e algumas palavras. A ideia: você pode lembrar-se facilmente dessa combinação ou falar em voz alta na sala ou durante uma chamada, e então o destinatário pode fazer uma entrada criptografada ponto-a- ponto (peer-to-peer), de ponta-a-ponta (end-to-end). Você pode ler mais sobre o backend e o conceito no site Magic Wormhole — eu recomendo que você faça, já que é um trabalho fascinante.

O ID só é utilizável desde que a janela do Transporter esteja aberta e alguém não tenha baixado o arquivo: assim que ele é fechado ou usado, ele é invalidado. Isso significa que há pouco risco para qualquer um, exceto o destinatário pretendido, obter o arquivo, já que é um uso único e só é aberto por um curto período de tempo. Além disso, com toneladas de possíveis combinações de números e palavras, adivinhar uma identificação enquanto ela é brevemente aberta é quase impossível.

Recebendo arquivos: tão simples!

Por outro lado, receber arquivos é tão simples quanto você esperaria. Você digitou o ID de transferência do remetente, pressionou Enter e começou a transferir o arquivo. Boom, fácil.

Eu comecei a usar isso para minhas próprias transferências de arquivos em casa e no trabalho, já que é tão simples, e eu recomendo altamente qualquer um no sistema operacional elementary para baixa-lo! Ele é útil para transferir um arquivo grande quando um pendrive não era prático, para transferir um pequeno arquivo de casa para o trabalho e para enviar fotos de demonstração engraçadas para os amigos.

Eu até estou pensando em fazer algumas promoções de mídia social goocadas, primeiro a vir a primeira, com isso, já que o aspecto de uso único poderia levar a alguma competição … então fique ligado para isso. Mas, independentemente disso, é um aplicativo super útil construído em um backend realmente interessante. Eu recomendo que você faça o download e experimente!

Baixe

Transporter está disponível no AppCenter hoje gratuitamente. Seu código-fonte também é licenciado abertamente e está disponível no GitHub .

No sistema operacional elementary? Aperte o botão para obter Transporter.

Bleak também incentiva as pessoas que querem ajudar a se envolver! Problemas, idéias, solicitações de recursos e solicitações de pull são bem-vindos. Verifique os detalhes no GitHub .

O futuro

Bleak considera o Transporter mais ou menos funcionalmente completo, mas ele não está desenvolvendo para o AppCenter.

Estou muito orgulhoso por este aplicativo, já que é o meu primeiro escrito para o Linux. Foi uma experiência interessante e eu adorei. Mas eu não acho que foi o suficiente para mim. É por isso que estou escrevendo outro, um cliente Mastodon para o sistema operacional elementary.

Eu sou excessivamente animado sobre isso, como eu comecei a usar a rede social de código aberto indie Mastodon mais no dia-a-dia, e um cliente de código aberto indie em uma Loja de Aplicativos de código aberto parece … Certo. Além disso, chama-se Tootle. Por que que não é amar?

Certifique-se de acompanhar o desenvolvimento e reflexões seguindo Bleak Gray no GitHub , no Twitter e, é claro, no Mastodon .

Quanto às palavras de despedida, Bleak disse o seguinte:

Começar pequeno e comemorar as pequenas coisas pode ser ao mesmo tempo divertido e benéfico para a comunidade.

Obrigado a todos os desenvolvedores de aplicativos como o Bleak Grey, todos que compraram um aplicativo no AppCenter, nossos apoiadores do Bountysource e do Patreon e aqueles que compraram uma cópia do sistema operacional elementary ou na nossa loja . Cada uma dessas contribuições ajuda a tornar isso tudo possível, e nós não estaríamos aqui sem você.

Como sempre, se você quiser ajudar a melhorar o sistema operacional elementary, não hesite em se envolver!

--

--