Fazendo com que Configurações do Sistema acesse um recurso Cross-Desktop

Corentin Noël propôs uma especificação de esquema de URL para configurações de sistema e estamos ansiosos para anunciar a primeira versão do Switchboard (o aplicativo de configurações do sistema no sistema operacional elementary) que faz uso dele!

O problema

No mundo dos desktops abertos, muitos aplicativos são multi-plataforma como um padrão. No entanto, como aplicativos se esforçam para ser mais útil e integrado na área de trabalho, eles se tornam e começar a quebrar a compatibilidade entre plataformas. À medida que as aplicações se tornam cada vez mais conectadas, torna-se útil para eles serem capazes de direcionar seus usuários para ajustar as configurações do sistema que podem impedi-los de concluir suas tarefas, especialmente no caso de rede ou configurações de contas on-line. Atualmente, para fornecer essa funcionalidade, um desenvolvedor de aplicativo deve suportar o código rígido para um único aplicativo de configurações. Isso deixa os usuários frustrados quando eles querem usar o aplicativo em um ambiente de desktop diferente e descobrir que esse recurso está quebrado.

A solução

Ao invés de comandos de codificação rígidos para abrir um único aplicativo, estamos propondo a adoção do esquema de URLs “desktop:” para habilitar os desenvolvedores e garantir a liberdade do usuário. A especificação trabalha muito como a especificação de nomeação de ícone do freedesktop.org, delineando um conjunto de URLs padrão que os desenvolvedores podem esperar funcionará e permitindo retornos inteligentes para que URLs mais específicos possam ser construídos sem quebrar a funcionalidade.

Exemplos

Jim é um desenvolvedor de aplicativos que cria um cliente de e-mail. No primeiro lançamento, ele quer mostrar uma tela onboarding que direciona seus usuários para as configurações de conta on-line do sistema onde eles podem configurar contas de e-mail. Em vez de codificar um comando para iniciar `switchboard online-accounts`, ele usa as configurações de URL` settings://accounts/online`. Agora ele pode fornecer funcionalidade para ajudar seus usuários a começarem, enquanto mantém seu app amigável para vários ambientes de desktop.

Sarah também está trabalhando no aplicativo e ela percebe que em seu ambiente de trabalho você pode saltar direto para as configurações de e-mail com a URL `settings://accounts/online/email`. Ela sabe que isso salvaria seus usuários um passo, mas ela quer ter certeza de que nada quebra para os usuários em um ambiente de desktop diferente. Por causa do esquema de nomeação do fallback-estilo, Sarah não tem que preocupar-se! Se `settings://accounts/online/email` não estiver disponível no ambiente da área de trabalho, o manipulador de URL retornará de forma inteligente a `settings://accounts/online`.

Qual é o próximo

Agora que o suporte para este esquema de URL aterrou no Switchboard, estaremos atualizando nossos aplicativos e até mesmo o resto do ambiente de desktop para fazer uso dele. Nós nos esforçamos para liderar os desenvolvedores em um par de outros ambientes de desktop e eles pareciam interessados ​​na idéia. Gostaríamos muito de ver mais desenvolvedores adotarem esse esquema para ganhar impulso. Se você tiver dúvidas ou sugestões sobre a especificação , está aberto a comentários no Google Docs.


Gostaríamos de agradecer novamente aos nossos apoiadores da Bountysource e da Patreon , aqueles que compraram uma cópia do elementary ou de nossa loja online . Cada contribuição ajuda a tornar tudo isso possível, e nós não estaríamos aqui sem você! Se você gostaria de ajudar a melhorar elementary OS, não hesite em Envolva-se !