Melhorando os Métodos Internacionais de Entrada

Um ano depois

Foi um ano desde que eu (Santiago León) postei pela primeira vez sobre minhas idéias em como melhorar métodos internacionais da entrada no elementary OS. Gostaria de fazer um resumo sobre como as coisas mudaram desde então, não só no sistema operacional, mas também em meus pensamentos sobre o que precisa de melhorias, como fazê-lo e a quantidade de trabalho necessário para chegar a esse ponto.

Depois de escrever esse post, eu tentei implementar algumas das características que eu propus, resulta que eu subestimei o quão difícil seria. Não porque o código era complexo, mas porque Gala não é realmente responsável por isso, em vez disso, usamos vários projetos upstream para lidar com um monte de coisas neste nível inferior. Então, mudar isso tinha que ser feito nesses projetos, o que é mais difícil, porque agora não estamos apenas afetando elementary OS, mas qualquer distribuição Linux que também os usa. Em geral, eu acho que isso representa um problema para o desenvolvimento rápido de recursos experimentais, mas sem esses projetos que não seria onde estamos agora, por isso é um pouco de um mal necessário. Ainda assim eu queria que não fosse assim.

Então, o que realmente foi implementado ?, Bem, a guia de opções foi finalmente removido do painel de controle no Loki. Isso pode soar como apenas algum código teve que ser removido, mas isso não é o que aconteceu. A guia Opções foi removida, mas as opções úteis foram movidas para outro lugar, onde elas poderiam ser descobertas por pessoas que as necessitavam, sem desordenar a interface para as pessoas que não as utilizam.

Separador Esquema para diferentes idiomas

No que diz respeito ao aspecto da comunidade da minha lista de tarefas, alcançamos um grande número de pessoas que ajudam com traduções para saber se tiveram problemas para digitar na sua língua nativa. Como resultado, uma lista de discussão foi posto em prática, e recebemos um monte de comentários para vários idiomas. Seria bom se mais pessoas iriam acompanhar isso com informações sobre sua língua e seus problemas.

Além disso, eu tenho sido capaz de falar longamente com pessoas de outros países e tentei entender seus problemas com mais profundidade. Eu aprendi muito com isso, especialmente para não chegar a conclusões sem realmente entender o problema. Por exemplo, eu pensei que o problema dos métodos de entrada era que eles não estavam pré-instalados, e a solução óbvia era fazer um pouco de pesquisa , encontrar qual deles é mais usado por um idioma e configurá-lo quando o layout do teclado para esse idioma é escolhido. Acontece que mudar o método de entrada força você a sair e voltar, portanto, não podemos realmente trocar os métodos de entrada à medida que mudamos os layouts do teclado.

Antes de eu descobrir o que eu queria não era possível no momento, eu tentei fazer algumas das “ poucas pesquisas”, e descobriu que este é um tema muito polêmico, todo mundo tem diferentes preferências, por diferentes razões. Eu vejo muitas pessoas mal-entendidas problemas (como eu fiz), que fica piorada pela barreira da língua. É realmente fácil pensar “Se o meu método de entrada me permite digitar a linguagem X facilmente, é obviamente a melhor escolha para a linguagem Y também”, sem realmente saber quais são as necessidades de digitação na linguagem Y. Eu acho que em grande medida, essa falta de comunicação e disposição para realmente investir tempo entendendo outros, é o que faz com que um novo método de entrada apareça de vez em quando, fragmentando o ecossistema do método de entrada.

É realmente difícil encontrar uma solução se os usuários ficarem irritados porque não fizemos a coisa que parece tão óbvia para eles. Talvez haja algo que eles não estão considerando, ou talvez não entendamos como as coisas funcionam em sua língua, então não é tão óbvio para nós.

Mais recentemente, tentamos melhorar os métodos de entrada existentes. Por exemplo Fcitx agora trabalha em Slingshot tanto ao digitar e selecionar texto, este foi um grande problema por um longo tempo.

Digitando coreano em Slingshot usando Fcitx

No final, espero ser capaz de integrar métodos de entrada em uma IU agradável, mas para isso precisamos realmente investir tempo entendendo as necessidades de cada um, por isso estou aberto a sugestões e nós sempre apreciamos seus comentários.


Gostaríamos de agradecer novamente aos nossos apoiadores da Bountysource e da Patreon , aqueles que compraram uma cópia do elementary OS ou da nossa loja . Cada contribuição ajuda a tornar tudo isso possível, e nós não estaríamos aqui sem você! Se você gostaria de ajudar a melhorar elementary OS, não hesite , envolva-se !