Nosso ano de 2015 em revisão

Nós não podemos acreditar que 2015 está quase no fim! Foi um grande ano para elementary. Tanto aconteceu e estamos super animado para ver o que 2016 tem para nós. Para entrar no espírito da véspera de Ano Novo, aqui está o nosso ano em revisão!

Web

Nós começamos o ano começando o trabalho em um Web site brandnew, para ser liberado ao lado da versão nova do elementary. Decidimos construí-lo completamente Open Source no GitHub , torná-lo traduzível desde o início e redesenhar tudo para funcionar muito bem, tanto em móveis e desktop. Então, no dia dos namorados, mudamos oficialmente de elementaryos.org para elementary.io.

No início de março, nós nos inscrevemos no Patreon e atingimos nosso primeiro gol apenas um mês depois. Patreon é um grande elogio para Bountysource e arredonda as formas que as pessoas podem nos ajudar com o financiamento do elementary.

Decidimos derrubar o nosso antigo sistema do Answers e pouco depois de termos o nosso próprio site no StackExchange . Ao longo dos últimos 5 meses, atendemos mais de 1.500 respostas eo site calcula a média de 1.500 visitantes por dia. Tornou-se uma comunidade de apoio vibrante com respostas abrangentes para algumas das perguntas mais comuns que recebemos.

Em junho, dissemos Adeus à Sourceforge e “Olá” para a nossa própria marca CDN novo que já serviu mais de um milhão de downloads; Isso é mais do que um petabyte de dados! Agora temos vários servidores localizados e servimos com confiança downloads rápidos para nossos usuários, sem anúncios.

Conferências

2015 foi definitivamente o ano de elementar em conferências! No final de fevereiro , Cassidy e Katie fizeram a SCALE para demonstrar o Freya, distribuiram camisas e adesivos e até tiveram a oportunidade de ser entrevistados pela equipe da LAS.

No final de junho, chegamos à Cúpula Westcoast, onde tivemos a oportunidade de conhecer e colaborar com vários desenvolvedores do GNOME. Cada dia nos deu algo para ser animado sobre. Cassidy foi para o quadro branco com Jasper St. Pierre para elaborar uma estratégia para as características avançadas de ladrilhos de janelas em Mutter. Cody passou algum tempo aprendendo sobre OSTree e XDG App, algumas novas tecnologias excitantes que veremos mais do próximo ano. Dan fez grandes avanços com o apoio HiDPI ícones graças à ajuda de Cosimo Cecchi. Também conseguimos ver uma demonstração do Construtor de Christian Hergert, um novo IDE muito emocionante, e tivemos a oportunidade de falar sobre alguns novos recursos do Gtk+, alguns dos quais já foram implementados desde então!

Em novembro, Cassidy fez isso para o Meetup Linode na Filadélfia para dar uma palestra sobre o que significa UX e sua importância em software de fonte aberta . Ele estará dando essa conversa novamente para uma audiência muito maior no SCaLE em janeiro.

Contribuições para outros softwares de código aberto

Enquanto a maioria dos nossos recursos é gasto melhorando elementary OS, também tentamos reservar algum tempo e dinheiro para contribuir para o ecossistema de código aberto mais amplo. Em termos de compromissos, Corentin Noël tem feito um esforço para contribuir para vários projetos de que dependemos como EDS e LibGDA , bem como bibliotecas que gostaríamos de usar no futuro, como LibCamel . Com a ajuda de Shriram Ramkrishna, tivemos um contato muito mais direto com os desenvolvedores do Gtk+ e do GNOME, fazendo sugestões e levantando preocupações para nós e outros downstreams de seus projetos.

Encontrar outros desenvolvedores em pessoa é muito importante, e é por isso que ajudamos o DebConf15 e o Inkscape Toronto Hackfest . Queremos ter certeza de que o software Open Source permanece financiado , então também doamos para rEFInd e OpenStreetMap e premiado um par de pequenas recompensas em Dep11 e Gtk+ . Colocamos vários milhares de dólares em prêmios em projetos que contamos e esperamos ver mais deles reivindicados no ano novo.

Nós também tivemos a chance de se tornar upstream para um par de projetos. Ficamos felizes em saber que o Ubuntu Mate está fazendo uso de um software que usamos para detectar portais de rede cativos e movendo nossos ícones para o GitHub facilitamos o projeto Shimmer do XFCE para rastrear nossas alterações em seu conjunto de ícones derivativos .

Documentação

Em 24 de abril, lançamos uma nova aparência para nossa documentação GitHub / Markdown. Desde então nós introduzimos alguns grandes novos documentos para designers de ícones , cortesia de Sam Hewitt, bem como refinado nossos guias para relatar problemas e propor mudanças de design . Philip Scott escreveu uma nova seção sobre o fornecimento de traduções , para o nosso guia de desenvolvedores. Nosso Guia de Instalação recebeu uma boa quantidade de atenção de Lewis Goddard, Linus Bobcat e vários outros membros de nossa comunidade. Além disso, graças aos esforços de Corentin, fizemos isso com Valadoc.org em maio. Estamos muito animados em oferecer documentação muito melhor para nossos usuários, designers e desenvolvedores.

Freya

Por último, mas não menos importante, 2015 também nos trouxe uma nova versão do sistema operacional elementary. Em 11 de abril, lançamos a primeira versão estável do Freya com uma transmissão e apresentação especial ao vivo , algo que nunca tínhamos feito antes. Estamos orgulhosos de dizer que Freya veio com mais de 1.100 correções de bugs para problemas que as pessoas relataram em Luna. Algumas das maiores mudanças foram os novos designs de aplicativo HeaderBar, a nova visualização multitarefa e as configurações do sistema redesenhadas, incluindo um novo modo Não perturbe as notificações.

Uma nota rápida: graças ao seu apoio financeiro através do nosso modelo de pay-what-you-want, conseguimos contratar nossos dois primeiros funcionários em tempo integral, começando logo após o lançamento inicial de Freya. Esta foi uma tremenda oportunidade. Embora tenhamos sido incorporados por uma quantidade decente de tempo agora e estamos em nossa terceira versão do elementary OS, isso realmente marca o início de algo muito maior para elementary.

Este ano, fizemos um esforço para continuar lançando atualizações importantes para o nosso sistema operacional, em vez de apenas passar para a próxima versão. Em setembro , fizemos um pequeno lançamento que incluía 200 correções , uma nova pilha de hardware, um novo diálogo de seleção de arquivos que tínhamos exibido e os últimos lançamentos de Geary e Midori. Também redesenhamos o painel de configurações de idioma e região após alguns comentários de nossos usuários.

Em 9 de dezembro, lançamos outra atualização para Freya com correções para UEFI e Secureboot, toneladas de atualizações para traduções e alguns novos recursos. Neste ponto, havia 5,3 milhões de downloads do sistema operacional elementary. Estamos muito animado para ver tanto entusiasmo em torno de Freya. O Freya trouxe milhares de correções, toneladas de novas funcionalidades, e aprimorou a experiência do sistema operacional elementary ainda mais.

Avante!

Queremos aproveitar um momento para agradecer a todos os nossos contribuidores, adeptos, fãs e todos os outros. 2015 tem sido um ano incrível para elementar obrigado a todos vocês. Estamos muito animado para lançar as novas coisas que temos vindo a trabalhar no próximo ano. Está aqui a um grande 2016, ano novo feliz!