Quanto tempo até Loki?

Com a recente liberação do Ubuntu 16.04, a inundação inevitável de “Quando é que Loki vem?” Varias mensagens começaram a chegar, aqui estamos para ajudar a responder à pergunta que alguns de vocês sabem a resposta para já, “Quando está pronto;”. Mas o que exatamente aquilo significa? Como nós (e você) sabemos quando o 4º lançamento principal do sistema operacional elementary, chamado Loki, estará pronto para usar?

Como é feito

Se esta é a sua primeira vez a seguir, juntamente com o desenvolvimento do elementary OS, então é muito importante para você notar que nós trabalhamos um pouco diferente. Em vez de basear nossos lançamentos em quanto tempo passou, nós nos baseamos em quanto trabalho podemos fazer. Queremos que cada versão nova do elementary OS seja significativamente melhor do que a versão anterior. Nós não retivemos atualizações de lançamentos anteriores, a menos que seja necessário em um nível técnico. É por isso que nosso último lançamento, Freya, teve várias atualizações ao longo do ano passado. Grandes lançamentos acontecem quando grandes mudanças técnicas acontecem. Para os desenvolvedores, você conhecerá essas alterações como “API breaks”.

Atualmente, as versões do elementary SO são criadas usando os repositórios de pacotes do Ubuntu (repos). No início do ciclo, escolhemos um repositório alvo para o qual trabalhar. Para Loki, esse repo é Ubuntu 16.04. Criamos um repo diário onde construímos nosso código-fonte contra esse repositório do Ubuntu. Às vezes, as coisas se desenvolvem imediatamente e, às vezes, as compilações falham devido a coisas como quebras de API. Encontramos as causas das falhas de compilação e atualizamos nosso código-fonte até que tudo seja compilado.

Alfa

O próximo passo é gerar imagens de disco diárias com nosso repositório e o repositório de destino (Ubuntu 16.04). Fazemos isso usando um sistema chamado metapaquete “Seeds”. É a mesma maneira que o Ubuntu é construído e é documentado em detalhes muito bem aqui. Este é o primeiro passo para fazer uma nova versão e normalmente nos referimos a ela como “Pre-Alpha”. Após esta etapa, temos uma plataforma de testes que os desenvolvedores podem usar para garantir que todos os nossos códigos sejam compilados antes de enviá-los para os servidores de compilação. Esta não é uma versão que está pronta para pessoas comuns para tentar executar, por isso normalmente não publicamos as versões Alpha para o público.

Então, falamos sobre os projetos que estamos mais interessados ​​em fazer para a próxima versão: grandes novos recursos que nossos usuários estão pedindo, lugares onde podemos fazer o nosso código mais rápido e mais confiável, e as coisas que podemos trabalhar com o maior Comunidade de código aberto. Para rastrear todas as mudanças que queremos implementar, usamos um sistema chamado “Milestones” no Launchpad. O primeiro marco que criamos é chamado de “ Alpha 1”. Um Alpha completado representa uma versão. É uma imagem de disco construída diariamente que tem muitas das novas funcionalidades que falamos e não deve conter qualquer preocupação com problemas, mas geralmente são considerados ainda instável.

Dependendo de quantas coisas novas queremos fazer, poderíamos ter vários alfas durante esta fase. Houve algumas grandes pausas API entre Freya e Loki e fizemos um objetivo para reduzir o tempo que este ciclo iria durar desde que recebemos um monte de feedback que os usuários queriam lançamentos mais rápidos do sistema operacional. Então, em vez de ter vários marcos Alpha neste ciclo, tivemos apenas um com as coisas mais importantes.

Beta

Em seguida, criamos um marco “ Beta 1”, que seria a primeira versão pública de testes do sistema operacional elementary. Esta versão precisa representar um produto um pouco estável e completo, portanto precisa conter correções para qualquer regressão séria conhecida ou novos recursos importantes. Quando lançamos o Beta 1, é para desenvolvedores e testadores nos ajudar a encontrar grandes regressões antes de lançarmos a versão estável do Loki (chamado GM ou Grand Master). O marco Beta1 representa um tipo de “home stretch” no qual concluímos grandes recursos e preparamos o sistema operacional para traduções, capturas de tela e documentação. É sobre isso que estamos trabalhando agora . Dependendo de como Beta1 vai, pode haver ou não pode ser versões beta adicionais.

Como você provavelmente sabe, a maioria das pessoas que trabalham no sistema operacional elementar são voluntários completamente não remunerados ou caçadores de recompensas. Até à data desta escrita, há apenas 3 empregados regularmente trabalhar no elementary. Contamos com prêmios para atrair desenvolvedores que nos ajudarão a obter lançamentos assim que possível. Então, se você está interessado em obter Loki e tem alguns dólares de sobra, adoraríamos sua ajuda financiamento para trabalho no Loki. Considere escolher um desses problemas e copiar/colar o URL em Bountysource . Múltiplas pessoas podem apoiar um único problema de uma só vez, então cada pouco conta!

Tempo de Liberação

Uma vez que estamos confiantes de que temos um produto enviado, há uma série de marco passado: Release Candidate ou “RC”. Este marco é muitas vezes muito pequeno, contendo apenas um punhado de pequenas questões cosméticas. Ele inclui coisas como preparar nossas notas de lançamento e mudar o papel de parede para o novo padrão, bem como mudar de nosso repositório diário instável para o nosso repo estável que contém apenas estável software lançado que está pronto para ser usado por pessoas normais.

RC muitas vezes saem com apenas alguns dias de diferença e são a última chance de encontrar qualquer problema de última hora para parar de exibir. Uma vez que um RC é liberado que a equipe está feliz com, esse arquivo ISO é promovido a “GM”. Nós carregá-lo para o nosso CDN, fazer cópias disponíveis para imprensa, e definir a data de lançamento final para Loki. Portanto, cuidado com o anúncio Beta e logo depois para o lançamento final do elementar OS 0.4 Loki!

Um grande obrigado a todos!

Queremos agradecer novamente a todos que nos ajudaram a financiar o desenvolvimento do Loki até agora. Estamos muito animado para continuar a crescer elementar e ajudar as pessoas a ganhar a vida escrevendo software de código aberto.

Se você estiver interessado em ajudar a financiar recompensas, mas não se preocupe particularmente quais os problemas que recebem o apoio verifique esta página . Se você quiser nos ajudar com o financiamento, mas não são particularmente interessantes em Bountysource especificamente, considere ir a esta página .

Se você é um desenvolvedor, não tem dinheiro para nos ajudar com Beta! Se nada nessa lista lhe interessa, você pode encontrar uma lista mais completa de problemas aqui . Se você nunca desenvolveu o sistema operacional básico antes e estiver interessado em saber mais sobre isso, confira nosso Guia do desenvolvedor para Introdução.

¯ \ _ (O.) _ / ¯

Tradução do medium do elementary OS